O POVO TEM PRESSA – Gestão municipal acelera no atendimento das demandas da comunidade em São João d’Aliança.
Limpeza (gratuita) de fossas sépticas residenciais em bairros mais afetados pelas chuvas, investimentos na Estação de Tratamento de Água (ETA), e a conclusão de 50 novas unidades habitacionais, são pedidos da população que a gestão municipal colocou agilidade na busca do atendimento.
Atualizada as 21:41 hs
As demandas da população são constantes, e exigem agilidade no atendimento, principalmente nos pequenos municípios, onde, dependendo da ação, a morosidade pode atrapalhar a vida de toda a comunidade.
Na região nordeste de Goiás, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o mais baixo do estado e um dos mais baixos do país, não é raro a burocracia e a inércia de prefeitos e vereadores ignorar por meses, as vezes anos, necessidades básicas dos cidadãos contribuintes.
Uma das gratas, e reconhecida exceção, é a gestão dinâmica e participativa em São João d’Aliança, município que integra e é o Portal da Chapada dos Veadeiros.
A equipe de gestão da Prefeitura Municipal tem sido coesa e acelerada no atendimento das demandas em todas as áreas da administração.
Neste mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal de São João d’Aliança, através da equipe da Secretaria de Infraestrutura, deu início aos serviços de limpeza de fossas sépticas no bairro Tiradentes, por ser, nesse bairro em especial, que os moradores mais sofrem com os impactos do período chuvoso.
A infiltração do excesso de água das chuvas acaba provocando, de forma mais rápida, o enchimento das fossas residenciais.
Para resolver a situação, os funcionários da Secretaria de Infraestrutura estão realizando a desobstrução das caixas sépticas das residências naquela parte da cidade, o que, além de evitar o transbordamento, e o consequente mau cheiro, gera economia para as famílias do bairro, pois o serviço é realizado pela prefeitura sem custo para os moradores.
Moradia
Habilitado para construir 50 novas moradias pelo programa estadual Pra Ter Onde Morar – Construção, o município de São João d’Aliança, graças a presença constante da equipe de gestão municipal no canteiro de obras, apoiando e fiscalizando, está com as unidades habitacionais já na fase de acabamento.
O processo de seleção dos beneficiários será informado em breve, feito diretamente pela Agência Goiana de Habitação – AGEHAB. As casas terão custo zero para famílias com renda de até um salário mínimo. Assista no vídeo abaixo a beleza que estão ficando as moradias populares.
Água potável
Problema crônico em municípios da região, a falta de água nas torneiras toda vez que acaba a energia elétrica também foi outra ação que teve busca de solução, de forma acelerada, pela gestão municipal.
Após a gestora do município fazer cobrança direta ao governo do estado, e encaminhar as reivindicações para a presidência da Saneago, uma importante conquista foi concretizada; os investimentos na Estação de Tratamento de Água (ETA) já iniciaram. A Saneago providenciou a instalação de um gerador de energia elétrica, para quando faltar energia elétrica da distribuidora estadual, a bomba d’água da ETA não pare de funcionar.
Foi também instalada uma nova bomba, com maior vazão, e um inversor de frequência, o que levará com maior rapidez a água, tanto para as partes baixas, quanto para as partes altas da cidade. Assista no vídeo abaixo o gerador de energia elétrica em funcionamento
Segundo a gestão municipal, a Saneago já se comprometeu a realizar, em breve, outros investimentos, como a ampliação da adutora de água tratada. Com esses investimentos os problemas relacionados a falta de água serão resolvidos definitivamente em São João d’Aliança.
A adminstrção do município de São João d’Aliança usa os recursos municipais com honestidade, eficiência e rapidez, e não cochila no gabinete, corre através de investimentos estaduais e federais.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO d’ALIANÇA