SEGURANÇA PÚBLICA NO DISTRITO 118 : Os fatos policiais que foram destaques em Alto Paraíso de Goiás e São João D’Aliança em 2016

Elias Alves de Souza

Janeiro

O ano iniciou superando todas as expectativas em números de furtos à residência e comércio na cidade de Alto Paraíso de Goiás, um total de 19 casos foram registrados no mês, número bem acima de janeiro de 2015, quando apenas sete casos foram evidenciados. Em São João D’Aliança, predominou a incidência dos crimes de violência doméstica, os “valentões com mulheres” foram responsabilizados por essa prática em sete casos confirmados.

Fevereiro

Mês do carnaval, não fugiu a regra, muita droga, embriaguez ao volante e a “briga de compadre”, catalogada judicialmente como vias de fato, foram os principais registros do mês. Alto Paraíso, Distrito de São Jorge, na linha de frente do recolhimento de substâncias não permitidas, São João D’Aliança notificando oito casos de vias de fato, na semana do reinado de Momo.

Março

No inicio da noite de páscoa, dia 28/04, a facada come solta em São João D’Aliança: Por volta das 19 horas e trinta e cinco minutos, a PM acionada para comparecer na Avenida são João, quadra 79 no Setor Aeroporto, deslocando em comboio juntamente com a ambulância municipal, lá chegando encontraram Mauricio José de Alencar da Silva, 27 anos de idade, residente em Formosa, este fora vitimas de golpes de faca desferidos por um sujeito desconhecido. Segundo testemunhas, Mauricio falava ao celular no quintal da casa quando foi surpreendido por um sujeito, até então desconhecido, que lhe desferiu vários golpes de faca do tipo peixeira, fugindo em seguida. Socorrido ao PS Municipal, Mauricio foi removido de imediato para rede pública do Distrito Federal devido à gravidade dos ferimentos. PM realizou patrulhamento não identificando o autor. A vítima, Mauricio, possui passagens na justiça pelos crimes de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, homicídio, ameaça, lesão corporal, dano e tentativa de homicídio. Cabo Nilton Cesar chefiava a equipe da PM neste atendimento.

Abril

No mês de Tiradentes, em São João D’Aliança, mais uma vez a utilização de arma branca foi destaque. No dia dez desse mês, Artur Duarte de Lima em companhia de amigos, estava em uma festa, onde fora surpreendido por Ronisley Franscisco de carvalho, este que possui várias passagens pela polícia por furto e tráfico de entorpecentes, desferiu em Artur, vários golpes de faca, sendo a vitima transportada ao PS municipal, enquanto o autor fugia. Artur sobreviveu sem sequelas e Ronisley ainda se encontra foragido.

Maio

No dia 07 do mês das noivas, um acidente de transito ceifou a vida de José Junior da Silva Pereira de 23 anos de idade, fato ocorrido na entrada da Fazenda Disbrave, ás margens da rodovia estadual GO 118, após perder o controle da motocicleta que conduzia José Junior saiu da pista e chocou-se em um pé de eucalipto, a vítima teve morte instantânea.

Junho

No dia 23 desse mês, em São João D’Aliança um crime bárbaro comoveu a cidade: Silvio Teles da Silva, pessoa de família tradicional, foi brutalmente assassinado em sua propriedade rural na localidade denominada Fazenda São Lourenço. No local havia vestígios de luta corporal e também marcas de sangue, seu corpo foi encontrado carbonizado a cerca de cinco quilômetros de sua propriedade. Também seu veiculo foi incendiado e abandonado nas margens da GO 118. Até o momento ninguém foi preso.

Julho

Equipe da Polícia Militar encontra plantação de maconha no povoado Vereda, município de São João D’Aliança, outros focos de cultivo da droga foram descobertos e destruídos em Alto Paraíso de Goiás, na região do Sertão Zen.

Agosto

No dia 05 desse mês, uma sexta feira, a ocorrência policial de maior vulto nesse ano foi registrada no município de Alto Paraíso de Goiás: Cogita-se que no mínimo seis homens assaltaram o banco do Brasil e a agência lotérica da cidade. O bando que segundo consta, se encontravam em quatro veículos e portavam armas longas, efetuaram disparos para o alto e chegaram a interromper o trânsito na Avenida Ary Valadão, no Centro da cidade. Na fuga os meliantes levaram consigo uma adolescente, que fora liberada no início da noite, quando policiais militares conseguiram prender um suspeito, em um hotel em Flores de Goiás. Com o suspeito estava um veículo, três espingardas e parte do dinheiro roubado. No saldo final, quatro participantes do roubo morreram e outros dois foram presos.

Setembro

Dia 20 de setembro, Cristiano Cardoso Costa, foi executado com 08 disparos de arma de fogo. O crime aconteceu no inicio da noite, por volta das 19 horas e trinta minutos, quando Cristiano na companhia de um amigo, transitava nas imediações da Rua 13, no Setor Boa Esperança em São João D’Aliança.

Outubro

No dia 18 deste mês Frederico da Silva Abintes, que em um estilo de vida alternativo, morava sozinho em uma cabana, em meio ao cerrado, nas proximidades da Fazenda Matão, município de Alto Paraíso. Foi encontrado sem vida e com o corpo já iniciando o processo de decomposição. O local de difícil acesso deu trabalho aos agentes que tiveram de remover o corpo envolto em uma rede e transporta-lo nos braços por mais de 6 quilômetros em um serra íngreme, até chegarem em ponto de coleta, pré estabelecido onde havia condições de veiculo trafegar.

Novembro

Em efervescência, o mês de todos os santos, não justificou a fama na cidade de Alto Paraíso de Goiás: O que se viu foi uma série de prisões de indivíduos “nada santos”. Renomados nomes da seara criminosa foram tirados de circulação, entre eles Sebastião Neres Dourado, conhecido como Boró que já possuía mandado de prisão e também Gilmar Fonseca, conhecido como Mirrage, com o qual foi recolhido pelos agentes policiais grande número de produtos furtados.

Dezembro

RESUMÃO: Aprovada pela comunidade a forma unida de conduzirem as ações, a Polícia Militar em Alto Paraíso de Goiás, através do comandante da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar, o Tenente Coronel Belelli e também o Dr. José Antônio, delegado de polícia local. Ambos não somente consolidaram uma parceria forte, como também envolveram nessa laboriosa tarefa seus comandados, houve nesse sentido também o engajamento de parte da sociedade, que se dispuseram e se mobilizaram, até mesmo em adquirir um equipamento Drone, para que fosse utilizado pelas forças de segurança local.
Contudo, os registros de furto a residência e comércio, sobretudo na cidade de Alto Paraíso prevalecem. É sabido que em se tratando de Segurança Pública, ações midiáticas denotam tempo para resultados positivos. Do cometimento de um delito, a identificação, prisão do autor, julgamento e condenação, existe uma enorme demanda burocrática, porém legal.
Se nos resta algo de consolo, no limiar de um novo ano, é a afirmação de que o caminho para uma segurança pública de excelência é exatamente esse: A união entre as forças de segurança pública e a sociedade organizada.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *