EXPOAGRO CERRADO – Público aprovou e aplaudiu a 1ª edição.
Aprendizado, criatividade e diversão marcaram os três dias da primeira feira voltada para o tema Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Tendências do Agronegócio no nordeste goiano.
Roberto Naborfazan
Alto Paraíso de Goiás sediou nos dias 07,08 e 09 de setembro a 1ª edição da ExpoAgro Cerrado, uma parceria bem sucedida entre a prefeitura do município e a Comunidade Rural Esusa, composta por assentados rurais. O evento contou com o apoio de parceiros importantes como o INCRA, o Movimento Social de Luta (MSL), a SEAD e o SEBRAE, entre outros.
Focada nos temas Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Tendências do Agronegócio, a ExpoAgro Cerrado foi prestigiada por grande público durante os três dias de evento, que pode participar de oficinas, palestras e ainda curtir shows com artistas regionais e de renome nacional, como o ator e comediante Nelson Freitas e o ícone dos rodeios, Asa Branca, que cantou e emocionou a platéia, ao lado do parceiro Rancharia.
Com projeto e execução de Raquel Lima, esposa do líder do Movimento Social de Luta (MSL), Hugo Zaidan, e coordenada pela empresária Clésia Matos e pelo músico e ativista cultural Pacato do Alto, a 1ª ExpoAgro Cerrado mostrou que veio para ficar no calendário de eventos de Alto Paraíso.
O cenário montado na Praça do Bambu, com palcos, tendas e isolamento de áreas feitos dentro de normas ecologicamente corretas, foi muito elogiado por participantes e visitantes da feira e passa a ser patrimônio do município.
O prefeito Martinho Mendes colocou grande parte do secretariado municipal a disposição do evento, com destaque para as atuações do vice-prefeito e secretário de agricultura e meio ambiente, Marlon Rogério Bandeira e da secretária de turismo, Andréia Lopes, que ministraram e coordenaram palestras e oficinas.
“Estamos vivendo tempos de mudanças, e para melhor. Com a escolha de nosso município para ser piloto no projeto de implementação de ações baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estamos agindo para, além de tornarmos Alto Paraíso de Goiás referência para o Brasil e o mundo como Cidade Sustentável, provocarmos a inclusão voluntária de nossa comunidade em atos e ações dentro desse propósito.
Ao fazermos essa bem sucedida parceria com o Movimento Social de Luta, com o INCRA e a Comunidade Rural Esusa para a realização da 1ª ExpoAgro, estamos agindo dentro dos objetivos 12 – (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis), 15 – (Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade) e 17 – (Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável), visto que, para trilharmos o caminho da sustentabilidade, é fundamental esse fortalecimento de parcerias dentro e fora do território. A ExpoAgro Cerrado foi sucesso de crítica e de público, e estamos dispostos a sermos parceiros nas próximas edições.” Declarou o prefeito Martinho Mendes, ao ser questionado se estava fazendo alianças com os membros do MSL.
Artesanatos, produtos orgânicos e uma bem montada praça de alimentação deram conforto aos expositores e visitantes, que tiveram a presença das polícias Civil e Militar garantindo a segurança durante todos os dias da Feira.
Quem foi ao evento pode ainda assistir Shows de artistas como o Triô Buritis, Os Cobras do Forró, Duelo de Catira, Quadrilha Caipirada, Samuel Rocha, Haila Ticiany, Fabricio e Rafael, além de um Stand Up Comedy com o ator e comediante Nelson Freitas e a marcante presença de Asa Branca e Rancharia que encerraram com chave de ouro a programação musical.