LAZER E PRESERVAÇÃO – Prefeitura busca parceria para revitalização do Parque Municipal da Barragem
Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás e SECIMA estão finalizando parceria para implantação do projeto de revitalização do Parque Municipal da Barragem, área que era ocupada pela antiga Usina de abastecimento de energia elétrica do município.
Roberto Naborfazan
A comunidade Alto-Paraisense, principalmente os mais velhos, se lembram com certa nostalgia dos tempos em que a barragem na área da então Usina de Abastecimento de energia elétrica era um dos principais pontos de lazer para adultos e crianças.. visto que fica praticamente dentro da cidade.
Desativada a Usina, a área, que pertence ao município, ficou abandonada, mas preserva sua beleza natural, apesar de sofrer com invasões e desrespeito ao ecossistema.
O prefeito Martinho Mendes, baseado na Lei Nº 635/2.001, de fevereiro de 2001, aprovada pela Câmara de vereadores e sancionada pelo então prefeito Divaldo William Rinco, que criou o Parque Municipal da Barragem, determinando que ali poderia ser implantado projeto de reflorestamento, produção de mudas pelo município e se tornar local de lazer e recreação, está buscando parceria junto ao governo do estado, através da SECIMA, para revitalizar a área e implantar, efetivamente, o que especifica a Lei.
A natureza, visitantes e as famílias de Alto Paraíso agradecem. Parque Municipal da Barragem (antiga Usina).
Posted by Roberto Naborfazan on Saturday, September 30, 2017
A conservação da biodiversidade representa um dos maiores desafios deste século, e a revitalização dessa unidade de conservação representa um passo fundamental para, além de equilibrar o avanço das atividades antrópicas (alterações feitas pelo homem) e sobre os ecossistemas naturais, coibir atos de vandalismo e o uso ilegal do espaço como área de nudismo.
A revitalização do Parque Municipal da Barragem representa um grande avanço socioambiental para Alto Paraíso de Goiás. Além do grande potencial para equilibrar a biodiversidade local, este importante remanescente possibilita o investimento em educação ambiental, o fomento para o turismo ecológico e outros aspectos de extrema importância para a economia e causa ambiental do município.
Revitalizado, o Parque da Barragem passará a ter mais segurança para os visitantes, visto que, em parceria com as Polícias Civil e Militar, a prefeitura manterá sistema de vigilância 24 horas.
A superintendente para o meio ambiente e recursos hídricos da SECIMA. Jacqueline Vieira,esteve recentemente visitando a área da antiga usina e se mostrou entusiasmada com o projeto de revitalização do local