ATUAÇÃO PARLAMENTAR – Deputado Alessandro Moreira recebe sinal positivo para construção de Policlínica em Campos Belos.

Legítimo representante do nordeste goiano na Assembleia Legislativa, ele também solicitou, junto a secretaria estadual de saúde, recursos para a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Simolândia. Através de emenda do saudoso deputado Iso Moreira, produtores da agricultura familiar receberam, no último dia 28 de julho, extratores de mandioca, por meio da Emater – GO.

Roberto Naborfazan

Campos Belos – GO fica no límite extremo da região nordeste do Estado e é o município mais distante da capital.

Em seu primeiro discurso, assim que eleito em 2016, o governado Ronaldo Caiado disse que “é inadmissível um paciente ter que viajar 600 km em uma ambulância para ter um atendimento de qualidade na área da saúde”.

O deputado estadual Alessandro Moreira (PP), que tem representatividade nos 21 municípios do nordeste goiano, tem como um dos principais focos de seu mandado a melhoria na estrutura hospitalar da região. São frequentes, nesses seus primeiros sete meses de atuação parlamentar, as ações junto ao governo do estado para que essas melhorias aconteçam.

Alessandro Moreira e sua esposa, a prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Holiceni, com o secretário Sérgio Vêncio.

Em recente audiência com o secretário estadual de Saúde, SérgioAlberto CunhaVêncio, na ocasião acompanhado pela esposa, a prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Holiceni, Alessandro Moreira apresentou demandas para todos os municípios da região, entre elas construção de uma Policlínica em Campos Belos, e a destinação de recursos no valor de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para a conclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal de Simolândia.

Em relação a construção da Policlínica de Campos Belos, o deputado Alessandro Moreira, por meio do secretário Sergio Vencio, já recebeu sinal positivo para a obra sinalizado pelo governador Ronaldo Caiado.

Solicitação feita por Alessandro Moreira e as especificações da área solicitada ao prefeito de Campos Belos para a construção da Policlínica no município.

A aprovação já foi enviada por Alessandro Moreira ao prefeito de Campos Belos, Pablo Geovanni, para que ele e sua equipe providenciem uma área com tamanho mínimo de 25.000 m2 para ser destinada à construção da Policlínica, que, após concluída,  irá beneficiar também os municípios circunvizinhos de Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Divinópolis de Goiás  e São Domingos.

Já a conclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal de Simolândia promoverá o fortalecimento para o atendimento médico-hospitalar de moradores do município e também de localidades como Buritinópolis, Mambai, Damianópolis e Sitio d’Abadia.

Alessandro Moreira pediu a liberação de recursos para a conclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal de Simolândia.

“Estamos trabalhando para defender melhorias na área da Saúde para todos os municípios do Nordeste Goiano e dos municípios que represento. Saúde é a nossa prioridade.” Enfatizou o deputado Alessandro Moreira.

Cooperativismo

Em outra frente, o deputado Alessandro Moreira tem atuado para provocar melhorias aos produtores rurais, principalmente aos que trabalham na agricultura familiar.

Em visita ao Sistema das Organizações das Cooperativas do Brasil – OCB/GO, o deputado foi recebido pelo presidente, Luís Alberto Pereira, a quem solicitou apoio ao desenvolvimento do cooperativismo na região Nordeste, principalmente em relação à agricultura familiar nos assentamentos.

Alessandro Moreira  e Iolanda Holiceni com diretores da OCB/GO – Busca por melhorias para os trabalhadores na agricultura familiar, principalmente aos que vivem em assentamentos no nordeste goiano.

Durante a reunião, Luís Alberto Pereira ofereceu o apoio do Incubacoop Goiás (Programa de Incubação de Cooperativas), para atuar nas regiões Norte e Nordeste de Goiás. O Incubacoop Goiás  é um projeto que promove o suporte institucional para o surgimento de novas cooperativas, com foco no desenvolvimento econômico da comunidade local.

Vale do Paranã

Outra importante audiência realizada pelo deputado Alessandro Moreira em busca do fortalecimento da agricultora familiar na região foi com o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Braga Filho.

Em pauta o projeto de fruticultura irrigada do Vale do Paranã. Alessandro Moreira apresentou demandas para viabilizar a efetivação do projeto, que abrange, em sua primeira etapa, 300 hectares com lavouras irrigadas de maracujá e manga, com captação de água na barragem do Rio Paranã  e no Ribeirão Porteira.

Alessandro Moreira e sua esposa, Iolanda Holeceni, com o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Braga Filho.

Entre os méritos da iniciativa está a geração de emprego e renda para famílias vulneráveis, a democratização do acesso à água das barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira, o incremento e a diversificação da produção agrícola estadual e o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Nordeste.

Emenda de Iso Moreira

Mesmo após o seu precoce e muito lamentado falecimento, o trabalho do saudoso deputado Iso Moreira continua gerando melhorias para as comunidades do nordeste goiano.

Para fomentar e fortalecer a agricultura familiar na região nordeste do estado, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu,  no último dia 28 de julho, extratores de mandioca que serão destinados a produtores rurais residentes nos municípios da região.

Ao todo foram recebidos 43 equipamentos. Os extratores de mandioca foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual Iso Moreira (in memoriam).

Iso Moreira trabalhou sem descanso, durante seis mandatos consecutivos como deputado estadual, pelo desenvolvimento do nordeste goiano e pelos quase cinquenta municípios que representava.

Por meio de emenda do saudoso deputado Iso Moreira, produtores rurais residentes nos municípios da região receberão extratores de mandioca.

“Quando os produtores rurais recebem incentivo se tornam mais competitivos, vendem mais, geram emprego e trazem retorno para a comunidade onde estão inseridas. Parcerias como esta, celebrada com o ex-deputado Iso Moreira, sempre terá o nosso apoio”, afirma o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

Atualmente, as Estações Experimentais da Emater em Porangatu e Araçu possuem estudos avançados sobre o cultivo da mandioca. As pesquisas visam desenvolver variedades adaptadas as condições climáticas e ao solo do nordeste goiano, além da viabilização de novas possibilidades de mercado aos produtores.

Presidente da Emater – GO, Rafael Gouveia “Parcerias como esta, celebrada com o ex-deputado Iso Moreira, sempre terá o nosso apoio”.

Usos da mandioca

A mandioca é utilizada de diferentes maneiras no nosso cotidiano, tanto na indústria quanto na culinária. Na indústria, a mandioca brava é o tipo mais usado para a obtenção de polvilho, farinha e outros produtos. Já a que consumimos no dia a dia é chamada de mandioca mansa.

Da fécula da mandioca, popularmente conhecido por amido, é possível obter produtos como papel, álcool e fermento químico. A transformação química deste amido gera também subprodutos como papelão, vitamina C e plástico biodegradável.

A mandioca também mudou a vida de muitos produtores ao ser comercializada para a produção de cervejas.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *