Goiás celebra a Semana da Consciência Negra

zumbi

Vinte de novembro é o dia de celebrar a Consciência Negra. A data é homenagem a Zumbi dos Palmares, e marca o dia em que o líder negro morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Para comemorar, a Secretaria Cidadã iniciou nesta quinta-feira, dia 19, uma série de atividades. A primeira, na manhã desta quinta-feira, no Auditório Dona Gercina Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a onze pessoas e também o lançamento do selo personalizado, de autoria do artista plástico Siron Franco.

“As atividades são um convite à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no Brasil. É uma forma de contribuir, combater o racismo e resgatar a identidade racial da comunidade negra”, ressalta a secretária Lêda Borges.selo

Em parceria com a Secretaria Cidadã, os Correios promovem Semana Cultural da Consciência Negra, do dia 23 a 27, na Agência Central em Goiânia, com várias atividades como exposição fotográfica da comunidade quilombola Kalunga, apresentação de dança das peneiras, além de rodas de conversa com temas sobre a questão racial.

Lêda Borges defende que o mês da consciência negra seja de permanente reflexão. “Temos que continuar avançando na valorização, no fortalecimento, no aperfeiçoamento de políticas públicas e na garantia de direitos à população negra. Estamos irmanados nesta caminhada pela garantia dos direitos e da diversidade racial pela igualdade de oportunidades”, diz a secretária.

A história do povo negro no Brasil possui uma incontestável contribuição social e herança cultural. Em Goiás, por exemplo, está localizado o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, com cerca de quatro mil pessoas abrigadas, em 253 mil hectares de Cerrado e 30 comunidades – cinco em processo de certificação pela Fundação Palmares.

Além da entrega da Comenda Palmares, a Secretaria Cidadã apoiou a Marcha das Mulheres Negras, que levou milhares de mulheres goianas à capital federal nesta quarta-feira, dia 18.

reiprincesasSelo personalizado
O artista Siron Franco foi convidado pela secretária Lêda Borges para desenvolver a arte do selo personalizado alusivo à Consciência Negra. Siron doou o trabalho artístico e explicou o significado da arte: “O selo possui como elementos um círculo sobreposto a uma espada. O objeto remete a uma simbologia africana. Ao fundo a bandeira de Alagoas, Estado de Zumbi dos Palmares, e as cores de Angola”, disse o artista goiano.

Comenda Zumbi dos Palmares 
A Comenda Zumbi dos Palmares foi cunhada em bronze, com 65 mm de diâmetro e 3,5 mm de espessura, pendente a uma fita nas cores verde, azul e amarela, nessa ordem, com quatro cm de largura, no anverso. Ao centro, contém a face perfil de afrodescendente, com a expressão Zumbi dos Palmares; já no verso, tem o brasão das armas do Estado de Goiás com a expressão Comenda Zumbi dos Palmares. Ela é acompanhada de um troféu esculpido em madeira de lei e pedra, com altura de 30 cm, em um pedestal, com placa incrustada de metal, onde são gravados os nomes dos agraciados.

Quando tudo aconteceu?

O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é uma data instituída pelo movimento negro do Brasil para fazer referência à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afrobrasileiro.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *