Infraestrutura dos municípios: Governador inicia programa empréstimo Patrulhas do Desenvolvimento
O governador Marconi Perillo deu início na segunda feira, 14, em solenidade na Praça Cívica, ao Programa Patrulhas do Desenvolvimento, coordenado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).
O programa é mais uma das ações previstas no Plano de Governo da atual administração. Por meio dele, os municípios receberão semanalmente uma patrulha com 75 máquinas para auxiliar no serviço de melhorias da infraestrutura dos municípios: caminhões, patrols, motoniveladoras e pás mecânicas para auxiliar na limpeza das ruas, roçagem de áreas públicas, recolhimento de lixos e entulhos, tapa buracos de estradas vicinais, conserto de barragens, entre outros.
Os equipamentos serão divididos em seis patrulhas que ficarão durante uma semana em cada município. A previsão do governador é que até junho do próximo ano todas as cidades terão sido atendidas e, a partir daí, a Patrulha do Desenvolvimento reiniciará o atendimento. O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, informou que as prefeituras não terão de arcar com nenhuma despesa. As máquinas foram alugadas pelo governo do Estado. O governador sugeriu, no entanto, que os prefeitos se organizem de forma a colocar os maquinários junto às máquinas do governo para que seja possível realizar uma espécie de mutirão.
Marconi afirmou que a Patrulha é mais uma ação programática do governo de apoio ao desenvolvimento regional. “Vai ajudar muito os municípios, principalmente os menores”, pontuou. Segundo ele, aproximadamente 65 municípios serão atendidos até o final deste ano.
Ele pediu aos prefeitos que ajudem na fiscalização das obras e informem ao governo se houver alguma irregularidade. Queremos a colaboração de todos para que possamos realmente dar o maior impulso de todos os tempos na história do nosso Estado. Tive o privilégio de ser duas vezes governador. Tive a marca do social, e essa marca ainda continua, mas nós estamos fazendo, dos três, o melhor disparado de todos os governos na infraestrutura e no social. Vamos até o final do governo trabalhar dia e noite para que os goianos tenham a sensação de que aqui em Goiás há um dos melhores governos do Brasil”, enfatizou.
O governador afirmou que está muito feliz com o resultado das viagens que empreendeu agora à Europa e, principalmente, com a forma como o crescimento de Goiás está sendo reconhecido positivamente: “É impressionante como as pessoas lá de fora apreciam o que está acontecendo em Goiás na área do desenvolvimento econômico, infraestrutura e o quanto é forte o interesse dessas pessoas de todos os cantos do mundo em relação ao nosso Estado. Todos ficam muito assustados com a velocidade do nosso desenvolvimento. Nós realmente demos uma guinada em Goiás. Só não enxerga isso quem não quer”.
“Um dado que frisei muito na viagem é que neste ano o Brasil vai ter um superávit exportador de 2 bilhões de dólares, apenas. Somente o agronegócio vai exportar 96 bilhões de dólares, e somente Goiás vai ter um superávit superior a 2,5 bilhões de dólares; ou seja, estamos carregando o superávit do Brasil nas costas, graças ao nosso desenvolvimento”, sublinhou.
*Gabinete de Imprensa do Governador