DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO – Fieg negocia parceria com prefeitura de Cavalcante.

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), através de seu presidente, Sandro Mabel, cedeu, em comodato, à prefeitura de Cavalcante, um capacete Elmo usado no tratamento de pacientes com Covid-19. O Encontro Indústria e Desenvolvimento Regional é uma iniciativa destinada a fomentar ações para modernização da gestão pública, por meio de parcerias que promovam o desenvolvimento socioeconômico das cidades goianas, em meio à pandemia da Covid-19.

Sérgio Lessa e Luciana Amorim**

O prefeito de Cavalcante, na Região Nordeste Goiano, Vilmar “Kalunga” Souza – o primeiro do País oriundo de uma comunidade Kalunga –, foi recebido, na Casa da Indústria, pelo presidente da Fieg, Sandro Mabel, na 6ª rodada do encontro. Ele conheceu as oportunidades de ações conjuntas com o Sistema Fieg, por meio da rede de unidades operacionais que cobre polos estratégicos do Estado. No dia seguinte, terça-feira (15/06), foi a vez de o prefeito de Hidrolândia, José Délio Junior, e o vice, Welington Leandro de Souza, serem recebidos na Casa da Indústria, em reunião conduzida pelo vice-presidente da Fieg André Rocha. O superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, e o presidente do Conselho Temático de Agronegócios da Fieg (CTA), Marduk Duarte, participaram do encontro, em que foram discutidas ações e parcerias voltadas para a qualificação profissional no município, na Região Metropolitana de Goiânia. A vacinação contra a Covid-19 entrou na discussão com o prefeito, que ouviu apelo para que os trabalhadores das indústrias possam receber a imunização, como prevê o Plano Nacional de Imunizações (PNI). O presidente da Fieg, Sandro Mabel, também recepcionou os convidados.

Prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, recebe dos presidentes do Sindicalce, Elvis Roberson, e da Fieg, Sandro Mabel, um capacete Elmo para tratamento de doentes de Covid-19. Fotos: Alex Malheiros

“Nós, do Sistema Fieg, buscamos estreitar as parcerias público-privadas para ajudar na sustentabilidade dos municípios goianos. Vamos ter um desenvolvimento grande na industrialização e acreditamos muito na educação e na gestão para que isso ocorra. Assim, oferecemos produtos e produtos de acordo com as necessidades apresentadas pelos prefeitos”, salientou Sandro Mabel, que cedeu, em comodato, à prefeitura de Cavalcante, um capacete Elmo usado no tratamento de pacientes com Covid-19.

As ações, no âmbito do diversificado portfólio de produtos e serviços do Sesi, Senai e IEL Goiás, incluem áreas como educação básica, educação profissional, saúde e segurança na indústria, estágio, jovem aprendiz, programa de desenvolvimento de fornecedores, gestão da inovação, robotização de processos, entre outras.

Educação e gestão

Os capacetes Elmos evitam a intubação, procedimento necessário para reverter o quadro de insuficiência respiratória em pacientes que não conseguem respirar espontaneamente.

Com cerca de 10 mil habitantes, dos quais quase 40% não têm escolaridade básica, Cavalcante, que fica a cerca de 500 km de Goiânia, enfrenta carências sobretudo na área de educação. “Agradeço ao Sistema Fieg por nos receber, pois certamente pode nos ajudar bastante, tanto na questão da educação, quanto na gestão. Queremos firmar parcerias para fazermos uma melhor administração, com gestão participativa e colaborativa, na qual quem ganha é o cidadão. Temos carências em várias áreas e precisamos dessa parceria com a Fieg”, afirmou Vilmar Kalunga.

A reunião teve participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados no Estado de Goiás (Sindicalce), Elvis Roberson, dos superintendentes da Fieg, Igor Montenegro, e do IEL Goiás, Humberto Oliveira; e do diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir José Bonatto.

Desde o início do Encontro Indústria e Desenvolvimento Regional, em fevereiro, também foram recebidos na Casa da Indústria os administradores de Montes Claros de Goiás, Mossâmedes, Córrego do Ouro, Itapirapuã, Rubiataba, Ipiranga de Goiás e Novo Brasil, na Região Oeste Goiano; São Miguel do Passa Quatro, no Sudeste; Morro Agudo de Goiás, no Centro Goiano; Rio Quente, no Sul; Faina e Guaraíta, no Noroeste Goiano.

***Ascom FIEG.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *