Unidade Universitária da UEG de Campos Belos abre as janelas da alma para receber Marina Colasanti

Larissa
Cardoso
Beltrão*

O papel da literatura na sociedade contemporânea, aos poucos, está sendo repensado. E diante de tais reflexões, o escritor, enquanto artista, vem reafirmando sua condição de protagonista deste espetáculo de reinvenção da escrita. Através de sua (re) invenção, novos mundos são descobertos, novos universos vêm sendo desbravados
É com prazer inestimável que a UEG, Universidade Estadual de Goiás, Diante deste novo cenário literário, abre as janelas, da alma, e da unidade universitária de Campos Belos para receber a ilustríssima escritora e artista plástica, Marina Colasanti. A nossa unidade está pronta para, através das mãos desta grande contista, reescrever sua história, e re (descobrir) o lugar da leitura na sociedade contemporânea. Transformando, assim, uma realidade, ora tão dura, em um exímio conto de fadas.
Acreditamos, portanto, que na sociedade contemporânea a literatura é, por excelência, um objeto de transformação.  Como bem postulou Antônio Cândido, em seu ensaio O direito à literatura, a literatura deve ser vista como uma necessidade universal, um direito que deve ser garantido a todo e qualquer ser humano, sob pena de mutilação da alma. E que, nas palavras da própria Marina “A viagem verdadeira não é essa mais visível. É a outra, oculta por trás dela. É a viagem que, arrancando-me da categoria do real, me introduziu na categoria do imaginário. Vou mais além. É aquela que, arrancando-me do real, me introduziu no mais que real. O real é pequeno. O real pouco nos explica. O real nos angustia com suas lacunas. É no mais que real que encontramos o equilíbrio, o bem-estar. E o mais que real se situa no imaginário.”
Sabemos, pois, que o escritor, enquanto artista, tem uma responsabilidade social e é, exatamente em decorrência dessa responsabilidade, que acreditamos na contribuição da Marina para o despertar de nossos leitores. A presença da autora, tão ilustre no mundo literário, é um marco, não só para a cidade de Campos Belos, mas para toda região circunvizinha. Uma vez que, é inegável a grande contribuição de uma visita como esta, através da qual teremos oportunidade de ouvir a própria Marina falar sobre a função humanizadora da literatura em sua vida, primeiro enquanto leitora, pois só depois de ter sido arrebatada, para o fantástico mundo da leitura, é que pode transformar-se em escritora, seu segundo contato com o mundo literário.
A visita está confirmada para o dia 19 de outubro, deste ano, e acontecerá por ocasião da I Semana de Letras e I Seminário de Literatura Infanto-Juvenil – Homenagem à Marina Colasanti que será realizada entre os dias 17 e 22 do mesmo mês. Esperamos, durante o evento, contar com o apoio irrestrito de toda comunidade, de todos os amantes da vasta produção literária de Marina Colasanti, bem como de todos que acreditam no grande poder transformação da literatura. Despedimo-nos desejosos de que, durante este dia, venham todos viajar pelo fantástico mundo da leitura, onde o real e o imaginário se misturam, com o intuito de criar um mundo bem melhor.

* Laríssa Cardoso Beltrão é
Especialista em Língua
Portuguesa e Literatura
Brasileira pela Faculdade do
Noroeste de Minas (FINOM). Professora de Língua
Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Estadual
de Goiás (UEG) / UnU de
Campos Belos.
laricinhabeltrao@hotmail.com

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *