ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – Prefeitura de São João d’Aliança promoveu, no mês de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

Iniciativa mostra os investimentos da Prefeita Débora Domingues em políticas de saúde mental no município. Audiência junto ao INCRA para tratar das titulações do PA Santa Maria e do PA Mingau, reunião com o governador Ronaldo Caiado, e apoio para evento de Motocross fazem partes das várias ações realizadas pela gestora no mês de abril.

Roberto Naborfazan.

O ser humano, ao longo de sua história, constantemente recorreu ao consumo de substâncias psicoativas, como álcool, fumo e outras drogas seja em rituais religiosos, para se alienar do sofrimento, ou na busca do prazer. As circunstâncias, as motivações e as novas formas de obtenção das substâncias psicoativas variaram bastante ao longo dos tempos, assumindo características próprias de acordo com cada época e cada segmento social em que está inserida, levando a circunstâncias distintas de vulnerabilidade individual, social e comunitária.

O SUS vem consolidando a implantação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), por meio do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, pelo MS5 . A Raps busca estratégias integradas para responder às necessidades dos cidadãos, em parceria com outras redes intra e intersetoriais. Devem estar baseadas em boas práticas, em práticas inovadoras, evidências, diretrizes da Política de Saúde e princípios éticos, sobretudo quando se presencia o surgimento de novas substâncias de uso, por exemplo: como foi o caso da cocaína, oferecida em novo formato (crack), que requerem modalidades de cuidado adaptadas aos consumidores e aos contextos onde são consumidas.

E foi com o objetivo de debater  políticas de saúde mental no município que a prefeitura do município de São João d’Aliança promoveu no mês de abril, através da Secretaria municipal de Saúde, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Assista ao vídeo abaixo.

“Entendemos que a saúde mental é um tema sério, e por isso, não medimos esforços em investimentos. Temos em nosso município o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, onde ofertamos os serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. Em nome da nossa secretária de saúde, Andreia Abbes, quero parabenizar toda equipe da saúde pela realização do evento.” Disse a prefeita Débora Domingues ao abrir o evento.

Esse empenho por parte da equipe da prefeitura de São João d’Aliança vai ao encontro da política realizada pelo governo do Estado de Goiás nessa área.

Em reunião realizada no dia 20 de abril, a 4ª CIB  (Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) discutiram e pactuaram projetos, notas técnicas e demais definições de implementação das políticas de saúde e assistencial. O secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, destacou a importância de avançar este ano, fechando um período de conquistas em todas as frentes de atuação.

Ladeado por Luciana Vieira (d.) e Veronica Savatin, secretário estadual da saúde, Sandro Rodrigues, comanda 4ª CIB do ano, onde foi, também, pactuado um projeto de saúde mental na Atenção Primária de Saúde.  

Além de homologar diversas emendas parlamentares e repasses de recursos para fortalecimento da assistência em vários municípios, a CIB homologou vários itens de discussões dos grupos técnicos. Foi pactuado um projeto de saúde mental na Atenção Primária de Saúde, com o objetivo de apoiar a gestão para organizar uma linha de cuidados para a saúde mental na assistência prestada pelos municípios aos cidadãos, novidade que trará integralidade na saúde dos goianos. FOTOS FACE

Ações em Brasília

Graças a uma operação de crédito no valor de R$ 5 milhões, firmada por São João d’Aliança junto ao Banco do Brasil, a prefeita Débora Domingues, representando o município, recebeu a homenagem do selo de sustentabilidade da instituição financeira.

A utilização do dinheiro oriundo do empréstimo será focada em diversas ações planejadas como obras de infraestrutura, entre elas pavimentação asfáltica, drenagens, meio fio, calçadas e iluminação públicas.

Representando o município de São João d’Aliança, a prefeita Débora Domingues recebeu da diretoria do Banco do Brasil, como homenagem, o selo de sustentabilidade da instituição financeira.

Sobre esse empréstimo, vale lembrar que, para um município conseguir realizar uma transação nesse valor em uma instituição como o Banco do Brasil, é necessário cumprir uma série de exigências e normas, entre elas, comprovar a capacidade de pagamento e ter todas as certidões atualizadas.

Ainda em Brasília, no dia 26 de abril, Débora Domingues participou de uma audiência junto ao INCRA para tratar das titulações do PA Santa Maria e do PA Mingau, e também, para a regularização para assinatura do CCU e para inclusão de famílias na RB.

Recepcionada pelo Superintendente da SR-28 do INCRA, Robson Pereira da Silva, Débora participou de uma reunião bastante produtiva, onde os técnicos do INCRA explicaram sobre as divergências existentes no processo de titulação. Divergências estas que estão sendo sanadas e que, dentro de aproximadamente dois meses possibilitará a entrega dos tão sonhados títulos para as famílias.

Destaca-se que, no dia 28 de abril foi realizada a entrega de títulos para algumas famílias do PA Palmital O eventyo aconteceu no PA Fartura, em Formosa.

Esporte radical

Dando seguimento no objetivo de colocar cada vez mais o município de São João d’Aliança no roteiro nacional do turismo ecológico e de aventura, como o Rafting e o Motocross, a prefeita de São João d’Aliança participou, no dia 24 de abril, do 1° Trilhão Terra no Zói. O evento, que contou com o apoio da prefeitura municipal, consiste em uma trilha de Motocross com diversos desafios.

Ao apoiar e investir em atividades e eventos esportivos, como o Rafting e o Motocross, a prefeita Débora Domingues insere, cada vez mais, o município de São João d’Aliança no circuito do turismo de aventura.

“Em nome do secretário de transportes e um dos organizadores do evento, Gustavo Fernandes, parabenizo toda a equipe organizadora do evento, apoiadores e participantes.” Destacou a prefeita.

O 1° Trilhão Terra no Zói é um evento radical, que consiste em trilha de Motocross com desafios e premiação. O Evento teve a participação direta na organização da BASE Associação, e do seu  presidente, José Roberto.

“Em nomes do Júnior da DFA e de Euler Rodrigues gostaria de parabenizar toda a equipe organizadora pela iniciativa e realização desta primeira edição do Trilhão Terra no Zói. Quero aqui, reafirmar o compromisso da BASE com as causas esportivas em nossa cidade. Contem sempre conosco.” Frisou o presidente.

Atendimento a comunidade

Enquanto muitos gestores tiraram o feriadão do dia 21 de abril para descanso, a prefeita Débora Domingues tirou o dia para ver de perto os problemas e ouvir a comunidade.

Acompanhada de seu avô, o ex-prefeito Eloi Domingues, e de diversas autoridades do município, Débora Domingues passou o feriado do dia 21 de abril ouvindo as reivindicações da comunidade do distrito do Forte.

Acompanhada de seu avô, o ex-prefeito Eloi Domingues, do subprefeito Tiãozinho, e com os secretários Gustavo Fernandes (Transportes); Mário do Balanço (Agricultura); Lílian Ferreira (Assistência Social); Ednei Crisóstomo (Infraestrutura); Andreia Abbes (Saúde); Ronan Vieira (Educação), do presidente da Câmara, Netinho, e dos vereadores Mariinha, Nerilson Ramos; Carlin do Paranã; Tião Moraes e Zé Nilton, ela o dia inteiro no Distrito do Forte, ouvindo todas as reivindicações.

Segundo a prefeita “Através deste diálogo melhoraremos a qualidade dos serviços prestados. Trouxe minha equipe de trabalho para ouvir de perto as demandas da comunidade do Forte. Aproveito para reafirmar o nosso compromisso de atendê-los da melhor forma possível.” Se posicionou.

Agenda com o governador

Em companhia do deputado estadual Tião Caroço e vários vereadores, Débora Domingues entregou ao governador Ronaldo Caiado uma lista de reivindicações, entre elas a manutenção da GO-236 e da GO-116, incluindo a construção de pontes. 

Encerrando o mês de abril, no dia 29, a agenda de compromissos de Débora Domingues foi no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, onde o governador Ronaldo Caiado recepcionou lideranças políticas da região nordeste do estado.

Além de Débora Domingues, a comitiva São Joanense marcou presença com os vereadores Netinho, Carlin do Paranã, Zezé da União, Zé Nilton, Tião Moraes e Nerilson Ramos.

O grupo estava acompanhado pelo deputado estadual Tião Caroço. Durante a audiência, a prefeita e os vereadores entregaram nas mãos de Ronaldo Caiado  uma lista de reivindicações, entre elas a manutenção da GO-236 e da GO-116, incluindo a construção de pontes; a reforma da escola Pedro Ludovico Teixeira (substituição das paredes de placa por alvenaria); o início de recapeamento asfáltico em ruas e avenidas de nossa cidade; e também, o início da construção das 50 casas populares.

“Quero parabenizar o poder legislativo municipal por somar forças junto ao executivo em busca de melhorias e desenvolvimento para São João d’Aliança. Como sempre gosto de dizer – juntos, somos mais fortes! – Acelera São João!” enfatizou Débora Domingues.

Share

Um comentário em “ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – Prefeitura de São João d’Aliança promoveu, no mês de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

  • 11 de maio de 2022 em 6:55
    Permalink

    Juntos somos mais fortes…. São João da Aliança Goiás está de parabéns …nossa prefeita e demais 💕 parabéns para nós.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *