AUDIÊNCIA PÚBLICA – Controle de Reprodução de animais de pequeno porte será debatido, em Alto Paraíso de Goiás.

A audiência Pública acontecerá na sede da Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás nesta quinta-feira, 26 de maio, das 18 as 20 horas, e tem como objetivo fomentar o diálogo e o debate em torno da proposta da criação do Programa de controle.

Roberto Naborfazan

A Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás, através de propositura da vereadora Renata Novaes “Henny” de Freitas, realizará na quinta-feira próxima, dia 26, audiência pública, a fim de debater com a sociedade organizada e com a comunidade em geral, a criação do Programa de Controle de Reprodução de Animais de Pequeno Porte no município.

A Audiência Pública tem como objetivo, segundo o requerimento da vereadora, fomentar o diálogo e o debate em torno da proposta, com presença de especialistas e da sociedade civil, para que o Projeto de Lei venha com a força de uma propositura social e possa, de fato, ser implementado em Alto Paraíso de Goiás, que há muito necessita de um programa que caminhe nesse sentido.

Vereadora Henny é autora do requerimento que propõe a criação do Programa de Controle de Reprodução de Animais de Pequeno Porte no município.

A população de cães e gatos, principalmente, vem aumentando de forma descontrolada pelas ruas da cidade, gerando problemas de saúde pública, além de sofrimento para muitos desses animais.

Atualmente, em todo o Brasil, existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração ou esterilização é uma das formas de evitar que animais procriem de forma descontrolada e que (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONGs de proteção animal, etc.

Recolher os animais das ruas e levá-los para um abrigo não resolve o problema.

Em muitas cidades o controle de natalidade é feito por eutanásia, e muitas vezes por sacrifício. Não existe nenhuma prova de que a eliminação de cães e gatos tenha um impacto significativo na densidade das populações desses animais. A esterilização é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos.

Segundo a vereadora Henny (Rede Sustentabilidade) “O Mandato Coletivo Permacultural vem acompanhando de perto a temática da Castração Animal em Alto Paraíso de Goiás em conjunto com a sociedade civil desde o começo do nosso mandato, em 2021. Queremos, com essa audiência pública, que o Projeto de Lei 18/2022 que dispõe sobre o Programa de Controle de Reprodução de Animais de Pequeno Porte em Alto Paraíso de Goiás venha com a força de uma propositura social e que possa, de fato, ser implementado na nossa cidade, tão carente de um programa como este.” Ressaltou.

A audiência Pública acontecerá na sede da Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás nesta quinta-feira, 26 de maio, das 18 as 20 horas, e tem a presença confirmada dos seguintes convidados:

Isadora Cristina Mota (Doutora pela UnB com foco no “Impacto de cães domésticos em uma Unidade de Conservação do Cerrado), Ismael Neiva (Secretário do Meio Ambiente de Alto Paraíso de Goiás), Luís Henrique Mota de Freitas Neves (Chefe do PNCV/ICMBIO), Nina Claudia Mello (ONG Salvar), Fernando Couto (Secretário Municipal de Saúde), e Thais Gomes de Souza (Vereadora de Anápolis, autora do Projeto de Lei em execução sobre Castração Animal em Anápolis).

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *