DESASTRES NATURAIS – Caiado lança plano de estratégias em infraestrutura para o norte e nordeste goiano.

De acordo com estudos do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), pode chegar a chover 500 milímetros em 70 municípios das regiões Centro, Norte e Nordeste em um único mês.

Roberto Naborfazan

O governador Ronaldo Caiado lança na segunda-feira (31/10), às 15h, no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a Operação Nordeste Solidário.

Será apresentado o plano de estratégias em infraestrutura, social, saúde e outras frentes essenciais para evitar desastres naturais, mitigar danos e garantir a segurança de toda a população da região.

Elaborado a partir das ocorrências registradas na última temporada de chuvas e baseado no tripé “preparação, resposta e reconstrução”, o documento destaca as áreas mais vulneráveis do Estado e estabelece as medidas efetivas de enfrentamento a situações de risco, bem como o acolhimento e assistência às pessoas.

Em dezembro de 2021 enxurrada provocada pelas fortes chuvas arrastaram meia pista da GO 118 entre Alto Paraíso de Goiás e Teresina de Goiás.

De acordo com estudos do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), pode chegar a chover 500 milímetros em 70 municípios das regiões Centro, Norte e Nordeste em um único mês. O cenário seria semelhante ao ocorrido entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

A operação será focada em 14 municípios classificados com alto grau de risco, sendo a maioria nas regiões Norte/Nordeste. São eles: Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Formosa, Hidrolina, Itapaci, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João D’Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Uruaçu. A estimativa é de que cerca de 190 mil pessoas possam ser afetadas direta ou indiretamente pelos efeitos das chuvas.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *