OPERAÇÃO FAUDA – Polícia investiga crimes contra a administração pública em Posse.

Em Posse, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no gabinete do prefeito de Posse, na Secretaria de Governo, na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na controladoria interna do município e no setor de licitações. Já em Goiânia, os mandados foram cumpridos na casa do empresário, dono da empresa contratada pelo município.

Roberto Naborfazan

A Polícia Civil de Goiás faz uma operação na manhã desta quarta-feira (5) contra dois agentes políticos suspeitos de corrupção e superfaturamento em contratos de limpeza urbana, em Posse, região nordeste de Goiás. Foram cumpridos 17 mandados na cidade e também em Goiânia.

A Operação Fauda é realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), em Goiânia. A investigação apura denúncias e suspeita de fraude em contratos da prefeitura, realizados sem licitação, com a empresa BV Ambiental para limpeza e coleta de lixo.

A operação investiga crime de peculato, corrupção e crimes licitatórios, em contratos de limpeza urbana de 2021 com indícios de superfaturamento sobre preços e pagamento por serviço não realizado.

Alvo da operação, o prefeito do município Hélder Bonfim (Solidariedade), alegou, no mês de janeiro deste ano, que o contrato milionário com a empresa BV Ambiental está dentro dos padrões legais.

Hélder Bonfim afirmou, na época, que Douglas Barbosa, marido de Ana Paula Vinhal, proprietária da BV Ambiental, não foi seu contador durante a campanha eleitoral. O casal possui comunhão estável, por isso, o estado civil de ambos é solteiro.

Naquele mês, o Ministério Público (MP) recebeu a denúncia de que a contratação da empresa teria sido feita não respeitando as normas legais de licitação.

Segundo Hélder Bonfim, o processo de contratação está sendo digitalizado para encaminhar ao MP, a fim de esclarecer qualquer dúvida.

Em nota, Helder afirma que o procedimento licitatório da empresa ocorreu observando a Lei das Licitações e Instrução Normativa do Tribunal de Contas do Município.

Sobre o valor pago à empresa, a administração afirma que o projeto foi elaborado com base na tabela da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Manual de Orientações para Análise de Serviços de Limpeza Urbana do Tribunal de Contas do Município.

Leia a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA

A PREFEITURA DE POSSE/GO PRESTA NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO E A IMPRENSA.

Sobre a ação da Polícia Civil (PC) realizada nesta manhã de quarta-feira, 05 de Julho de 2023, através de Mandado de Busca e Apreensão da “Operação Fauda”, que vem apurando os contratos da Empresa BV Ambiental, no âmbito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos,de Posse e demais municipios, viemos esclarecer que;

O Município contribuiu com a operação realizada fornecendo documentos solicitados.

Nesse contexto essa administração pautada na transparência, na responsabilidade, no compromisso social se coloca à disposição para continuar colaborando com as investigações e acompanhará o desenrolar do processo dos fatos para esclarecimento da verdade e da justiça.

Prefeitura de Posse aos 05 dias do mês de julho de 2023.

Por enquanto, nenhuma pessoa foi presa. Em Posse, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no gabinete do prefeito, na Secretaria de Governo, na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na controladoria interna do município e no setor de licitações. Já em Goiânia, os mandados foram cumpridos na casa do empresário, dono da empresa contratada pelo município.

A operação investiga crime de peculato, corrupção e crimes licitatórios. O delegado responsável pelo caso, Caio Menezes, contou que agora o material vai ser analisado e o contrato do município com a empresa será suspenso.

Até agora foram realizados:

– 9 mandados de busca e apreensão em Goiânia e Posse

– 4 mandados de quebra de sigilo fiscal e bancário

– 2 mandados de suspensão de contrato público

– 2 mandados de proibição de contrato com o poder público

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *