O prefeito Paulo Garcia quer priorizar atendimento

PAULO GARCIA, EM REUNIÃO DA CÂMARA DELIBERATIVA DOS TRANSPORTES COLETIVOS (CDTC) VOLTOU A AFIRMAR QUE O SERVIÇO DE TRANSPORTE OFERECIDO EM GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA PRECISA SER PRIORIDADE.


Atento aos projetos de infraestrutura que estão sob a responsabilidade da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), e previstos para serem implantados em médio prazo, Paulo Garcia frisou para os integrantes da CDTC que o trabalho precisa contar com a parceria dos municípios integrados, com o governo do estado e deve passar também pela busca de recursos. “Nós estamos com a atenção voltada para investimentos em infraestrutura como a adequação e construção de terminais, construção do Eixo Norte-Sul, readequação do Eixo Anhanguera bem como a renovação da frota que opera essa linha. Entendemos que a qualidade e confiança no serviço serão conquistadas e fortalecidas com a união de todos os envolvidos, incluímos nesse processo a captação de recursos”, diz o prefeito.

Na reunião, definiu-se que a Metrobus terá um prazo de 10 dias para apresentar um plano de ação para que o novo contrato de concessão para operação do Eixo Anhanguera passe a vigorar

A afirmação de Paulo Garcia veio logo após a aprovação, por parte da CDTC, do novo contrato de concessão para a empresa Metrobus Transporte Coletivo S/A para os próximos 20 anos. A reunião aconteceu na manhã de hoje, 14, na sede da CMTC.
Desse encontro ficou definido que a Metrobus terá um prazo de 10 dias para apresentar um plano de ação com datas e investimentos para que o novo contrato de concessão para operação do Eixo Anhanguera passe a vigorar.
O presidente da Metrobus, Carlos Maranhão adiantou que a empresa apresentará para a CMTC a aquisição de 94 ônibus novos, todos articulados, fará a requalificação dos cinco terminais (Padre Pelágio, Dergo, Praça da A, Praça da Bíblia e Novo Mundo) e a reforma do piso do Eixo. Investimento que deve ficar na casa dos R$ 200 milhões. A nova frota deve entrar em operação a partir do segundo semestre. “Precisamos realizar uma licitação para a compra desses veículos e esperar todos os trâmites do processo. Queremos oferecer esses novos veículos a partir de agosto”, frisa Maranhão.
Aliado a esse investimento a CMTC já trabalha a implantação do Eixo Norte-Sul que ligará a região Noroeste de Goiânia a Aparecida de Goiânia e que custará 65 milhões de dólares. Esse novo eixo dará prioridade aos veículos do transporte coletivo para uma demanda de mais de 150 mil usuários por dia. O objetivo é criar uma via de trânsito rápido com grandes intervenções na infraestrutura da cidade e a implantação do sistema de tecnologia BRT (ônibus rápido), apontada por técnicos como melhor do que a utilizada pelo metrô.
O presidente da CMTC, José Carlos Xavier Grafite informou aos jornalistas que a prefeitura está empenhada para conseguir a liberação dos recursos para as obras que vão requalificar a área urbana de Goiânia. “Seguindo recomendação do prefeito, Paulo Garcia, vamos buscar em parceria com o Governo Estadual e junto ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal recursos liberados para a mobilidade urbana”, ressalta.
Grafite disse ainda que o projeto executivo do corredor Norte- Sul está em sua fase final. Após essa etapa a CMTC poderá partir para a implantação. A expectativa é de iniciar a obra no segundo semestre e entregar o corredor pronto para a operação em 2012.
FOTO: HUMBERTO SILVA

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *