EMPODERAMENTO FEMININO E OBRAS – Lideranças femininas participam de mais uma etapa da Jornada da Valorização da Mulher, em São João d’Aliança.

O evento “A mulher e sua importância na política”, teve como objetivo enaltecer, valorizar e conscientizar as mulheres sobre sua importância, direitos e serviços que têm a sua disposição. Conclusão da entrega de moradias populares e lâmpadas de LED instaladas por toda a Cidade também marcaram o mês da mulher no município.

Roberto Naborfazan

Mesmo com a pequena melhora, em um ranking mundial que mede a presença feminina nos parlamentos, o Brasil encontra-se na posição 130 entre 193 países. O ranking é liderado por Ruanda, com 61% de mulheres legisladoras, em razão de um contexto histórico e de um sistema de reserva de assentos. Outras nações do topo são Nova Zelândia, México, Islândia, Suécia e Noruega.

O Brasil classifica-se atrás de países como Iraque, Afeganistão e Arábia Saudita. Entre os 33 países latino-americanos e caribenhos, o Brasil está na posição 31, à frente apenas de Belize e Haiti.

Acompanha pela vice-prefeita Cleonice Tozinha, Débora Domingues recebeu as participantes do evento “A mulher e sua importância na política” em São João d’Aliança.

A presença de mulheres na política é fundamental para garantir a diversidade e eficácia democrática e para assegurar que políticas públicas atendam às necessidades específicas das mulheres. No entanto, a realidade mostra que a representatividade feminina, especialmente no Brasil, ainda é desafiadora, com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal apresentando apenas 15% e 12% de mulheres, respectivamente. Essa sub-representação não apenas reflete as barreiras estruturais e culturais enfrentadas pelas mulheres, mas também limita a diversidade de perspectivas dentro do processo democrático.

Apesar desses desafios, as mulheres na política têm priorizado questões cruciais como saúde, educação, direitos reprodutivos e o combate à violência contra a mulher, desafiando estereótipos de gênero e inspirando futuras gerações. A inclusão de mais mulheres na política não é apenas uma questão de justiça ou representatividade, mas um imperativo para o desenvolvimento de sociedades mais justas, equitativas e resilientes.

Dos 21 municípios da região nordeste de Goiás, apenas 5 são administrados por mulheres, ou seja, aproximadamente 20%.

Vereadora e pré-candidata a prefeita por Formosa, Simone Ribeiro foi uma das participantes do evento. 

Nesses municípios, Alvorada do Norte (Iolanda Holeceni), Buritinopólis (Ana Paula) Damianopólis (Andreia de Fabim) São João d’Aliança (Débora Domingues) e Simolândia (dona Dete) são nítidas as melhorias nos aspectos sociais e o empenho no combate a violência contra mulheres, crianças e idosos.

Neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, várias ações e atividades foram realizadas no município de São João d’Aliança, focadas, principalmente, na valorização e empoderamento feminino.

Na noite de terça-feira, 26, a prefeitura do município promoveu, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do estado de Goiás 14ª (CIPM) e com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), realizou o evento “A mulher e sua importância na política”, como parte de mais uma etapa da Jornada da Valorização da Mulher, com o objetivo de enaltecer, valorizar e conscientizar as mulheres sobre sua importância, direitos e serviços que têm a sua disposição.

Tozinha, Roberta Brito, Débora Domingues e Lilin Ferreira – Empoderamento das mulheres na política.
Débora Domingues, Tozinha e Lilian Ferreira com representantes da Patrulha Maria da Penha e do Conselho Comunitário de Segurança. Parceiros na realização do evento.

Além da anfitriã, a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues Carvalhêdo Barros, importantes lideranças femininas da região prestigiaram o evento, realizado no espaço Villa Silva, entre elas a vice-prefeita de São João d’Aliança, Cleonice Tozinha, a vereadora e pré-candidata a prefeita por Formosa, Simone Ribeiro, a também vereadora por Formosa, Roberta Brito, a vereadora por Alto Paraíso de Goiás, Henny Freitas, a integrante e representante da Patrulha Maria da Penha da 14ª CIPM, Cabo Simplício, a representantes do Conselho Comunitário de Segurança, Mara Dell’negro, as secretárias municipais Lílian Ferreira (Assistência Social), Maria da Conceição Araújo – Marieta (Administração e Finanças), Iris Dias (Controle Interno) e Gislane Freitas (Previdência), além de mulheres e homens da comunidade.

Os posicionamentos dessas lideranças femininas durante o evento, colocaram em evidência o porque a participação feminina na política é tão importante, e que dessa participação depende a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que a luta pelos direitos femininos tem sido marcada por avanços significativos e desafios persistentes, porque se trata de uma luta para modificar a estrutura milenar de uma sociedade.

Débora Domingues com a vereadora por Alto Paraíso de Goiás, Henny Freitas, ladeadas por líderanças femininas do município vizinho.

“Cada uma delas trouxe sua experiência e perspectiva únicas, enriquecendo o debate e reforçando a importância da presença feminina nos espaços de decisão. É gratificante testemunhar a força e a determinação das mulheres em nossa cidade e região, quebrando barreiras, enfrentando desafios e construindo um futuro mais justo e inclusivo para todos nós”. Ressaltou a prefeita Débora Domingues.

Vereadora Roberta Brito entrega para Débora Domingues a Comenda do Mérito Itiqurira, honraria concedida pela Câmara de vereadores de Formosa.

Durante o evento, a prefeita Débora Domingues recebeu das mãos da vereadora Roberta Brito a Comenda de Honra ao Mérito Itiquira, honraria concedida pela Câmara de vereadores de Formosa.

Mês da Mulher, mês de obras e benefícios

O trabalho realizado pela prefeita Débora Domingues e sua equipe tem sido, desde o início de sua gestão, focado em atender as demandas da população em todas as areás.

Com recursos próprios, a prefeitura municipal está dando continuidade na troca das antigas e ultrapassadas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED.

A manutenção da iluminação pública é um trabalho contínuo realizado pela Secretaria de Infraestrutura.

O sistema de LED 150w foi instalado inicialmente na Avenida Teotônio Fernandes e na Avenida São João, e está sendo feita a instalação do sistema nas avenidas Brasília, Frederico, Nero Ramos e Sebastião Teles.

O sistema de LED 150w já foi instalado na Avenida Teotônio Fernandes e na Avenida São João, em seguida foi realizada a instalação do sistema nas avenidas Brasília, Frederico, Nero Ramos e Sebastião Teles.

No último dia 19, ao anunciar a instalação das lâmpadas de LED no Bairro Tiradentes, Débora Domingues deu sequência ao projeto de tornar a cidade 100% iluminada com as lâmpadas de LED 150w.

“Todos os bairros de São João d’Aliança receberão esse benefício. Para nós não serve estar iluminado… Tem que estar muito bem iluminado”. Frisou Débora Domingues.

Outra das importantes realizações neste mês de março, foi a conclusão, na sexta-feira, 22, da entrega das 50 unidades habitacionais do programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, n’uma parceria da prefeitura do município com o governo do estado, por meio da AGEHAB.

As últimas quatro casas foram entregues as famílias beneficiadas, em mais momentos emocionantes e de muita alegria.

Ao lado da secretária da Assistência Social, Lílian Ferreira, Débora Domingues concluiu mais essa ação em benefício da comunidade.

“Que essas famílias sejam muito felizes em seus novos lares. Até o último dia do nosso mandato, continuaremos trabalhando para transformar as vidas e o bem-estar das famílias São-Joanenses”. Pontuou.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *