Unidade será instalada em Campos Belos

Prefeito Neudivaldo Sardinha e gestores do IF Goiano visitam terreno doado para construção da unidade de Campos Belos

Instituto Federal de Educação

Presidente Dilma Roussef  anunciou Campos Belos como município beneficiado, prefeito Sardinha promove audiência pública e recebe respaldo da comunidade local e de autoridades de municípios vizinhos para alicerçar o grande marco na área de educação para toda a região.

Roberto Naborfazan*

“Instituto Federal de Educação: Nova página na história da educação em Campos Belos”. A frase estampada em uma das faixas dando boas-vindas aos gestores da reitoria do Instituto Federal Goiano, que visitaram o município e participaram de audiência pública promovida pelo prefeito Neudivaldo Sardinha e sua equipe (leia texto abaixo), resume o quão importante é a chegada da instituição na vida de milhares de pessoas moradoras de Campos Belos e municípios vizinhos com Monte alegre de Goiás, Teresina, Cavalcante, Divinopólis, São Domingos e também doa municípios  tocantinenses de Arraias, Paranã, Conceição do Norte, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora e Taguatinga.
A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou no dia 16 de agosto, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país – entre eles, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A Instituição ganha três novos polos de ensino, situados nos municípios de Campos Belos, Posse e Trindade.
Até 2012, serão implementados 20 campus universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, que todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.
Goiás está contemplado com cinco campi ao todo. Além dos três polos de ensino do IF Goiano, o Instituto Federal de Goiás (IFG) ganha unidades em Valparaíso de Goiás e Novo Gama. Às 120 novas escolas de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.
Batalhador de primeira hora na busca dessa conquista agora concretizada, o prefeito Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha assinou em Brasília, no evento em que a presidente Dilma Rouseff fez o tão esperado anúncio, o compromisso de oferecer o terreno para a instalação da unidade de educação profissional em Campos Belos, “conseguimos o primeiro grande passo, agora vamos em busca do terreno para materializar essa via que transformará em realidade o sonho de tantos anos, o ensino profissionalizante trará, além de melhorias na educação, também a capacitação geradora de empregos e rendas para nossa região” frisou o prefeito.
Decorridos aproximados trinta dias, Sardinha já conseguiu 15 alqueires, através da doação feita pelo senhor Osmar Honorato, e está em negociação para conseguir os 15 alqueires restantes. O Instituto Federal de Campos Belos será instalado as margens da GO- 118, na saída para Brasília.
*(com dados do Portal do MEC)

Gestores visitam cidades
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) caminha rumo à expansão. Desde a segunda quinzena de agosto, gestores da reitoria têm mantido contato com representantes dos municípios que vão sediar os novos campi da Instituição: Campos Belos, Posse e Trindade.
A “maratona” de viagens começou na receptiva Campos Belos, situada no nordeste goiano, a 630 quilômetros da Capital, Goiânia. O cansaço do traslado de cerca de oito horas foi amenizado logo na chegada à cidade, pois a equipe foi recepcionada por dezenas de faixas de boas-vindas. No dia seguinte, o IF Goiano participou de audiência pública organizada pela prefeitura no Centro de Referência de Assistência Social de Campos Belos.
Nas semanas posteriores foi a vez de Posse (513 quilômetros de Goiânia) receber a comitiva da Instituição. Na estruturada cidade cercada por montanhas, no leste do Estado – já no limite com a Bahia -, os gestores apresentaram o IF Goiano em sessão ordinária na Câmara de Vereadores, em evento da Polícia Militar e em reunião com lideranças da área de Educação.
Trindade, próspera cidade da região metropolitana de Goiânia e que também será contemplada com um pólo de ensino, recebeu a visita da equipe na primeira quinzena de setembro. Autoridades do município, entretanto, já haviam feito os primeiros contatos com a reitoria, em reunião em Goiânia, no dia 25 de agosto.
Em todos os encontros, o reitor da Instituição, José Donizete Borges, esclareceu a contrapartida que cada cidade hospedeira deve dar para a abertura dos novos campi: o terreno apropriado, com tamanho e infraestrutura mínima para a instalação. “Esta é a única obrigação das prefeituras no processo. A construção e a manutenção das escolas ficará a cargo do Ministério da Educação”, explica. “Portanto, faço um apelo às comunidades para que se sensibilizem e ajudem a proporcionar ensino profissional público a seus cidadãos”, complementa.
Estrutura Cada pólo de ensino deverá ter cerca de 5,5 mil metros quadrados de área construída e capacidade inicial para 1,2 mil alunos. O custo previsto é de 7,8 milhões para obras e 2,2 milhões para compra de equipamentos. De acordo com José Donizete, metade desse montante já está previsto na matriz orçamentária do IF Goiano para 2012.
Com a abertura de três novos campi, o Instituto passa a ter oito pólos de ensino ao todo. Atualmente sua área de atuação abrange os municípios de Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí, oferecendo mais de 30 cursos de curta duração, técnicos, superiores e de pós-graduação. O IF Goiano atende hoje mais de seis mil alunos, podendo chegar a dez mil até 2014.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *