EMPREENDEDORISMO – Evento voltado para o setor superou expectativas de público e negócios em Posse.
Diversas ações voltadas para o mundo dos negócios, visando incentivar e orientar principalmente os micro e pequenos empresários, mescladas com muitas atividades culturais como música, poesia e teatro, foram realizadas pela equipe do Sebrae, através do escritório regional nordeste goiano em Posse, durante a Semana Global do Empreendedorismo.
Roberto Naborfazan
Carro chefe da programação na região, a 2ª edição da Feira Shopping de Negócios, realizada no espaço da Feira Coberta da cidade de Posse, foi sucesso de público, com aproximadamente dois mil visitantes durante os três dias de evento, superando também o número de expositores nos stands em mais de 20% em relação ao ano anterior, e também no volume de negócios concretizados, com aproximadamente 10% acima da edição 2017. Segundo informação dos empresários a Feira movimentou 37.553 mil reais em transações fechadas e atingiu quase 200 mil reais em negócios futuros.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Posse, empresário Vinicius Souza Ferreira, Posse tem um forte diferencial comercial em relação aos municípios vizinhos, que é o fato de ser fomentado pela pujança da agricultura na região, absorvendo muito da produção oriunda do oeste da Bahia, que acaba sendo um termômetro para a economia local. Se a safra é boa, a movimentação financeira no município acelera, no contrário, retrai, o que acaba sendo fator primordial no fluxo de negócios das mais de 1.600 empresas registradas nos diversos portes e segmentos de atuação, sendo aproximadamente 80% formada por micros e pequenas empresas.
“O empresariado do nordeste goiano, de forma geral, é muito retraído na questão de investimentos para expansão. Com a chegada do Sebrae, se unindo a CDL, houve uma aceleração na busca por parcerias, melhorando significativamente o caminho rumo a inovação e ao empreendedorismo. Une-se a isso a chegada de instituições financeira fomentadoras de investimento, como o Sicredi, a Goiás Fomento e o Banco do Povo, que facilitam mais o crédito que as chamadas grandes instituições. O CDL oferece, inclusive, espaço em sua sede para funcionamento da Goiás Fomento e Banco do Povo, visando exatamente o melhor acesso do empresariado local a essas instituições. Temos cento e setenta empresas da região filiadas ao CDL de Posse.” Aponta Vinicius Ferreira.
Essa melhor visão sobre o empreendedorismo no município pode ser constatado pelo entusiasmo no empresariado na ocupação dos stands disponibilizados na Feira de Negócios. Diversos segmentos se fizeram presentes, desde o rastreamento tecnológico, cursos pré-vestibulares, máquinas e implementos até o de roupas, calçados e alimentação.
Para a empresária Lúcia Gomes, sócia-proprietária da Ótica Nova Visão, ao se habilitar para expor os produtos e serviços de sua empresa em um dos stands da Feira, a meta foi, além da oportunidade de negócios, aproveitar a grande visibilidade proporcionada pelo evento e colocar sua marca, que já existe há quinze anos, com lojas também em Alvorada e Iaciara, em evidência junto aos moradores desses municípios e toda a região. “Nossa visão é a de dar sempre prioridade às necessidades dos clientes, desde o primeiro atendimento até o pós-venda. Nesse contexto, as orientações técnicas passadas pelo Sebrae, através de cursos, palestras, consultorias e oficinas, tem nos auxiliado bastante. Nesta Feira de Negócios, nosso foco maior é o de dar publicidade aos nossos serviços e produtos, valorizando nossos clientes e investindo no intercâmbio de ideias com outros empreendedores, sempre visando a inovação, para darmos um atendimento qualificado.” Ressaltou Lúcia Gomes.
Uma novidade neste ano, o espaço da Região Turística das Águas e Cavernas do Cerrado foi ocupado em revezamento pela agência Raizeira, representada pela diretora operacional Marina Marchezini, e também pelo grupo Troglopolitano, representado pelo diretor Rafael Santana, que aproveitou o evento para lançar o portal guiaterraronca.com.br e ao mesmo tempo levar um pouco das emoções que podem ser vividas naquela região. O grupo instalou um guindaste no estacionamento, onde deram aos visitantes a oportunidade de fazer um Rappel de 22 metros de altura, como uma prévia para quem quer se aventurar nas famosas cavernas de São Domingos e região. O gerente regional do Sebrae, Cleber Chagas foi um dos que vivenciaram a aventura no ambiente urbano.
No aspecto comercial e empresarial, a Feira de Negócios permitiu ao empreendedor um contato mais direto com o setor fomentador de crédito.
O coordenador do espaço do crédito e consultor do Sebrae, Jairo Almeida, frisa que a 2ª Feira Shopping de Negócios, que faz parte das ações dentro da Semana Global do Empreendedorismo, acontece também na semana nacional do Crédito e da Conciliação, o que proporciona, através das instituições instaladas no Stand do Crédito, oportunidade de apresentar aos empresários e visitantes do evento uma diversidade de linhas de créditos, critérios para taxas de juros e vários outros benefícios. “Convidamos todas as instituições financeiras e de fomento de créditos da região para compor conosco nesse stand; a Sicredi, o Banco do Povo e a Goiás Fomento aceitaram esse convite e estão dando importantes orientações tanto aos empreendedores já estabelecidos, quanto aqueles que estão dando início aos seus empreendimentos. Por outro lado, existem aqueles que vêm atravessando algum tipo de crise financeira e enxergam no crédito uma opção para reverter a situação. Nós, enquanto consultores do Sebrae, cumprindo também a função de orientadores, procuramos difundir o crédito consciente. Por exemplo, o empreendedor ao assistir uma palestra com o tema Crédito: Problema ou Solução? terá a oportunidade enxergar com maior clareza os dois lados. Se ele realmente necessita de um crédito em dinheiro ou de um financiamento, analisando em qual dois ele terá uma taxa menor de juros e maior ganho na aquisição de um produto. Então, em um evento como esse, o empreendedor tem a sua disposição tanto a possibilidade de crédito, quanto orientações da melhor maneira de o utilizar.” Sublinha Jairo Almeida.
Coordenadora dos stands, do relacionamento com os empreendedores expositores e das atividades no espaço destinado a 2ª Feira Shopping de Negócios, a analista do Sebrae, Thais Toscano, cita que, apesar dos dias chuvosos, o evento superou expectativas tanto de público, quanto de negócios, firmando-se no calendário empresarial do município como impulsionadora da economia local e regional. “O aumento do número de expositores e a forte presença do público, mesmo sob chuva, mostra que a comunidade empresarial já enxerga a Feira realmente como um Shopping de negócios, que dá visibilidade as suas marcas e produtos, abrindo portas para uma infinidade de negócios futuros. O evento também trouxe, através das atividades culturais aqui apresentadas, uma movimentação diferente, que permite ao cidadão comum conhecer um pouco mais das potencialidades artísticas do município.” Conclui Thais Toscano.
Outro ponto importante a ser destacado, as atividades artísticas e culturais levadas por instituições como a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal Goiano e Colégios Públicos deram oportunidades aos jovens talentos de região de se expressarem através da música, do teatro e da poesia. Músicos locais como Gustavo Araújo, Luan Jordan e Ted Valente embalaram o evento com repertório variado, do sertanejo ao pop rock. A apresentação e locução do evento ficou a cardo do competente Adilson Morais, da Rádio Difusora de Jatai.
Poliana Alves Fernandes Miron, analista do Sebrae, destaca que a 2ª Feira Shopping de Negócios cumpriu com excelência o objetivo de, dentro da Semana Global do Empreendedorismo, gerar ações que vão ao encontro do tema mundial Empreendedorismo Jovem – A Hora é Agora. Que tem como foco mostrar que o empreendedor é o protagonista das mudanças, seja no que se refere a empreendedorismo jovem, social, inovador ou feminino. “As ações estiveram voltadas para que os participantes pudessem explorar seus potencias, despertando para a busca do conhecimento. Alcançamos também a expectativa de levar a mensagem de empreendedorismo para o maior número de pessoas, sejam elas estudantes, através de ações voltadas para a educação empreendedora, pois acreditamos que esse é o caminho para a construção de um futuro melhor para o Brasil. Sejam eles empreendedores ou empresários, que aumentarão suas chances de sucesso, conhecendo quais habilidades empreendedoras precisam ser desenvolvidas.” Posiciona Poliana Alves.
Já o gerente do escritório regional do Sebrae em Posse, Cléber Chagas, salientou, em entrevista ao radialista Betinho, da Rádio Cultura FM (Posse e região), que, dentro da Semana Global do Empreendedorismo, uma ação que acontece em todo o mundo, e da Semana Nacional do Crédito e Conciliação, Posse recebe uma série de ações de relevância, com destaque para a 2ª Feira Shopping de Negócios.
Cleber Chagas destacou que, com o sucesso do evento realizado em 2017, o Sebrae, em parceira com o CDL e a prefeitura municipal, decidiu realizar a 2ª edição em 2018. “Este ano estamos com 19 stands, com o que há de melhor na área de serviço e comércio de Posse e região, além do stand do crédito, que possibilita ao visitante interagir e conhecer linhas de crédito e fomento. Além disso, temos os espaços Cultural e Gastronômico, que dá oportunidade aos talentos da cultura local, principalmente oriundos das escolas municipais e estaduais, do IF goiano e da UEG. O Sebrae também está lá com seu stand, para atender o empreendedor ou aquela pessoa que quer abrir uma empresa e quer tirar duvidas. O Sebrae trouxe para a feira uma grande novidade para a cidade, que é a realidade virtual, com o Sebrae 360º Graus, são equipamentos que possibilitam ao visitante a experiência de vivenciar, por exemplo, um salão de beleza modelo ou uma estufa modelo (importante para o produtor rural), através da realidade virtual.” Destacou.
O gerente regional apontou ainda a valorização do produto regional apresentadas nos stands do Espaço do Produtor Rural, onde foram oferecidos itens como a cachaça artesanal, o mel, o queijo, doces e biscoitos, e o Espaço do Artesão, com prioridade para o artesanato local. “A ideia é valorizar também o artesão e o produtor rural, e não só o empresário urbano. O Sebrae leva ações para o produtor rural e a Feira dá condições para que ele possa apresentar e comercializar seus produtos. Outro ponto a ser destacado, são as orientações técnicas e as plataformas digitais, como o SebraeTec, oferecidas pelo Sebrae, tanto na feira, quanto no cotidiano do escritório regional aqui em Posse. As vezes só ter o produto não quer dizer que o empreendimento vai ter sucesso. São preciso estratégias de vendas, planejamento e uma série de ações que o Sebrae oferece de forma gratuita para quem o procura. Na questão da inovação tecnológica, o SebraeTec orienta e auxilia desde a criação de uma logomarca até a criação de um site para sua empresa. São muitas e variáveis as ações que podem auxiliar, e muito, o inicio ou o crescimento de seu empreendimento, e a Feira Shopping de Negócios está sendo mais uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos em práticas empreendedoras.” Finalizou Cleber Chagas.
Não foram poucos os empresários e empreendedores que procuraram os organizadores em busca de informação de como participar do evento no próximo ano, o que indica que a 3ª Feira Shopping de Negócios já começa a ser gestada para 2019. É bom ficar atento para fazer bons negócios na próxima edição.
Palestras, cursos e oficinas
No sábado, o Sicredi, em parceria como Sebrae, CDL e Smart supermercado, promoveu, no auditório municipal José Antonino da Silva, a palestra Líder Motivacional, ministrada pelo escritor Gilclér Regina.
As ações da Semana Global do Empreendedorismo seguem, na realidade, por todo o mês de novembro com a seguinte programação para o nordeste goiano.
Posse
Palestra -Virando a Chave para o Sucesso do Seu Negócio
Data – 21/11/2018 – 19h às 21h – Local – Centro de Treinamentos SEBRAE – Avenida Padre Trajano, n. 02, Centro
——————————————————————————————————–
Guarani de Goiás
Oficina – Como Reconhecer Características empreendedoras de sucesso
Data – 27/11/2018 – 18h30 às 22h30-
Local – Câmara Municipal – Avenida Marechal Castelo Branco, Centro
———————————————————————————————————-
Buritinópolis
Oficina – Como Reconhecer Características empreendedoras de sucesso
Data – 28/11/2018 – 18h30 às 22h30
Local – Câmara Municipal – Rua João Pereira da Silva, Qd. 33, Praça dos Poderes, Centro
———————————————————————————————————-
Nova Roma
Oficina – Como Reconhecer Características empreendedoras de sucesso
Data – 29/11/2018 – 18h30 às 22h30
Local – CRAS – Praça das Lavadeiras, SN, Centro
———————————————————————————————————-
Posse
Palestra – Empreendedorismo e Inovação para superar Desafios
Data – 06/11/2018 – 19h às 21h
Local – Auditório da UEG, Avenida JK, Setor Santa Luzia
———————————————————————————————————-
Sitio D’Abadia
Palestra – Elabore seu plano de negócio: Sabia como Empreender e Inovar para aumentar suas chances de sucesso
Data – 14/11/2018 – 19h às 21h
LocalCentro – de Convivência do Idoso – Rua 15, Qd. 17, Lt. 08, Centro
———————————————————————————————————-
Campos Belos
Palestra – eSocial – O que é como adequar sua empresa
Dat – 12/11/2018 – 19h às 21h
Local – Rotary Club – Rua Rosalvo de Carvalho, Qd. U, Lt. 59, Setor Aeroporto I
———————————————————————————————————-
Posse
Palestra – eSocial – O que é como adequar sua empresa
Data – 13/11/2018 – 19h às 21h
Local – Centro de Treinamentos SEBRAE – Avenida Padre Trajano, n. 02, Centro
———————————————————————————————————-
Iaciara
Curso – Gestão Financeira (Intermediário)
Data – 19 a 23/11/2018 – 18h30 às 22h30
Local – Câmara Municipal – Avenida Vereador Djalma José dos Santos, Qd. 43, Lt. 01, Setor Sul
Clique aqui e veja a galeria de fotos