INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – Caso de Faustão alerta para cuidados com o coração por diabéticos.

Doença pode aumentar em até 50% o risco de infarto, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Com piora na função cardíaca e dependência de remédios, Faustão pode esperar de 2 a 4 meses por um coração.

Por Tom Bueno**

|Nos últimos dias o estado de saúde do apresentador Fausto Silva, de 73 anos, vem sendo notícia e um dos principais assuntos comentados pelos brasileiros. O apresentador, um dos mais conhecidos do país, está internado desde o dia 5 de agosto, após o quadro de insuficiência cardíaca, que está sendo acompanhado desde 2020, se agravou.

A internação de Faustão, que convive com o diabetes, reforça a importância dos cuidados de que convive com a doença crônica por ser um dos principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares graves como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes indicam que o risco de uma pessoa com diabetes sofrer infarto chega a 40% a mais nos homens e 50% a mais em mulheres, em relação a mesma população sem a doença. Isso acontece porque o diabetes está associado a outros fatores de risco para o coração como hipertensão, colesterol e obesidade. “Ambas as doenças estão ligadas principalmente pelo fato de que o diabetes pode causar insuficiência cardíaca e os tratamentos do diabetes precisam ser neutros ou melhorar a insuficiência cardíaca”, explica o cardiologista Marcos Tenuta.

O apresentador Faustão está sob cuidados intensivos e faz uso de medicamentos para auxílio no bombeamento do coração.

Diabetes x Doenças Cardiovasculares

Fatores como o mau controle glicêmico, o maior índice corporal, idade avançada, tempo de diabetes e outras doenças estão associadas a maior incidência de insuficiência cardíaca entre as pessoas com diabetes. “No Brasil, a principal causa de insuficiência cardíaca é a doença coronária que está diretamente ligada ao diabetes, hipertensão e obesidade”, diz o médico. O aumento do açúcar no sangue e a resistência à insulina são os responsáveis pelos danos nos vasos sanguíneos, o que aumenta a inflamação e o acúmulo de gorduras. O quadro resulta em doença arterial coronariana, que pode provocar infarto e má funcionamento do músculo cardíaco.

O manejo adequado da saúde cardiovascular, juntamente com medidas para controlar os níveis de açúcar no sangue, desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento dessa condição, promove a preservação da função cardíaca e melhora a qualidade de vida dos pacientes. O médico cardiologista Marcos Tenuda explica a importância de fazer um acompanhamento preventivo. “Recomendamos que os pacientes procurem fazer exames frequentes para verificar a sua saúde cardiovascular e faça o acompanhamento caso o risco cardiovascular seja aumentado.”

Segundo dados do Hospital do Coração. (Hcor), atualmente cerca de 40 mil pessoas aguardam por um transplante de coração no Brasil.

Faustão terá prioridade na fila do transplante?

O apresentador Faustão está sob cuidados intensivos e faz uso de medicamentos para auxílio no bombeamento do coração. O comunicador precisará de um transplante e aguardará por um doador na fila administrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, o apresentador atende aos critérios de prioridade e não ficará no fim da fila. No Brasil existem dois perfis de pessoas que aguardam por transplante de coração. O primeiro deles é de pacientes que não são dependentes de remédios e não precisam de internação contínua. Neste caso o tempo de espera é de até 18 meses. Há também uma fila de prioridade que é de pacientes que apresentam piora na função cardíaca e dependência de remédios. Neste caso, o paciente pode esperar de 2 a 4 meses por um coração. É neste último perfil que o apresentador Fausto Silva se enquadra. Segundo dados do Hospital do Coração. (Hcor), atualmente cerca de 40 mil pessoas aguardam por um transplante do órgão no Brasil.

FONTE: saude.ig.com.br

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *