PROGRAMA JUNTOS PELO ARAGUAIA – Plantio em Santa Rita do Araguaia dá início ao lote 2 com plantio das 100 primeiras mudas.

Com apoio do grupo Hypera Pharma, que se estenderá pelos próximos três anos, ao todo, nesta primeira propriedade, serão plantadas 800 mudas de espécies arbóreas nativas, possibilitando a recuperação de uma área de 230 hectares. Equipes já estão em campo selecionando quais as áreas serão atendidas pelo programa.

Roberto Naborfazan**

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), deu início na segunda-feira (29/11), em Santa Rita do Araguaia, às ações de campo na execução do lote dois do Programa Juntos pelo Araguaia. A recuperação das áreas degradadas, bem como toda a implementação do projeto, conta com parceria da iniciativa privada e, nesse caso, os recursos foram doados pela farmacêutica Hypera Pharma.

O plantio inaugural, ocorrido na Estância Nossa Senhora Aparecida, foi realizado pela entidade executora – Instituto Espinhaço –, selecionada pela doadora. A titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, ressalta que equipes da entidade executora já estavam em campo selecionando quais as áreas serão atendidas no âmbito do lote 2 do Programa, “que é a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo em execução”, frisa.

Idealizado pelo governador Ronaldo Caiado em 2019, em parceria com os governos Federal e do Mato Grosso, o Juntos pelo Araguaia tem como objetivo a revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, por meio de ações de recomposição florestal e conservação do solo e da água.

Andréa Vulcanis lembra que o programa é executado com apoio de várias instituições, universidades, União e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). “Depois vieram mais parceiros, entre eles a Hypera Pharma, com aquilo que acreditou. A maior farmacêutica do país não atrelaria seu nome a um governo que não fosse íntegro, como o de Goiás, responsável pela coordenação do Juntos pelo Araguaia”, reforça.

Segundo Luiz Oliveira, fundador e presidente do Instituto Espinhaço, OSC credenciada e responsável pelo projeto, “o Juntos pelo Araguaia é a semeadura da esperança. São as ações de hoje que trarão vida e perenidade para o Rio Araguaia. Também por isso, o programa Juntos pelo Araguaia nasce como uma convocação à nossa superação como sociedade, como modelo de mundo em transformação, como expressão maior da ética do cuidado. Ele reafirma e nos coloca como semeadores do futuro, criadores de novas e possíveis realidades. É nisso que acreditamos. É para isso que trabalhamos todos juntos. Este é o resultado que estamos colhendo, desde já, aqui de Santa Rita do Araguaia, com o começo da implantação do programa”, pontua.

O prefeito de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu, lembra que toda a ação de restauração do Araguaia precisa ocorrer desde a sua nascente. “Se em toda a sua extensão existe um corpo é aqui [em Santa Rita] que está a cabeça, onde o trabalho deve ser iniciado”, ponderou o gestor ao ressaltar que ações do programa ocorrem em vários outros municípios goianos, a exemplo de Piranhas, onde estão sendo desenvolvidas atividades relativas ao lote um do JPA.

Juntos pelo Araguaia

Idealizado pelo governador Ronaldo Caiado em 2019, em parceria com os governos Federal e do Mato Grosso, o Juntos pelo Araguaia tem como objetivo a revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, por meio de ações de recomposição florestal e conservação do solo e da água. Prevê ainda o fortalecimento de uma agenda de produção de alimentos, sistemas de abastecimento público e o desenvolvimento sustentável de toda a região.

Na primeira etapa do programa a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio e de seus afluentes. Desde o seu lançamento, em 2019, o programa já acumula investimentos que somam R$ 43 milhões e que estão sendo revertidos em ações nos 16 municípios goianos que formam a Bacia do Alto Araguaia. Do lado mato-grossense outras 12 cidades integram o projeto.

Todo o trabalho e as ações executadas no âmbito do projeto serão realizadas com o acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad-GO), e as instituições executoras serão avaliadas segundo as políticas de Compliance da Hypera Pharma, com acompanhamento de projetos por meio de relatórios periódicos.

Como o programa é desenvolvido fundamentalmente em conjunto com a iniciativa privada, o Governo de Goiás continua na busca por novas parcerias e doadores. Nesse sentido, Andréa Vulcanis esclarece que o edital de credenciamento de entidades executoras permanece aberto para interessados de todo o Brasil.

***Com informações das Assessorias de Comunicação da Semad e da Hypera Pharma

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *