MOÇÃO DE LOUVOR – Policiais Militares são homenageados pela Câmara Legislativa de Alto Paraíso de Goiás.
Vereadores fizeram, em nome da sociedade local, reconhecimento ao trabalho prestado junto à comunidade pelos Policiais Militares da 14ª CIPM (Alto Paraíso de Goiás/São João d’Aliança).
Roberto Naborfazan
A Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás entregou na noite de terça-feira, 14, em nome da população do município, da qual são legítimos representantes, Moção de Louvor a Seis Policiais Militares da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado de Goiás (14ª CIPM) pelos seus serviços prestados a comunidade, e também por ato de bravura.
O Tenente Coronel Júnio dos Santos Ferreira (Tenente Coronel Ferreira), ex-comandante da 14ª CIPM, o Capitão Flávio Rodrigues Pacheco (Capitão Pacheco – Reserva remunerada) e o 1° Sargento Arlindo Araújo Gonçalves (Sargento Arlindo – Reserva remunerada), receberam Moção de Louvor pelo excelente trabalho em defesa da população Alto-Paraisense durante suas passagens pela 14ª CIPM.
São pessoas que, além de atuarem como profissionais, se tornaram cidadãos integrados as causas e valores do município.
A 3° Sargento Patrícia Terezinha Teixeira também recebeu a Moção de Louvor, por ser importante trabalhadora na coordenação de ações e assistência à pessoas usuária de drogas, objetivando, acima da punição, a busca pela reintegração social dessas pessoas.
Já o Soldado Pierterson Alves Ponte (Soldado Ponte) e o Soldado Renan Torres da Silva (Soldado Renan), receberam a Moção de Louvor por, além de trabalharem com afinco pela comunidade local, terem atuado com bravura no resgate a uma turista que sofreu forte torção no tornozelo, quando fazia trilha dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no mês de julho deste ano.
Por motivo de força maior o Tenente Coronel Júnio dos Santos Ferreira não pode comparecer a solenidade, sendo representado pelo Capitão Pacheco.
Já o soldado Renan Torres da Silva, que também não pôde comparecer ao evento, foi representado pelo seu colega, Soldado Ponte.
Ato de bravura
Em relação ao resgate da turista dentro do PNCV, os Soldados Ponte e Renan tiveram reconhecimento com destaque nacional.
O Jornal O VETOR publicou uma ampla reportagem sobre o assunto. Clique aqui e leia a reportagem completa.
O governo do Estado do Piauí, Estado de origem do Soldado Ponte, publicou em sua página oficial o seguinte texto:
Piauiense participa de resgate na Chapada dos Veadeiros
O piauiense Piertson Alves Pontes, que é Soldado da Polícia Militar de Goiás, participou de uma ação de resgate na Chapada dos Veadeiros no último sábado (17).
A vítima, que estava fazendo trilha no Parque, sofreu um acidente e torceu seu tornozelo, então começou a ligar para seus amigos em busca de ajuda. Um deles, então, acionou a PM e a equipe composta pelos soldados Pontes e Renan foi ao local.
Logo que encontraram a moça, foi feita a imobilização de seu pé e ela foi carregada nos ombros pelos 6km de terreno acidentado até um local onde poderiam encontrar a ambulância e socorristas para ser encaminhada ao hospital.
A Polícia Militar do Distrito Federal, através do Cadete Higor Souza, que auxiliou no resgate, emitiu o seguinte ELOGIO:
O Presente elogio possui por finalidade enaltecer a atitude do Soldado PMGO RENAN
TORRES DA SILVA e Soldado PMGO PIETERSON ALVES PONTE, ambos lotados no 14° CIPM em Alto Paraíso de Goiás, pelos fatos a seguir exposto:
No dia 19 de julho de 2021, este Policial Militar do Distrito Federal, junto com sua namorada, deslocou para a região de Alto Paraíso de Goiás com a finalidade de realizar alguma das trilhas que existem naquela região.
Ao chegar no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no distrito de São
Jorge, escolheram realizar a trilha do Cânion II, trilha essa conhecida por ser de difícil acesso. Ao chegar na área das cachoeiras este Cadete se deparou com a senhora Fernanda, também turista da região de Brasília-DF, que se queixava de ter torcido o pé, com suspeita de fratura, uma vez que não conseguia mais apoiar o pé ao solo para se locomover de volta à entrada do parque.
Diante desse cenário efetuamos contato com o Corpo de Bombeiros do Goiás o qual nos
informou que, tendo em vista estar por volta de 180 km do local, restaria impossibilitado o socorro e nos orientou a entrar em contato com o SAMU.
Fizemos várias ligações ao SAMU, porém sem sucesso, não restando outra opção a não ser contar com os serviços da briosa Polícia Militar do Estado do Goiás.
Feito contato via COPOM, me identifiquei como PMDF e solicitei a possibilidade de a passar a informação de socorro via rádio para o SAMU, uma vez que, por meio telefônico não estávamos conseguindo o devido contato.
Tempos depois, para nossa surpresa, dirigiram-se ao Parque a guarnição do Sd Ponte e Sd Renan, que, dotados do sentimento do dever e preocupação em socorrer à vítima, deixaram a viatura na entrada do parque e, a pés – desceram a trilha. Cabe salientar que o percurso possuí por volta de 6 quilômetros de terreno de difícil acesso.
Com a chegada dos soldados, conseguimos realizar a imobilização do tornozelo da Fernanda e iniciamos sua retirada da trilha, efetuando técnicas de transporte de feridos. Carregamos Fernanda até a entrada do parque onde se encontrava a equipe do SAMU. Após o transporte, Fernanda foi levada ao hospital de Alto Paraíso onde foi constatada a fratura do tornozelo e prestado o devido apoio médico.
A atitude da guarnição foi enaltecida por diversos veículos de imprensa, escrita e
televisionada, tanto de Goiás como do Distrito Federal, dos quais destaco: Correio brasilense, Gl, TV Anhanguera, DFTV entre outros.
Este tipo de atitude demonstra o há de mais valoroso na formação e no caráter de um militar. O sentimento do dever, a abnegação e a preocupação em ajudar ao próximo, sem mesmo ter o conhecimento de quem seja, levaram estes soldados, sem dispor de qualquer tipo de meios como:
Transporte, calçado próprio, água e etc, a enfrentarem a extenuante trilha e ajudar alguém que necessitava urgentemente de ajuda.
Sem qualquer tipo de ordem expressa, voltados apenas pela disciplina consciente, desceram a trilha, localizaram a ferida, ajudaram na imobilização e a transportaram de volta à entrada do parque, demonstrando a todo e qualquer cidadão que esteja em solo goiano que a Polícia Militar do Estado de Goiás está pronta para servir e proteger, seja em qualquer tipo de situação e enfrentando qualquer tipo de terreno.
A atitude dos soldados deve ser enaltecida e devidamente difundida para que sirva de
exemplo para outros militares e até mesmo outras instituições policias militares, uma vez que foi digna de orgulho e merecedora de distinto mérito.
Por fim, louvo e agradeço o apoio prestado pelos militares e, sinceramente, me sinto
contente em saber que a nossa coirmã PMGO dispõe de valorosos policiais prontos para cumprir qualquer missão, seja na garantia da lei e da ordem pública, seja no resgate de pessoas necessitadas.
Deixo aqui minha continência aos policiais e rogo para que continue trilhando este mesmo caminho de abnegação, amor ao próximo e sentimento do dever cumprido!
Brasília-DF, 25 de julho de 2021
ITALO HIGOR SOUZA E SILVA LOPO – Cadete da Polícia Militar do Distrito Federal.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal, através do Deputado Claudio Abrantes, também se manifestou sobre o Ato de Bravura dos Policias Militares e do Cadete Higor Souza.
Diz o trecho do texto do autor para a Moção:
Câmara Legislativa do Distrito Federal manifesta reconhecimento e louvor ao
Cadete Ítalo Higor Souza e Silva Lopo, 2º ano Especial, matrícula 07352107-PMDF;
ao SD Piertson Alves Ponte, RG 38085, lotado na 14ª CIPM-GO; e ao SD Renan
Torres da Silva, RG 38170, lotado na 14ª CIPM-GO, pelo comprometimento,
profissionalismo e dedicação, demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, por realizarem o resgate da Sra. Fernanda Lopes Xavier, carregando a mesma nas costa, por 6 quilômetros, pois a visitante, naquele ato, se encontrava em uma trilha no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros GO (Unidade de Conservação Federal, situada no Município de Alto Paraiso de Goiás) com seu tornozelo quebrado e sem condições de retornar à entrada da referida Unidade de Conservação, no dia 17 de julho de 2021, por volta de 17h e 23m, conforme consta do Registro de Atendimento Integrado nº 20323399 da Secretária de Segurança Pública do Estado de Goiás.
Em Goiás, o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo propôs ao plenário o encaminhamento de Moção de Elogio aos Soldados Renan Torres da Silva e ao Soldado Piertson Alves Ponte.
Esses foram alguns dos destaques das várias manifestação de louvor pela ato dos valorosos militares da 14ª CIPM, agora reconhecido também pela Câmara Legislativa de Alto Paraíso de Goiás.
Devido a pandemia da Covid 19 poucas pessoas puderam participar da solenidade de entrega, que aconteceu minutos antes da Sessão Plenária.
O Comandante da 14ª CIPM, Capitão Alexander Jorge Júnior, prestigiou o vento.
Parabéns aos policiais guerreiros pelo belo trabalho que vêm realizando na nossa cidade Alta paraíso Go nessa política você pode confiar
Ótima matéria
Parabéns pela publicação, e parabéns aos policiais citados na matéria 👏🏻👏🏻