VACINA ITINERANTE – Carro da Vacina percorrerá ruas em Alto Paraíso de Goiás.

O Carro da Vacina percorrerá as ruas e pontos públicos da cidade entre as 15 e as 20 horas de sábado, dia 27. Chegada da quarta onda da pandemia da Covid-19 na Europa e a disseminação de novas variantes no continente africano, com maior potencial de contaminação,  podem afetar a população brasileira.

Roberto Naborfazan**

A estratégia tem o objetivo de alcançar os atrasados numa pegada irreverente, sem perder o foco na importância de assegurar o esquema vacinal completo. Imagem: Divulgação Ascom/Alto Paraíso de Goiás.

A comunidade moradora de Alto Paraíso de Goiás, município polo da Chapada dos Veadeiros,  poderá se vacinar na porta de casa no sábado, 27.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, em busca da população que ainda não se vacinou por dificuldade de locomoção ou horário, irá promover a vacinação itinerante. O Carro da Vacina percorrerá as ruas e pontos públicos da cidade entre as 15 e as 20 horas de sábado.

O público-alvo são pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, acima de 12 anos ou ainda aqueles que estão no prazo para a segunda dose, que estão com ela em atraso ou que já podem receber a dose de reforço. Para receber o imunizante pelo Carro da Vacina, é só apresentar documentos pessoais e cartão de vacinação.

De forma irreverente, similar a outras iniciativas com apelo popular, como o “carro do ovo”, a ação tem o objetivo de incentivar a população sobre a importância de se imunizar contra a covid-19.

A estratégia tem o objetivo de alcançar os atrasados numa pegada irreverente, sem perder o foco na importância de assegurar o esquema vacinal completo. O secretário de saúde municipal, Fernando Couto, ressaltou a importância da ação: “Somos uma cidade turística, que recebe milhares de pessoas, por isso nosso esforço de alcançar toda a população alto-paraisense e garantir sua imunização e proteção dos nossos habitantes.”, disse o secretário.

Novas variantes preocupam

A medida tomada pela secretaria municipal de saúde de Alto Paraíso de Goiás se justifica devido a chegada da quarta onda da pandemia da Covid-19 na Europa e a disseminação de novas variantes, com maior potencial de contaminação, no continente africano.

Identificação no continente africano de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529,  preocupa o governo brasileiro. FOTO: PMA/Damilola Onafuwa

Nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica recomendando que o governo brasileiro adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de parte da África, em decorrência da identificação de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529.

Os países identificados na nota técnica alvo das medidas são, especificamente, África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

A Anvisa informa, contudo, que a efetivação das medidas sugeridas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“É uma variante que possui características mais agressivas e que, obviamente, requer das autoridades sanitárias mundiais medidas imediatas. É exatamente o que fizemos há poucos minutos. Já enviamos nossas notas técnicas para os ministérios da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura e Justiça no sentido que voos vindos desses países, são países localizados no sul do continente africano, sejam temporariamente bloqueados, não venham para o Brasil”, explicou o diretor Antonio Barra Torres.

Barra Torres afirmou que nenhuma medida restritiva contra o coronavírus é totalmente eficaz, mas o governo brasileiro deve adotar medidas neste momento para que o Brasil não viva novas ondas de coronavírus.

***Com informações da Ascom da prefeitura de Alto Paraíso de Goiás.

****Imagem de capa: Divulgação Ascom/Alto Paraíso de Goiás.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *