LAUDO COMPROVA – Água potável em São João d’Aliança obedece todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Além dos técnicos da Saneago, empresa contratada pelo município emite laudo em que afirma não haver nenhum tipo de Contaminação Físico-Química e Microbiológica na Água utilizada para consumo humano no município de São João D’aliança. Obras no setor educacional, moradia e infraestrutura também estão em andamento, atendendo as demandas da comunidade.

Roberto Naborfazan

Levantamento feito pelo Repórter Brasil, uma Organização de Comunicação e Projetos Sociais, com foco em Comunicação e Pesquisa, detectou que a água de 61 cidades goianas, entre elas São João d’Aliança, apresentaram substâncias prejudiciais à saúde.

Das 61 cidades com poluentes na água, em 43 as substâncias que geravam risco à saúde foram encontradas, como os trihalometanos, um grupo de compostos químicos e orgânicos que derivam do metano, como o clorofórmio, que é cancerígeno e pode produzir efeitos no fígado, rins e sangue.

Esses produtos químicos são usados em vernizes, ceras, gorduras, óleos, graxas, como agente de limpeza a seco, anestésico, em extintores de incêndio, intermediário na fabricação de corantes, agrotóxicos e como fumigante para grãos.

A notícia incomodou grande parte da população São Joanense e também o poder executivo do município.

A prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL) recorreu imediatamente a Saneago, empresa de sociedade de economia mista estadual que atua na área de saneamento básico no Estado de Goiás, onde é responsável pelo saneamento de 226 dos 246 municípios goianos.

Página inicial do laudo que comprova a boa qualidade da água potável em São João d’Aliança.

Técnicos da empresa informaram à prefeita que a água tratada em São João d’Aliança obedece, rigorosamente, todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Mesmo com essa resposta, no mês seguinte a divulgação das notícias, abril de 2022, a Prefeitura contratou uma empresa especializada para realizar análise das águas do Rio das Brancas (Rio que abastece São João d’Aliança).

A empresa contratada foi a CONAGUA Ambiental, que é um laboratório de prestação de serviços analíticos, estabelecido em Goiânia desde 1996, que tem excelência em análises laboratoriais e ambientais, sendo o maior e mais completo laboratório em equipamentos, equipe e treinamentos do Centro Oeste, atendendo aos padrões exigidos por um Sistema de Gestão da Qualidade para ensaios laboratoriais NBR ISO/IEC 17025.

As amostras da água foram coletadas em São João d’Aliança no dia 29 de abril, e o resultado obtido com a análise é de que Não há nenhum tipo de Contaminação Físico-Química e Microbiológica na Água utilizada para consumo humano no município de São João D’aliança.

“Como sempre, agimos com presteza para dar resposta as demandas de nossa população. Com esse resultado, tranquilizamos a comunidade quanto a qualidade da água que consumimos. De acordo com o laudo de potabilidade, a nossa água está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.” Frisou a prefeita Débora Domingues.

Foco na educação

O setor do agronegócio tem sido nas últimas décadas a grande força motriz da economia do município de São João d’Aliança. Recentemente, no entanto, a “descoberta” por parte dos turistas de que o município é também destino para se visitar e conhecer diversos atrativos de belezas naturais, como a Cachoeira do Label, entre tantas outras, o empreendedorismo no setor turístico tem, também, se tornado fonte na geração de empregos e rendas.

Atenta a essa nova realidade, a prefeita Débora Domingues tem dado prioridade ao setor educacional no município, visto que o cidadão bem orientado desde a primeira infância, terá possibilidades maiores de enfrentar os desafios na caminhada da vida, podendo se tornar mais um propulsor do desenvolvimento socioeconômico de São João d’Aliança e região.

Débora Domingues está sempre buscando parcerias que rendem bons frutos ao cidadão contribuinte e sua família, e não é diferente na área da educação. São frequentes os contatos com a secretaria de Estado da Educação, reivindicando melhorias e investimentos para a rede estadual de ensino do município.

Reflexo mais recente disso é a construção de uma quadra poliesportiva no Colégio Pedro Ludovico Teixeira, que tem a competente professora Dayana Linhares como diretora.

Outro exemplo, entre tantas outras conquistas conseguidas pela atual gestão, chegou através da excelente notícia dada pela prefeita Débora Domingues, pela coordenadora regional de educação, Dinalva Cantallops e pela diretora do CEPI Frederico Bernardes Rabelo, Kelen Renata, de que, graças a mobilização do executivo municipal junto ao governo estadual, foi dada a autorização para, a partir de 2023, ser implementação do 8° e o 9° ano no CEPI Frederico Bernardes Rabelo.

O CEPI Frederico tem sido modelo de ensino em todo o estado de Goiás, graças ao excelente trabalho desenvolvido pelos profissionais de educação daquela instituição. “Não posso deixar de agradecer ao governador, Ronaldo Caiado, por todos os investimentos alocados em nosso município. E por fim, quero aqui, reafirmar o nosso compromisso em buscar sempre melhorias na área da educação, pois, acredito que, através da educação que poderemos fazer um mundo cada vez melhor!” ressaltou Débora Domingues durante a solenidade de 39 notebooks aos professores do CEPI Frederico Bernardes Rabelo e do Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, realizada na manhã de quarta-feira, 24.

Esse é mais um investimento do governo do estado de Goiás no município, e tem como finalidade auxiliar os profissionais da educação na execução de suas atividades dentro e fora da sala de aula.

“Parabenizo as diretoras Kelen Renata (CEPI Frederico) e Dayana Linhares (Pedro Ludovico) pela excelente gestão frente aos nossos colégios estaduais. Não poderia deixar de dirigir meus cumprimentos e agradecimentos à coordenadora regional, Dinalva Cantallops, pela parceria de sempre. A nossa educação está em boas mãos.” Disse a prefeita.

Segundo a prefeita de São João d’Aliança, as melhorias no setor educacional no município não se limitam aos investimentos conquistados através das muitas parcerias feitas com o governo do estado e do apoio de deputados e senadores.

Com recursos do município, muitas obras e ações têm dado novos e importantes rumos em todas as áreas da administração pública municipal.

Neste mês de agosto, Débora Domingues, acompanhado pelos secretários Ronan (Educação), Ednei (Infraestrutura) e pelo engenheiro Diego Batista, visitou a comunidade do distrito Pedra de Amolar para acompanhar a obra de reforma da escola municipal Ana Maria de Moura, construída por seu avô, o ex-prefeito Eloi Domingues, em 1973.

Na reforma estão sendo investidos R$ 189.000,00 – fruto de emenda do deputado Tião Caroço, com contrapartida do tesouro municipal. A escola está recendo a troca de todo o telhado; a construção de piso na área do refeitório e a pintura de paredes em toda unidade escolar.

Proteção a criança e ao adolescente.

Com atribuições previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção.

Ciente da importância do trabalho desses agentes, a prefeita Débora Domingues recebeu em seu gabinete, na tarde do último dia  22, os queridos conselheiros tutelares do município. Na ocasião, a prefeita os informou sobre a revisão da remuneração da classe. Com isso, foi encaminhado o projeto de lei à Câmara Municipal para a autorização legislativa.

“A nossa gestão, desde o primeiro dia, valoriza os servidores públicos, e este, é mais um compromisso cumprido.” Afirmou a gestora municipal.

Moradia

Sonho da grande maioria da população brasileira de baixa renda, a moradia popular também é foco da determinação da prefeita Débora Domingues em fazer mais e melhor.

No último dia 23 de agosto, Débora, acompanhada da secretária Lílian, visitou o complexo onde estão sendo construídas as unidades habitacionais do programa do governo estadual “Pra ter Onde Morar”.

As duas acompanharam de perto a qualidade da obra. As casas terão 5 cômodos e área de serviço, com tamanho total aproximado de 60 m². As paredes internas e externas contarão com revestimento, o banheiro será em laje e os demais cômodos contarão com forro PVC. Uma obra com qualidade jamais vista em obras similares. Ao todo serão entregues 50 casas à população, de forma totalmente gratuita. O processo de seleção de beneficiários ocorrerá nos próximos meses.

Infraestrutura

Dando seguimento ao planejamento de atender as demandas em todos os cantos do município, a prefeitura de São João d’Aliança, concluiu nesta semana (22 a 26 de agosto), a construção de uma ponte sobre o rio São Miguel, localizado na estrada vicinal de acesso ao Retentem (e que daqui alguns dias, servirá também, como acesso ao Barreirão).

Viabilizada graças a parceria entre a gestão municipal com o vereador Neto Fernandes e com fazendeiros da região, a ponte sobre o rio São Miguel garante segura e conforto aos turistas e moradores.

A obra foi viabilizada graças a parceria com o vereador Neto Fernandes e com fazendeiros daquela região. Sob a liderança do secretário Ednei, a equipe da infraestrutura desempenhou um excelente trabalho. Agora, os moradores daquela região terão mais conforto e segurança ao trafegarem pela via.

FOTO DE CAPA: Niaranjan do Ó

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *