CHAPADA EM CHAMAS – Queimadas e descuido de turistas deram inicio a novos incêndios na Chapada dos Veadeiros.

O Cerrado sofre mais uma vez com os incêndios que estão cada vez mais fortes e frequentes, ano após ano na Chapada dos Veadeiros. No domingo, 12, o atrativo Vale da Lua foi fechado depois que enormes chamas isolaram dezenas de turistas no local.

Roberto Naborfazan

No domingo, 12, um grande incêndio foi iniciado na região do Vale da Lua, um dos atrativos turísticos mais visitados em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.

Segundo informações preliminares, o fogo começou na margem esquerda do Rio São Miguel, próximo da sede do Vale da Lua, provavelmente provocado por uma “bituca” de cigarro jogada por um turista na vegetação seca.

O fogo se alastrou rapidamente, pulou o Rio São Miguel, subindo até o topo da Serra do Segredo, atingindo pontos de difícil acesso e seguindo em direção ao Rio dos Couros.

Equipes da Brigada do Parque Nacional, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Voluntária fizeram no domingo o resgate de dezenas de turistas que ficaram cercados pelas chamas no Vale da Lua. Dois brigadistas tiveram que passar por atendimento médico. Os turistas foram retirados com segurança e sem ferimentos. Foto: Walmir Cunha/Arquivo Pessoal

Outra linha de fogo se iniciou nas proximidades do estacionamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, seguindo também em direção a pontos de difícil acesso, dificultando o combate ás chamas.

Equipes da Brigada do Parque Nacional, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Voluntária fizeram no domingo o resgate de dezenas de turistas que ficaram cercados pelas chamas no Vale da Lua. Dois brigadistas tiveram que passar por atendimento médico. Os turistas foram retirados com segurança e sem ferimentos.

Aviões contratados pelo ICMBio auxiliam no combate as chamas, trabalhando principalmente para apagar o fogo que se aproxima de casas em propriedades rurais.

Assista um dos vídeos que circulam pelas redes sociais mostrando os primeiros momentos do incêndio no Vale da Lua.

Um foco de incêndio se iniciou, na tarde de domingo, na região das cachoeiras Loquinhas, mas foi debelado rapidamente.

A prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, através da Secretaria Municipal de Turismo, emitiu a pouco a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Turismo de Alto Paraíso de Goiás, através da Secretária Luciana Amado, informa que o incêndio no atrativo Vale da Lua foi controlado nessa madrugada (13), porém segundo informações recebidas dos proprietários agora a pouco (12:17 horas), o incêndio reiniciou, por isso o atrativo continua fechado.

Havia foco também no atrativo Loquinhas ontem (12), mas foi controlado. O atrativo não foi fechado.

Existem outros focos de incêndio na região, que estão sendo atendidos pelos Bombeiros, brigada voluntária e ICMBio.

Até o momento não recebemos informações sobre outros atrativos fechados. As atualizações são realizadas diariamente.

Para consultar quais atrativos estão abertos e situação do acesso aos atrativos, entre em contato com as equipes dos Centros de Atendimento ao Turista –  CAT dos municípios da região da Chapada dos Veadeiros.

Orientamos aos turistas que visitem nossos atrativos com guias e condutores locais, eles enriquecem a experiência e garantem a segurança, do visitante, são guardiões do cerrado,  protegem cada canto da nossa região.

Alto Paraíso de Goiás- (62) 3446-1106.

Cavalcante: (62) 3494-1507.

Colinas do Sul: (62) 9 9863-0972.

São João da Aliança: (62) 9 9669-4729.

Teresina de Goiás: (62) 9 9806-6435.

FOTO DE CAPA: Reprodução Twitter / Amanda Audi)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *