PONTE SOBRE O RIO PARANÃ – Usuários da GO-118 e moradores da região da Chapada dos Veadeiros cobram manutenção após aparecimento de rachaduras.

Construída no início dos anos 1960, pelo então governador Mauro Borges Teixeira, a Ponte sobre o Rio Paranã é fundamental para o trânsito volumoso de veículos de cargas e de passageiros que trafegam de Brasília (DF) para Palmas (TO) e vice-versa. Leia abaixo a Nota de Esclarecimento enviada pela Goinfra ao Jornal O VETOR.

Roberto Naborfazan

Após queda de ponte sobre o Rio Tocantins, na divisa dos estados do Tocantins e Maranhão, provocando uma tragédia que vitimou dezessete pessoas; quatorze corpos já foram encontrados e três ainda continuam desaparecidos, várias outras pontes passaram a ser melhor observadas pelos usuários em todo o Brasil.

Nesta semana começou a circular em redes sociais um vídeo mostrando grandes rachaduras em um trecho da Ponte sobre o Rio Paranã, na GO 118, entre Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano.

Veja abaixo o vídeo feito por uma usuário da rodovia .

O problema na pista causa grandes preocupações porque essa ponte, assim como a que caiu no rio Tocantins, também foi construída nos anos 1960, em um período que o trânsito na região pouco, com raros caminhões com cargas pesadas.

Imagem do período em que a travessia  no Rio Paranã ainda era feita sobre Balsa. FOTO: Reprodução

Em 2013, publicamos no Jornal O VETOR um artigo onde enaltecíamos a importância do governo de Mauro Borges Teixeira para o desenvolvimento da região então conhecida como “corredor da miséria”, sendo o principal fator para esse início de desenvolvimento a construção do Ponte sobe o Rio Paranã.

Clique aqui e LEIA o Artigo na íntegra.

Hoje, a GO 118 é um dos principais acessos, se não o principal, entre Brasília (DF) e Palmas (TO), interligando a BR – 020 e a BR – 153, e também de acesso as regiões turísticas da Chapada dos Veadeiros e do sudeste do Tocantins, com intenso trânsito de caminhões bitrens ou trucados, com cargas de dezenas de toneladas, ônibus de transportes de passageiros interestaduais, intermunicipais e escolares, e também de veículos leves.

De acordo com a Goinfra, as diltações são naturais e será feita uma pavimentação de rotina nas juntas da ponte nesta terça-feira, 07.

A reportagem do Jornal O VETOR entrou em contato com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Goinfra, órgão do governo de Goiás que tem entre suas competências a execução da política estadual de transporte e obras públicas, com a realização de obras civis e de infraestrutura, e fez os seguintes questionamentos:

Atendendo a pedidos de moradores da região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, estamos fazendo reportagem sobre as rachaduras na Ponte sobre o Rio Paranã, na GO 118, entre Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.

Solicitamos ao setor responsável, por meio da assessoria de imprensa, que nos informe, por gentileza:

– Se a Goinfra já tem informações sobre o fato, e se poderia nos passar, com exatidão, o ano em que ela foi inaugurada.

– Quando foi realizada a última inspeção pelo órgão na ponte.

– Se há previsão de manutenção/reforma na ponte.

– Se a Goinfra tem dados sobre a quantidade de veículos, principalmente de cargas pesadas, que passam diariamente sobre a ponte, que está no caminho Brasília/Palmas.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Goinfra enviou a seguinte nota.

NOTA – Ponte sobre o Rio Paranã

A respeito da ponte sobre o Rio Paranã, localizada na GO-118, entre Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, no nordeste goiano, Goinfra informa:

– A equipe técnica da Goinfra fez uma análise preliminar, constatando que a estrutura está estável e que há necessidade de manutenção rotineira no pavimento, em razão da dilatação natural das juntas da ponte. Esse reparo será executado nesta terça-feira.

– Também está sendo elaborado um relatório mais aprofundado e minucioso, com imagens de drone, sobre toda a estrutura da ponte, que tem cerca de 250 metros de extensão.

Goiânia, 6 de janeiro de 2025

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)

O Jornal O VETOR continuará acompanhando a conclusão do reparo nas rachaduras, e também o resultado do “relatório mais aprofundado e minucioso” prometido pela Goinfra.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty

Share

2 comentários em “PONTE SOBRE O RIO PARANÃ – Usuários da GO-118 e moradores da região da Chapada dos Veadeiros cobram manutenção após aparecimento de rachaduras.

  • 7 de janeiro de 2025 em 10:30
    Permalink

    Excelente matéria. Digna e à altura de veículo comprometido com a sociedade.

    Parabéns!

    Quando toda a imprensa brasileira tiver com a sociedade o mesmo compromisso que tem o Jornal O Vetor, o país será melhor.

    Resposta
    • 7 de janeiro de 2025 em 13:46
      Permalink

      Obrigado por nos acompanhar nesta jornada.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *