AVENTURA NA CHAPADA – São João d’Aliança tem o maior trecho de rafting do Brasil.
O Rio das Brancas (ou ribeirão Capetinga), dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque do Capetinga, localizado no município de São João d’Aliança, é sede da maior expedição de Rafting do Brasil, com 73 km de muitas corredeiras. Ao investir em áreas básicas, como infraestrutura, saúde e educação, a prefeita Débora Domingues busca qualificar a cidade e a população, incentivando o empreendedorismo que atenda moradores e turistas.
Roberto Naborfazan
O município de São João d’Aliança se coloca cada vez com maior intensidade no roteiro nacional do turismo ecológico e de aventura.
Conhecido por ser o Portal da Chapada dos Veadeiros, região que tem ainda os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante; São João d’Aliança, além de ter a Cachoeira do Label, com 187 metros de queda d’água, a maior do estado de Goiás, tem também o Rio das Brancas, com o maior trecho de Rafting do Brasil, oferecendo 73 km de muitas corredeiras.
O acesso se dá pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque do Capetinga. Criada pela Portaria do Ibama nº 73 de 13 de outubro de 2005, a RPPN Parque do Capetinga está localizada no município de São João d’Aliança e estava originalmente abrigada na fazenda Bela Vista ou Mingau (correspondia a 1/3 da propriedade). Com 1.584,2607 hectares, o Parque do Capetinga recebeu este nome devido ao ribeirão de mesmo nome que percorre o limite norte da propriedade.
São João da Capetinga foi também o primeiro nome de São João d’Aliança, antes de se tornar município emancipado.
A criação da RPPN foi iniciativa de um dos filhos dos proprietários, Cid Medeiros Queiroz, que em novembro de 2002 entrou com processo de averbação da reserva junto ao Ibama. Diante das dificuldades burocráticas para o registro, em 2003 solicitou apoio à Funatura – Fundação Pró-Natureza, que estava executando do Projeto de Estabelecimento de RPPNs no Cerrado, com recursos do GEF – Global Enviromental Found, do Banco Mundial, e hoje oferece aos amantes do turismo de aventura essa emocionante oportunidade de conhecerem cachoeiras e lugares pouco ou nunca visitados.
Em parceria com a veadeiros rafting (www.veadeirosrafting.com), os proprietários da RPPN possibilitam aos visitantes muita emoção em um fantástico passeio cheio de muitas aventuras.
Investimentos do município
A prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues, vem trabalhando, ao longo destes pouco mais de cinco anos a frente da administração municipal, para alavancar e destacar as potencialidades turísticas do município, ao mesmo tempo em que investe em setores básicos, como infraestrutura e educação, apoiando e incentivando os empresários na melhoria do atendimento aos turistas, e qualificando novos cidadãos, hoje em idade escolar, para que se tornem, em futuro próximo, novos empreendedores no município.
O mais recente investimento feito com recursos próprios, visando melhor atendimento ao setor educacional, foi a aquisição de um ônibus escolar 0 km, com capacidade para transportar 59 alunos sentados, no valor aproximado de 300 mil reais.
“Durante nossa gestão, estamos renovando toda a frota municipal. Estamos adquirindo veículos de excelente qualidade para darmos maior segurança e conforto aos nossos alunos e profissionais de educação. Esperamos que essa formação qualificada dada aos estudantes seja a chave que abrirá portas para novos brilhantes cidadãos São Joanenses.” Frisa a prefeita.
Agindo no sentido de dar tranquilidade aos moradores e turistas, a prefeita Débora Domingues, além de investir no asfaltamento e na construção de galerias pluviais em várias ruas e avenidas, está aproveitando o fim do período chuvoso, e, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou, também com recurso do município, operação tapa-buraco pelas ruas da cidade. O objetivo é diminuir os danos sofridos pelo asfalto com o tráfego de veículos e acúmulo de águas pluviais sobre as ruas. A frente de serviço está executando reparos no bairro Tiradentes e prosseguirá por toda a cidade.
Como fazer Rafting em São João d’Aliança
Segundo uma das agências que atuam na região, no passeio estão envolvidas as seguintes atividades:
Translado em 4×4, rafting, caminhada sobre leito rochoso, banho de cachoeira.
Descrição do local: Percurso inteiro dentro da reserva RPPN Parque do Capetinga, com 9 km de rio, corredeiras de classe 3 a 4, em local isolado e preservado entre montanhas.
Número máximo por Bote: 5 Pessoas, número de Botes por dia: 2 Botes, com a inclusão de colete individual, remo e capacete, bote de rafting.
Condutores capacitados, transporte até a entrada do rio, entrada na propriedade parque do Capetinga.
Itinerário (data, local, horários, duração): Saídas do atrativo Parque do Capetinga às 9:00 hs, palestra sobre comandos de remada, transporte de 6 km em 4×4 até entrada do rio, descida de 2 horas dentro do rio, retorno de 12 km em 4×4 até sede da fazenda.
Condicionamento físico necessário: Fácil/média dificuldade, de acordo com o volume de água do rio. Maiores informações com a Cerrado Aventuras Ecoturismo no telefone (62) 999459943.