ESPORTE, EDUCAÇÃO E CULTURA – Ex-atleta, prefeita de São João d’Aliança é homenageada na Alego.

Débora Domingues, que já havia sido citada, nesta semana em que se comemora o Dia Nacional da Mulher, como exemplo de liderança na região da Ride, em reportagem de um veículo de comunicação da capital goiana, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo em reconhecimento ao esforço de mulheres que se destacaram e se destacam no esporte. Projetos nas áreas de Cultura e Educação foram iniciados recentemente no município.

Roberto Naborfazan.

Ex-atleta de alto rendimento no Voleibol (Vôlei), a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues Carvalhêdo Barros, foi homenageada com o Certificado do Mérito Legislativo, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na terça-feira, 05, em propositura do deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos).

Ricardo Quirino, que foi jogador de basquete, disse que a vontade de homenagear atletas femininas vem de muito tempo. Segundo ele, as mulheres enfrentam muito mais dificuldades e preconceitos para seguir na prática esportiva. “No Mês das Mulheres, achei fundamental homenageá-las. São representantes do nosso Estado, que levam o nome de Goiás para todo o Brasil.”

Débora Domingues, que compôs a mesa dos trabalhos ao lado de Ricardo Quirino, esteve entre as 92 mulheres que foram agraciadas com a honraria. Além de atletas, mulheres que integram equipes de apoio ou de gestão, como treinadoras, diretoras-técnicas, árbitras, dirigentes esportivas e integrantes de comitês olímpicos e federações esportivas.

Atleta de alto rendimento desde os 11 anos, passando pela seleção Brasiliense e pela Seleção Brasileira infanto-juvenil de Voleibol, Débora Domingues foi homenageada com o Certificado do Mérito Legislativo.

Alto rendimento.

O esporte faz parte da vida de Débora Domingues desde sua infância. Aos onze anos de idade ela já era atleta de alto rendimento no Voleibol, integrando a Seleção de Brasília (DF).

Nos cinco anos que se seguiram, conquistou diversas medalhas e troféus neste esporte, até ser convocada, aos dezesseis anos, para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil de Voleibol, onde, de acordo com suas palavras, aprendeu que, se quisesse vencer, teria que colocar toda sua determinação, toda sua perseverança na superação de seus limites.

Por caminhos e planos outros que surgiram em sua vida, Débora Domingues encerrou sua curta, mas vitoriosa carreira no esporte, aos dezoitos anos.

“Em primeiro momento me senti frustrada por deixar o Voleibol, porque eu vivia para e por este esporte. Acordava e dormia pensando no Voleibol. Mas hoje vejo que nada foi em vão, pois tudo que a gente vivi, serve para nossa construção enquanto ser humano. Hoje estou na política, em meu segundo mandato consecutivo, transformando vidas, e aproveitando todo aquele aprendizado que tive no esporte, usando da disciplina, da garra, da determinação, da perseverança na busca da concretização dos projetos, das emendas parlamentares e tudo aquilo que possa impactar, de forma positiva, na vida das pessoas”. Pontua Débora Domingues.

Representatividade feminina nas cidades da Ride

Nesta semana, em que se comemora, no dia 08 de março, o Dia Nacional da Mulher, Débora Domingues foi citada em reportagem do Jornal Opção como uma das mulheres que se tornaram exemplos de liderança na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

De acordo com a reportagem, Débora Domingues (PL), analisa sua gestão como um marco histórico, já que ela foi a primeira mulher a ocupar esse cargo no município. “Foi uma quebra de muitos paradigmas, mas infelizmente ainda vivemos em uma sociedade machista tradicional, em que as pessoas acreditam que posição de poder ainda não é posição para mulheres. A gente vem mudando isso aos poucos. Estar prefeita abriu a mentalidade das pessoas do município, mostrando que nós podemos ser tão boas ou até melhores do que os homens”, afirma Débora Domingues.

Enquanto gestora, seu trabalho tem se destacado nos últimos anos pelas visíveis mudanças em todas as áreas. “Iniciamos uma gestão inovadora, técnica e totalmente voltada para a coletividade, aplicando os recursos com zelo e eficiência. Sobretudo, procuramos ser a voz da minoria, especialmente das mulheres, para que as pessoas possam reconhecer que elas têm sua singularidade no sentido de serem firmes e ao mesmo tempo sensíveis a algumas políticas públicas voltadas não só para o público feminino, como também para crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais”, salienta.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Mulher, Débora Domingues foi citada  como uma das mulheres que se tornaram exemplo de liderança na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

Com 92% de aprovação, a prefeita é uma inspiração para outras mulheres que também sonham em ocupar espaços de poder. “Nossa avaliação tem sido positiva e os bons resultados mostram que a população conseguiu perceber a transformação da nossa cidade durante esses quase oito anos. Queremos cada vez mais inspirar outras mulheres e despertar nelas o desejo de fazer parte da política, porque é a partir dela que a gente consegue alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo e impactá-las positivamente”, conclui Débora Domingues na Reportagem.

Incentivo à cultura

O setor artístico e cultural do município de São João d’ Aliança recebeu mais um importante incentivo no último fim de semana.

Com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio de recursos viabilizados pela Governo Federal, a Prefeitura municipal investirá, por meio da secretaria municipal de Cultura, o valor de R$ 147.000,00 para apoiar projetos culturais em várias áreas. Isso inclui a produção musical, produção audiovisual e, ainda, para apoio aos artesãos.

Ladeada pela secretária Lilian Fernandes e pelo vereador Genivam, Débora Domingues distribui recursos de incentivo a arte e a cultura no município.

Segundo Débora Domingues “Essa ação visa o fortalecimento da cultura e a valorização dos nossos artistas locais. É uma iniciativa que está impulsionando a cultura e dando oportunidades para os artistas brilharem ainda mais! Juntos, podemos fazer a diferença e tornar nossa cidade ainda mais rica em arte e cultura! Quero parabenizar a iniciativa da Secretária de Cultura, Lilian Ferreira, e também a presença do vereador Genivam nesta cerimônia de abrimos mais caminhos para o incentivo à cultura São-Joanense”.

Foco na Educação

No final do mês de fevereiro a Prefeitura de São João d’Aliança, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento de mais um projeto iniciado na rede municipal de ensino: a formação continuada de servidores e profissionais da educação. Desde o início de sua gestão, Débora Domingues tem priorizado a educação como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social da comunidade.

Sua administração tem realizado investimentos na qualificação e na valorização dos professores; e agora, com a formação continuada, está investindo na preparação, para que eles possam melhorar cada vez mais com o aprendizado dos alunos. Assista ao vídeo abaixo.

A ação conta com recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Wilde Cambão.

“Acredito firmemente que a capacitação constante é o caminho para garantir que todos os nossos alunos e alunas tenham acesso a uma educação inclusiva e de excelência, especialmente aqueles com deficiência.  Essa iniciativa não apenas visa aprimorar as habilidades dos nossos profissionais, mas também promover uma cultura de inclusão e respeito dentro de nossas escolas. Acreditamos que cada aluno é único, e merece receber uma educação que respeite suas individualidades e potenciais. Investimos cada vez mais na educação, porque nós sabemos que a educação é a porta de entrada para transformar vidas, para transformar o mundo”. Pontuou a prefeita.

“Nós temos investido desde a construção e reformas de escolas, em merenda mais nutritiva, quanto em material didático, em parceria com o governo do estado. Vejo o quanto é importante, o quanto nós temos de demanda também de preparar nossos professores, para trabalharem com as crianças portadoras de necessidades especiais. Nós precisamos incluir essas crianças no processo, e precisamos desenvolver nelas a potencialidade, o potencial que sabemos existir em cada uma delas”. Concluiu Débora Domingues

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *