CERVEJA COMO FONTE DE RENDA: Ambev amplia compra da mandioca em Goiás.

Durante evento em Porangatu, no norte de Goiás, o governador Ronaldo Caiado anunciou a atualização e ampliação do Projeto Cerveja de Mandioca. A solenidade foi realizada no Sindicato Rural do município.

REDAÇÃO**

A presença da Ambev nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país vem sendo ampliada de maneira sustentável e pensada sob medida para que as cervejas lançadas por lá reflitam não só a cultura de cada região, mas que representem uma fonte de renda e emprego a pequenos produtores. Para que mais pessoas da região possam encontrar em um ingrediente cervejeiro o impulsionamento das suas vidas, nesta quinta-feira (17), a companhia assinou, em Porangatu, no norte do estado, contrato futuro com agricultores de Goiás, por meio das Secretarias Estaduais da Agricultura e Retomada, para a compra de mandioca. O volume será utilizado na produção da cerveja Esmera.

Ronaldo Caiado anunciou a atualização e ampliação do Projeto Cerveja de Mandioca. Desde o lançamento do programa, a cervejaria já adquiriu 1.202 toneladas da raiz plantada em 24 municípios goianos e expectativa é chegar a 7 mil, ainda este ano. Fotos: Júnior Guimarães e Lucas Diener

A iniciativa foi planejada para estimular o plantio de mandioca e, consequentemente, incentivar a economia local, gerando renda, emprego e dignidade às famílias de agricultores, sobretudo, no norte e nordeste de Goiás.

Durante o evento a companhia anunciou também parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica – EMATER, para o projeto de multiplicação do cultivo dessa matéria-prima. O método é simples e de fácil acesso, induzindo o crescimento de brotos que, posteriormente, serão cortados e enraizados em água. O objetivo é assegurar uma maior quantidade de mudas de mandioca sadias em um curto espaço de tempo.

Cerveja de Mandioca

A criação da cerveja regional Esmera pela Ambev abriu novas possibilidades de cultivo e as famílias locais passaram a contar com a demanda constante de compra de mandioca. Feita por goianos e para goianos, ela só é vendida na própria região.

Antes, a raiz era utilizada apenas para a produção de farinha e, muitas vezes, seu custo não era rentável o suficiente para que os agricultores seguissem investindo no produto. Com isso, foi possível contribuir para gerar maior estabilidade e qualidade de vida às famílias envolvidas.

Desde o lançamento do programa, a cervejaria já adquiriu 1.202 toneladas da raiz plantada em 24 municípios goianos e expectativa é chegar a 7 mil, ainda este ano.

A raiz, que era utilizada apenas para a produção de farinha, com baixa rentabilidade, é transformada pela companhia em ingrediente da cerveja regional Esmera e gera renda, emprego e dignidade a diversas famílias.

Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado anunciou a atualização e ampliação do Projeto Cerveja de Mandioca. “Tudo isso acontece dentro de uma parceria de trabalho. Hoje em Porangatu, nós temos um contrato da Ambev com o pequeno agricultor, para que ele possa vender a mandioca para a cervejaria”, afirmou Caiado. Segundo ele, a iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais e promover o avanço econômico em todas as regiões do Estado ao conectar produtores rurais e compradores. A solenidade foi realizada no Sindicato Rural do município.

Até o momento, foram adquiridas mandiocas de produtores que residem em Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Itaberaí, Monte Alegre, Formosa, Paranaiguara, Caçu, Bela Vista, Sítio D’abadia, Damianópolis, Campos Belos, Nova Crixás, Araguapaz, Niquelândia, Ipameri, Colinas do Sul, Itaguaçu, Mundo Novo, Uirapuru, Guarani de Goiás e Minaçu, além de Porangatu. Também foram comercializadas produções dos assentamentos de Gameleira, Nova Grécia, Rio Bonito, Che, José Marti, Santa Marta, Angico; do quilombo em Vão das Almas; e de cooperativas em Minaçu e Uirapuru.

Durante discurso, o vice-governador Lincoln Tejota frisou que, desde o início da gestão Caiado, o Governo de Goiás trabalha para transformar todo o Estado. “Estamos atacando os problemas que mais afligem nossa população, trazendo recurso para quem não tem”, disse. “Quero manifestar minha alegria de saber que estamos realizando uma gestão transformadora nas regiões que mais precisam”, pontuou.

Prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares também manifestou satisfação com o projeto e a presença do governador no município. “Representa seu compromisso com nossa cidade. O senhor vem cumprindo com a sua palavra”, anunciou.

Presentes na solenidade, representantes da Ambev salientaram a relevância do projeto para a empresa. “A gente busca agricultores familiares, principalmente, aqueles que não têm como comercializar o produto, que estão em regiões mais afastadas, onde não existe comércio na região”, reforçou Fábio Alexandre, especialista Agro da Ambev. “A gente trabalha com sonhos e o nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor”, declarou o gerente de Agro da Ambev Brasil, Vitor Monteiro.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Retomada (SER), em parceria com a Secretaria de Estado da de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS). A iniciativa conta ainda com o apoio da GoiásFomento, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás) e da Prefeitura de Porangatu.

Desenvolvimento regional

A criação da cerveja regional Esmera pela Ambev abriu novas possibilidades de cultivo e as famílias locais passaram a contar com a demanda constante de compra de mandioca

Segundo o secretário de Estado da Retomada, César Moura, o programa gera renda, dignidade e desenvolvimento econômico local. “Os primeiros números do balanço parcial do Projeto da Cerveja Regional de Mandioca demonstram que estamos no caminho certo, mas também indicam que temos muito a conquistar. Nosso principal desafio agora é ter pelo menos um agricultor familiar de cada município goiano fornecendo mandioca para produção de cerveja”, comentou.

Já o titular de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, destacou que o Governo de Goiás tem trabalhado em políticas públicas que beneficiam os pequenos produtores goianos e o projeto Cerveja de Mandioca é uma das iniciativas que traz resultados positivos no Estado. “Inicialmente efetivada no Nordeste goiano, a ação foi expandida para todo o Estado. Estamos, juntamente com nossa jurisdicionada Emater, trabalhando para levar melhorias em pesquisa, capacitação e apoio técnico aos agricultores familiares”, afirmou.

O titular da Seapa explica que, com isso, será possível ampliar a produção e a comercialização da mandioca para a produção da cerveja. “Será uma forma de estimular a geração de renda por essas famílias e levar desenvolvimento às regiões atendidas, especialmente as mais vulneráveis, fortalecendo a agricultura familiar em Goiás”, enfatizou Tiago Mendonça.

Da mesma forma, o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti, realçou o propósito econômico e social do projeto. “Porangatu hoje recebe os carros chefes desse governo, os programas que estão realmente fomentando a nossa economia, trazendo, às famílias que mais precisam e estão em situação de vulnerabilidade, um braço amigo”, disse.

Parcerias

Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Neto reforçou a parceria da entidade para a melhoria das condições econômicas dos agricultores familiares. “Quero enfatizar a importância, satisfação e alegria de visualizarmos um monte de resultados que esse governo tem promovido e a oportunidade que agora o Sebrae terá de fomentar cada vez mais os pequenos negócios em Porangatu, no Norte goiano e em Goiás”, disse.

Na sequência, o superintendente do Senar no Estado, Dirceu Borges, parabenizou a atuação de Caiado na valorização do agro. “O senhor vem semeando em solo fértil e, hoje, a gente pode colher os bons frutos da sua trajetória”, ponderou.

O senador Luiz Carlos do Carmo também reconheceu o esforço do Governo de Goiás em “cuidar de quem mais precisa”. “Parabéns pelo trabalho que está fazendo, governador. Vamos trabalhar juntos pelos menores”, afirmou.

Participaram da solenidade o esposo da prefeita de Porangatu, Eronildo Valadares, e o vice-prefeito Capitão Pires; o presidente da Câmara Municipal, Clodoaldo Santinelo, e demais vereadores; os presidentes Rivael Aguiar (GoiásFomento) e Pedro Leonardo Rezende (Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater); os superintendentes José Eduardo França (federal da Agricultura em Goiás) Edeilson Martins de Souza (Caixa Econômica Federal).

***ASSESSORIAS.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *