SINDICATO RURAL DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – Parceria com o sistema SENAR ofereceu aproximadamente 30 cursos de capacitação em 2021.

Aproximadamente 300 pessoas se capacitaram em cursos profissionalizantes e de interesse social. Novas inscrições serão abertas em 2022.

Roberto Naborfazan

Uma das grandes dificuldades para empresas que se instalam em pequenos municípios brasileiros é a contratação local de mão de obra especializada.

No setor do agronegócio não é diferente. Para o trabalho em pequenas ou grandes propriedades, também existe dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados.

Em Goiás, o que se tem notado nos últimos anos é a participação dos Sindicatos Rurais na promoção gratuita de cursos e treinamentos que auxiliem na capacitação de pessoas na área de aprendizagem rural, através de parceria com o sistema do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).

O Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás, município polo da Chapada dos Veadeiros, tem se utilizado dessa parceria com o SENAR e a FAEG para desenvolver vários desses cursos profissionalizantes, o que tem contribuído muito, tanto com a comunidade local, ao dar oportunidades de capacitação gratuita e possibilidade de inserção no mercado do agronegócio para aqueles que estão em busca de uma vaga de emprego, quanto com os produtores rurais do município, que têm encontrado maiores facilidades em capacitar seus colaboradores e encontrar mão de obra qualificada disponível.

Grupos de pessoas que se capacitaram através de um dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás em 2021.

Em 2021, por exemplo, o Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás possibilitou que fossem feitos aproximadamente trinta cursos, gratuitamente, na sede da entidade e nas propriedades rurais.

Entre eles, vale destacar os cursos de Avicultura básica, Aplicação de defensivos agrícolas (Tratorizado), Processamento artesanal de leite, Proteção de nascentes, Cultivo orgânico de plantas medicinais, Produção artesanal de produtos de limpeza e higiene, Primeiros socorros, Operação e manutenção de motosserras, Pilotagem de drones, Produção artesanal de móveis de bambu, Cooperativismo rural (Módulo I), Apicultura básica, Operação e manutenção de tratores agrícolas, Operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes, Operação e manutenção de tratores agrícolas, Eletricidade básica rural, Operação de máquinas e implementos em plantio direto, Apicultura avançada, Piscicultura, Produção de energia solar e Panificação rural.

O curso de Panificação rural, por exemplo, ensina a produzir pães, salgados e bolos típicos da culinária rural, utilizando técnicas artesanais de produção, e serve também para gerar rendas para quem mora na cidade.

Esse trabalho feito pelo Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás proporciona segurança alimentar e qualidade de vida, provocando a melhoria da condição econômica dos produtores rurais.

Jerson Nagel, presidente do Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás ” O Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás tem se colocado a disposição de contribuir com a sociedade local, com foco, inclusive, na qualificação profissional tanto dos produtores, quanto dos trabalhadores rurais”.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás, Jerson Nagel “O Sindicato tem se colocado a disposição de contribuir com a sociedade local, com foco, inclusive, na qualificação profissional tanto dos produtores, quanto dos trabalhadores rurais. Trabalhamos também na promoção de cursos de qualificação social, como é o caso dos cursos de primeiros socorros e o de panificação rural, que atendem a sociedade de maneira geral. Esse curso de primeiros socorros, por exemplo, tem sido feitos por diversos guias turísticos, os qualificando para um atendimento primário em caso de eventual incidente nas trilhas.” Ressalta o presidente.

Em 2021, aproximadamente trezentas pessoas se qualificaram através dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás.

Novas inscrições serão abertas em 2022. As pessoas interessadas em participar desses cursos devem procurar a secretaria do Sindicato Rural, na sede da entidade, no Setor Planalto, ao lado do Campus da UNB Cerrado, para maiores informações.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *