COPA VERDE 2017 – Carbono Zero será tema das atividades de sustentabilidade.

Cristina Índio do Brasil**

O Ministério do Meio Ambiente e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram na terça-feira, (15), em Brasília, protocolo de intenções para o desenvolvimento das ações e atividades socioambientais e de sustentabilidade da Copa Verde 2017, competição que terá a participação de 18 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O protocolo será assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o vice-presidente da CBF, Antônio Nunes, e o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

O lançamento da edição de 2017 da Copa Verde será feito sexta-feira (17), no palácio do governo de Macapá, no Amapá.  A competição foi a primeira de iniciativa sustentável no futebol brasileiro. Segundo a CBF, neste ano, em continuação ao projeto, será levantada a bandeira do Carbono Zero, com ações de compensação das emissões de gás carbônico e de preservação do meio ambiente.

No lançamento, o público conheceu as novidades previstas para a Copa Verde 2017, que se juntam às ações adotadas no ano passado, quando o Paysandu, clube paraense, foi campeão ao vencer o Gama no placar agregado nas finais, de 3 a 2. Os dois foram os primeiros a receber o ecológico Troféu Vivo, que é uma muda de árvore a ser plantada na sede do clube vencedor.

Ingressos

Os torcedores que quiserem acompanhar os jogos nos estádios poderão trocar garrafas PET por ingressos, o que, em 2016, animou o público. Foram trocados mais de 13 mil ingressos, e quatro cooperativas do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos receberam quase duas toneladas de garrafas PET.

A competição foi a primeira de iniciativa sustentável no futebol brasileiro.

Na edição 2017, que terá jogos até 15 de maio, além do Troféu Vivo, haverá novamente concurso de redação para estudantes sobre a conscientização ecológica e a presença nos jogos do Vermelhão, mascote oficial do campeonato inspirado na arara-vermelha-grande, animal ameaçado de extinção e encontrado em estados onde estão sediados os clubes participantes do torneio. O vencedor terá acesso direto às oitavas de final da Copa do Brasil de 2018.

** Repórter da Agência Brasil

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *