Governador recebe ministras no Palácio
MARCONI PERILLO DESTACOU AÇÕES PARA UMA VIDA MAIS DIGNA AOS KALUNGAS E QUILOMBOLAS E A IMPORTÂNCIA DE PACTOS QUE ENVOLVAM A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES, A IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS E O FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.
O governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo receberam, na manhã do dia 14, a ministra Iriny Lopes, chefe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, e a ministra Luiza Helena de Bairros chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, para um brunch comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio das Esmeraldas. Durante o evento, Marconi reforçou que o encontro marca o compromisso do Estado de Goiás de definir pactos que serão firmados com o Governo Federal para a promoção da igualdade racial e de políticas públicas para as mulheres.
Em relação à promoção da igualdade racial, o governador destacou a necessidade de desenvolver iniciativas para proporcionar uma vida mais digna aos kalunga e demais quilombolas, com ações que compreendam infraestrutura, moradia, saúde, combate a todo e qualquer tipo de desigualdades racial e o respeito à diversidade em relação, por exemplo, às comunidades ciganas.
Marconi Perillo ressaltou também a importância de pactos que envolvam a proteção dos direitos das mulheres, a igualdade entre mulheres e homens e o fim da violência contra as mulheres. “Nós pretendemos, num período não tão largo de tempo, buscar as ministras para a assinatura desses pactos, que vão envolver a Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial – Semira e outras secretarias estaduais, como a de Saúde, a de Segurança Pública e a de Educação”, afirmou.
Do ponto de vista administrativo, o governador disse que já foram tomadas medidas que reforçam a Semira. “A secretaria está agora melhor estruturada para efetivar políticas públicas que venham ao encontro das necessidades e expectativas da sociedade. Está fortalecida com recursos e com os pactos que serão assinados com o Governo Federal.”
O governador conclui com uma mensagem dirigida a todas as mulheres. “Estão reservados, de agora em diante, novos e irreversíveis avanços. Goiás está vive um cenário de mudança e retomada do otimismo, do crescimento, da busca de investimentos e de oportunidades. Este é um governo parceiro das entidades e instituições sociais. Um governo extremamente sensível à luta e às causas das mulheres, atento a suas sugestões e bandeiras. As mulheres estão chamadas a participar, colaborar, opinar e sonhar conosco.”
FOTO: EDUARDO FERREIRA