SÃO JOÃO d’ALIANÇA – Com viagens rápidas, econômicas e transparentes, prefeita conquista obras e benefícios para a comunidade.

Débora Domingues dá exemplo de dinamismo e respeito ao dinheiro público ao realizar, com objetividade, buscas por obras e melhorias para sua comunidade junto ao centro do poder na capital do Estado.

Roberto Naborfazan**

No Brasil, o eleitor tem, geralmente, o hábito de votar em candidatos a prefeitos e vereadores focados mais na simpatia que sente pelo candidato, pela amizade, parentesco ou algum benefício prometido, que propriamente pela capacidade que esse tenha para cumprir sua missão no executivo ou no legislativo.

A grande maioria desses candidatos, depois de eleitos, usam seus cargos para se posicionarem com “autoridade”, e não como servidor público, se beneficiando de gordos salários, abusando das regalias, como viagens “a serviço do povo”, que na realidade são mais para seu lazer ou  interesse próprio, recebendo diárias e mais diárias pagas por esse mesmo povo que ele representar.

Para manter uma boa relação com seus aliados no legislativo municipal, alguns prefeitos fazem verdadeiros “trens da alegria”, formando caravanas com dez, quinze, vinte pessoas, formadas por secretários, assessores e vereadores da base de apoio, sempre pagas com dinheiro do erário municipal, em viagens para lugares distantes, sem nenhum resultado concreto ou com retorno para o município e seus moradores.

Não raro, não fazem publicidade sobre essas viagens, e quando fazem é de forma maquiada, pois não existe obra ou benefício a ser mostrado.

Quando um município tem um gestor que age sob a luz da verdade, da honestidade e da transparência, mesmo seu dever e obrigação, é preciso ser destacado, exatamente por ser exceção, e não regra, nesse labirinto político em que se tornou o Brasil.

Sem tempo para o cansaço, Débora Domingues madrugou na estrada para receber dois tratores O Km para o seu município.

Uma dessas raras e boas exceções é a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL), que mesmo em seu segundo mandato consecutivo, age com o entusiasmo e força de lutar por sua gente como se estivesse em seu primeiro dia de governo.

Transparente em suas ações e no relacionamento com o legislativo, Débora Domingues faz questão de registrar cada passo que dá em sua jornada pela busca de obras e melhorias para a comunidade São-Joanense, para que todos saibam onde, como e quando são gastos os recursos arrecadados com os impostos pagos pelo cidadão contribuinte.

Exemplo disso foi a viagem feita na segunda-feira, dia 22 de maio, quando Débora Domingues, as quatro horas da manhã, já se encontrava na estrada, rumo a Goiânia, para buscar e conquistar maquinários, obras e benefícios para São João d’Aliança.

Ao alvorecer do dia, Débora Domingues já participava do primeiro evento na capital. Acompanhada pelo secretário de agricultura, Mário do Balanço, do presidente da Câmara de vereadores, Zenilto Antônio, e dos vereadores Netinho, Genivan, Tião Moraes e Carlin do Paranã, a prefeita recebeu das mãos do presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, 2 tratores 0 Km, que serão utilizados no apoio ao produtor rural, principalmente aqueles da agricultura familiar, e também na manutenção da limpeza pública.

Essas máquinas foram viabilizadas para São João d’Aliança por meio de emendas parlamentares, sendo 1 trator por meio de emenda da deputada federal, Magda Mofatto, e o outro, por meio de emenda do senador Jorge Kajuru, a pedido dos vereadores Zenilto e Tião Moraes. São parcerias conquistadas ao longo da gestão que se transformam em benefícios.

Com o presidente da SEAPA, Pedro Rezende, a geração de empregos e rendas para os agricultores do Vale do Paranã, por meio do projeto do Polo de Fruticultura Irrigada, foi o assunto principal.

Depois de um café, tomado em pé em uma pequena padaria da esquina, Débora Domingues, com o secretário de agricultura, Mário do Balanço, os vereadores Netinho e Carlin do Paranã, e mais o prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar, se dirigiu a sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, onde participou de uma audiência com o presidente da entidade, Pedro Leonardo de Paula Rezende, onde o assunto central foi o projeto do Polo de Fruticultura Irrigada, que está sendo instalado no Vale do Paranã, contemplando São João d’Aliança, Flores de Goiás e Formosa.

O Polo de Fruticultura Irrigada é um importante passo para o fomento na geração de empregos e rendas para os agricultores do Vale do Paranã, especialmente para o PA Santa Maria e PA Gibão, localizados em São João d’Aliança. Inicialmente, o projeto propõe atender cerca de 150 agricultores pré-selecionados por técnicos da Seapa, que irão receber kits de irrigação adquiridos pela Codevasf. O investimento foi de R$ 9,3 milhões e o foco inicial será nas culturas do maracujá e da manga.

“Assim como nós, o governo de Goiás acredita no potencial do Vale do Paranã, que em breve, poderá se tornar um dos maiores polos de fruticultura do país. O Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã é um grande passo para a economia no nordeste goiano, especialmente para nossa população São-Joanense, por isso estamos acompanhando de perto e dando todo o apoio para essa maravilhosa iniciativa.” Aponta Débora Domingues.

Incansável na busca por benefícios, Débora Domingues e sua comitiva é recebeida por Ronaldo Caiado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Em seguida, a prefeita de São João d’Aliança participou de várias reuniões com deputados parceiros do município, visitou secretários de governo, levando demandas da população, e, já no início da noite, acompanhado do secretário de agricultura, Mário do Balanço, do assessor executivo, Hian Batista,  e dos vereadores Neto Fernandes e Carlinho do Paranã, foi recebida pelo governador Ronaldo Caiado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Centro Administrativo). Em pauta a solução de demandas e a busca por ações importantes para o desenvolvimento de São João d’Aliança.

“Reconhecimento e gratidão: estes são os meus sentimentos pelo governador Ronaldo Caiado. Através dele, a região nordeste do estado de Goiás está trilhando os caminhos para o desenvolvimento. Especialmente em São João d’Aliança, o governador tem dado grande contribuição para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tem realizado investimento em todas as áreas. E é por isso que sigo-o com toda satisfação e orgulho. De mãos dadas continuaremos colocando São João d’Aliança nos trilhos do desenvolvimento.” Resumiu a prefeita Débora Domingues, ao retornar para casa, já na madrugada do dia 23, ou seja, quase vinte e quatro horas depois, já pensando nos compromissos de interesse do povo a serem cumpridos na manhã seguinte, na prefeitura.

Ações e obras no município.

Além do gasto mínimo, em viagens curtas e comprovadamente produtivas na direção do interesse público, a prefeita Débora Domingues mantém a intensidade de suas ações dentro do município e na região nordeste como um todo.

Ao entregar um poço artesiano e uma academia ao ar livre para os moradores da comunidade Vereda, Débora Domingues dá sequência a entrega de obras na zona rural do município, cumprindo os  compromissos feitos.

Dando sequência a entrega de obras na zona rural, no sábado, 20, Débora Domingues se juntou a vice-prefeita Cleonice Ferreira da Mota Reis (Tozinha), aos secretários Ednei (Infraestrutura), Mário do Balanço (Agricultura), Elder Luciano (Administração), e aos vereadores Zenilto (Presidente da Câmara), Genivan, Tião Moraes e Mariinha para entregar um poço artesiano e uma academia ao ar livre para os moradores da comunidade Vereda.

Ao ouvir as demandas dos moradores das comunidades Vereda e Bandeira, Débora Domingues determinou aos secretários municipais que estudem a viabilidade e providenciem a realização dos atendimentos solicitados.

Esses benefícios são compromissos feitos e sendo cumpridos pela gestão. Durante a visita, tanto a prefeita, quanto os vereadores e secretários aproveitaram para ouvir as demandas das comunidades do Vereda e do Bandeira. Cada uma das reivindicações foram ouvidas com atenção e, em seguida, Débora Domingues determinou aos secretários que estudem a viabilidade e providenciem a realização dos atendimentos solicitados.

Construindo Campeões

Na quinta-feira, 25, Débora Domingues participou da solenidade de entrega de 100 kimonos aos atletas que recebem aulas de karatê em São João d’Aliança., por meio do projeto Construindo Campeões.

Criado em 2019, o projeto Construindo Campeões é iniciativa do governo do estado de Goiás, que tem como público-alvo de atendimento crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino e adultos de baixa renda, oferecendo uma opção de prática esportiva, os tirando da ociosidade, além de passar valores fundamentais para a formação do ser humano, como disciplina, companheirismo, ética e convivência social.

Ao participar da solenidade de entrega de 100 kimonos aos atletas que recebem aulas de karatê, Débora Domingues destacou o apoio que tem dado ao esporte em em São João d’Aliança e agradeceu ao governador a disponibilização dos artigos esportivos por meio do projeto Construindo Campeões.

Débora Domingues tem dado especial atenção à esse projeto “Agradeço ao governador Ronaldo Caiado pela disponibilização dos artigos esportivos às nossas crianças. De mesmo modo, parabenizo e agradeço ao Sensei Rogério, pelos trabalhos desenvolvidos com nossas crianças e adolescentes através do projeto KarateFonte. Agradeço também, o presidente da BASE Associação, José Roberto, pela parceria e contribuição em projetos sociais desenvolvidos em nossa cidade. Através de todas estas parcerias, temos conseguido desenvolver projetos e contribuir na formação de atletas e cidadãos.” Disse Débora Domingues.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *