Alto Paraíso – Martinho Mendes deixa secretaria de administração do Município.

Após sete anos a frente da secretaria de administração e finanças do município, Martinho Mendes faz discurso de despedida na Câmara de vereadores com breve prestação de contas. Fontes extraoficiais afirmam que Martinho Mendes tem o apoio do prefeito Álan Barbosa para ser o candidato a sua sucessão e que a chapa já estaria definida com Marlon Bandeira, do PMDB, como candidato a vice.

Roberto Naborfazan

Secretário de Administração e Finanças da prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, acaba de deixar o cargo. Um dos principais responsáveis pelo retorno ao equilíbrio das contas com pessoal e fornecedores – ao assumir o cargo o município estava com uma divida superior a 2,5 milhões – Martinho Mendes colocou a casa em ordem.

Um dos principais responsáveis pelo retorno ao equilíbrio das contas com pessoal e fornecedores, Martinho Mendes colocou a casa em ordem e agora de despede do cargo.
Um dos principais responsáveis pelo retorno ao equilíbrio das contas com pessoal e fornecedores, Martinho Mendes colocou a casa em ordem e agora de despede do cargo.
A obra de desvio da Serra da Laranjeira é apontada como referência no atendimento a comunidade da região do Sertão.
A obra de desvio da Serra da Laranjeira é apontada como referência no atendimento a comunidade da região do Sertão.

Gra­du­a­do em ad­mi­nis­tra­ção de em­pre­sas, na­ti­vo al­to-pa­ra­i­sen­se, Mar­ti­nho co­man­dou a se­cre­ta­ria des­de o ini­cio da ges­tão do sa­u­do­so pre­fei­to Di­val­do Rin­co, se­guin­do na ad­mi­nis­tra­ção de Álan Bar­bo­sa, onde  im­pri­miu rit­mo de tra­ba­lho usan­do sua vas­ta ex­pe­ri­ên­cia na área, pau­ta­da pe­los prin­cí­pios bá­si­cos da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, com vis­tas a oti­mi­za­ção dos re­cur­sos por meio de ações fir­mes que bus­caram a eco­no­mia nas re­la­ções de com­pra e evi­tando  des­per­dí­ci­os.

Focado nas responsabilidades inerentes ao cargo que ocupou durante tantos anos, o agora ex-secretário afirma sempre que “Al­to Pa­ra­í­so é uma ci­da­de pe­que­na com de­man­das de ci­da­de gran­de”, devido a alta rotatividade da população, já que a grande frequência de turistas que visitam os atrativos naturais da Chapada dos Veadeiros chega a triplicar o número de pessoas na cidade (em relação ao número de moradores) em determinados períodos do ano.

Em respeito aos moradores do município, aos companheiros de trabalho no executivo e aos vereadores, Martinho fez, na sede do legislativo municipal, um breve discurso de despedida e rápida prestação de contas de suas ações a frente da secretária. (Leia abaixo, na íntegra, o discurso).

Muito aplaudido pelos presentes, Martinho Mendes, recebeu cumprimentos e elogios dos vereadores. O vereador Romero citou o esforço do ex-secretário na manutenção das estradas vicinais, pontes e bueiro no município e também a competência em manter o pagamento de funcionários e fornecedores em dia, sempre realizado dentro do mês.

O vereador Serginho lembrou seu período de trabalho na prefeitura, afirmando que sempre recebeu atenção por parte de Martinho em suas demandas e que os funcionários públicos municipais lhe são gratos, porque enquanto várias prefeituras na região atrasam pagamentos, algumas em até três meses, Martinho sempre pagou dentro do mês trabalhado “a prefeitura perde com sua saída do cargo”, concluiu.

O vereador Preto de Nuxa lembrou que todas as demandas da comunidade em que precisou do auxílio de Martinho para atendê-las tiveram posicionamentos positivos dentro das possibilidades. Elogiou a capacidade de gestão do então secretário, visto que comandava as gestões financeiras de várias outras secretarias. “Deus colocou o senhor lá e o senhor fez o excelente trabalho a frente da secretária de administração de Alto Paraíso” afirmou.

O vereador Dadá disse que dava os parabéns à Martinho pelos sete anos em que comandou “a secretaria mais importante dentro do executivo municipal” e que imaginava a pressão que sofreu ao assumir uma secretaria cheia de dívidas e com muitas demandas e agora a entregar com dinheiro em caixa e pagamentos em dias. “te parabenizo e desejo muito sucesso em seus novos projetos, que o senhor continue sendo essa pessoa tranquila e objetiva” salientou.

Ao cumprimentar Martinho Mendes, a vereadora Neuzair lhe disse que ele vem prestando bons serviços á comunidade há muito tempo, mesmo antes de assumir a secretaria nas gestões de Divaldo Rinco e Álan Barbosa, “pois todos sabem que, dentre outras atividades, o senhor fez um excelente trabalho como diretor do Colégio Estadual Moisés Nunes Bandeira. Sabemos que a secretaria que o senhor ocupou é crucial para uma boa administração e o senhor o fez com muita competência e dedicação. Quem sabe Deus, o senhor possa, em seus novos caminhos, servir nosso município muito mais. Fica aqui o meu reconhecimento pelo seu trabalho”. Enfatizou a vereadora.

O vereador Fernando Tatoo desejou muita sorte nos projetos de vida profissional e pessoal de Martinho Mendes, e agradeceu o bom relacionamento pessoal e de trabalho juntos na administração municipal.

Já o presidente da Casa, vereador Luizinho, lembrou a chegada de Martinho para comandar a secretaria de administração na gestão de Divaldo Rinco e que ele, Luizinho, era secretário de transportes, e graças a serenidade e capacidade administrativa de Martinho, muitas obras, principalmente na área de infraestrutura, foram realizadas. Desejou sucesso nos novos projetos do agora ex-secretário e reafirmou ser parceiro nas ações em benefício da comunidade. “Sou prova de que Martinho fez um excelente trabalho a frente dessa secretaria, realizamos obras importantes com seu respaldo como é o caso da Serra da Laranjeiras, por isso te parabenizo e desejo sucesso em seus novos desafios” concluiu o presidente.

Martinho Mendes concluiu sua fala dizendo que, a respeito de ter colocado o pagamento dos funcionários em dia e pago dentro do mês, veio de uma família de pessoas humildes e sabe as dificuldades de um pai de família que trabalha o mês inteiro e quando chega no dia trinta ele não tem dinheiro para comprar o leite para dar ao seu filho. “Sei muito bem o que é levantar de manhã e muitas vezes não ter um pão para comer, mas dentro da força de vontade, comia ali uma farinha com café como primeira refeição do dia, para depois ir à sala de aulas.Hoje, graças a Deus, temos conhecimento nas áreas de educação, agronomia, engenharia e por fim a graduação em administração e pós-graduação na área de gestão pública, onde no meu TCC, defendi a tese de como levantar uma empresa que está a beira da falência. Muito grato a Deus pela oportunidade de servir nossa comunidade e a todos que colaboraram para o bom andamento de nossas ações”, finalizou.

Novo rumos.

Com a proximidade do período eleitoral, a movimentação política nos bastidores já é grande em todos os municípios brasileiros. Em Alto Paraíso os partidos buscam filiações e formulação de seus grupos. São reuniões partidárias e até suprapartidárias em busca de nomes fortes e de consenso para a disputa do cargo de prefeito e vereadores.

Uma fonte, que pediu para não ser identificada, afirmou ao Jornal O VETOR que o grupo comandado pelo prefeito Álan Barbosa (PSB) e o vice-prefeito Eliomar Bertoldo (PR) costuraram uma aliança com o presidente do PMDB local, Marlon Bandeira, e já definiram os cabeças da chapa que disputará a sucessão no cargo de prefeito do município. Segundo nossa fonte, extraoficialmente, Martinho Mendes (PR) será o pré- candidato a prefeito e Marlon Bandeira (PMDB) o pré-candidato a vice. Líderes políticos consultados não desmentem nem confirmam a informação, mas tudo leva a crer que será mesmo esta composição.

O outro grupo forte nesta disputa, comandado pelo PSDB, que fazia parte do grupo político que elegeu Divaldo Rinco e Álan Barbosa e agora resolveu correr em raia própria, ainda não definiu seu candidato, mas o nome mais cotado é o do agropecuarista Marcus Rinco, irmão do ex-prefeito Divaldo Rinco.

Outro que lançou seu nome para o pleito é o vereador Preto de Nuxa, que diz estar deixando o PMDB para se ingressar no PSD, partido pelo qual que ser o pré-candidato na cabeça de chapa.

Íntegra do discurso de despedida do ex-secretário de administração e finanças de Alto Paraíso, Martinho Mendes.

Alto Paraíso de Goiás, 09 de março de 2016.

Discurso

Hoje venho a esta Casa, Senhores Vereadores com o sentimento de dever cumprido, pautado sempre no respeito e atendimento a cada um de vós que de uma forma ou de outra demandaram a Secretaria a qual transitava sob a minha responsabilidade.

Portanto antes de adentrar aos pormenores deste discurso gostaria de expressar publicamente a minha gratidão em primeiro lugar a Deus, grande Arquiteto deste Universo por ter me concedido a oportunidade, a coragem, a sabedoria, a saúde, a paz de espírito e o conhecimento para ajudar o prefeito Álan Barbosa na condução de tão nobre e árdua tarefa; a quem também registro meus sinceros agradecimentos pela confiança em mim depositada e tenho certeza que correspondi às suas expectativas, pois afastei-me agora por livre e espontânea vontade; desejando muita paz e sucesso para finalizar sua gestão.

Gostaria também de registrar meus agradecimentos especiais aos senhores Legisladores nesta Casa pela compreensão e apoio, sempre com vistas nos princípios constitucionais que regem a vida pública e na busca incansável pelos anseios da população de forma igualitária e desejo-vos todo sucesso nesta finalização do pleito.

Agradeço ainda aos colegas secretários com quem dividimos esta responsabilidade ao longo desta jornada, que Deus os ilumine sempre!

Não poderia jamais deixar de agradecer a todo funcionalismo público municipal pelo respeito e parceria, pois sem os quais a máquina administrativa simplesmente não anda e por fim agradeço a população de Alto Paraíso pelo respeito, compreensão, apoio e incentivo e tenham a certeza que muitas vezes tirei a força vital, para atendê-los da melhor forma possível, como deve ser o verdadeiro servidor público.

Abro aqui um parêntese, e peço licença a esta Casa, para que possamos fazer aqui 01 (um) minuto de silencio em memória e agradecimento àquele que deu-me a primeira oportunidade de atuar nesta prefeitura e com muita responsabilidade fizemos um trabalho juntos (DIVALDO WILLIAN RINCO), que Deus o tenha em seus braços nos mais altos mistérios e evolução da própria vida!!!

Pois bem senhor Presidente, senhora Vereadora, senhores Vereadores, senhoras e senhores aqui presentes, foram sete anos de puro trabalho, sem sequer férias, e neste período muitos colegas se foram e outros vieram e o processo continuou sempre na busca pela excelência na prestação dos serviços, por isso sempre comparo a Administração Pública como uma Corrida de Bastão, onde cada um contribui da melhor forma possível para atingir o objetivo, e, qual era naquela época o objetivo inicial? Buscar, senhores, o controle do Município em termos econômicos e financeiros trazendo de volta a credibilidade, junto ao comercio local, junto aos servidores e prestadores de serviços municipais, junto aos órgãos e controle, através de certidões negativas para que o município pudesse empreender e pleitear recursos de melhoria para nossa cidade e sem as quais hoje é impossível que alguma verba venha para o município.

Relembro aqui que em 2009, quando assumi esta Pasta existia aproximadamente três milhões em divida e ninguém vendia para esta prefeitura, senão a vista, pois o rotulo era que “prefeitura não pagava” e hoje é muito pelo contrário, pois qualquer comercio atende a prefeitura e esta tem credibilidade, honra com seus compromissos e tem liquidez.

Todas as dívidas que foram parceladas em 2009, são mantidas rigorosamente dentro do acordo, muitas já findaram e outras continuam pois existem dividas que foram parceladas em vinte anos a exemplo: o INSS do município, não quero aqui apontar culpados ou responsáveis, mas fica claro a falta de compromisso e responsabilidade na condução da gestão e envolve tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo, pois sobre os quais pesam diretamente a administração municipal. Com isto parte dos recursos que hoje poderiam estar sendo aplicados em saúde, educação etc. são destinados a pagar estas dividas.

Contudo senhores, os dois homens a quem tive a honra de ser subordinado, em momento nenhum cruzou os braços para chorar os problemas encontrados, mas tiveram a coragem de buscar soluções sempre ancorados nesta Casa de Leis, visando a retomada do crescimento do Município. No começo foi muito difícil, pois sem credito, sem dinheiro, telefone cortado, luz cortada, patrulha rural sucateada, Secretaria de Transportes sucateada, dividas com o comércio tanto local quanto fora do município, multas, divida com agencia de Correios, Saneago, Celg, Fundo próprio de Previdência, INSS, telefone, contratos diversos, na época ainda se usava máquina que escrever até para preencher cheques etc… foi quando entramos com um planejamento firme, buscando em primeiro lugar otimizar os poucos recursos que o município tem o direito de receber, em segundo lugar lançamos o programa de recuperação da Dívida Ativa, abrimos negociação com todos os nossos credores e assim a situação foi tomando forma e, para que os Senhores tenham uma verdadeira noção do que é esta organização da qual falo com muita propriedade pode-se destacar os avanços dos repasses em termos de Duodécimo a esta Casa que em 2010 girava em torno de R$37.052,30 mensal e agora em 2016 esse valor é de R$86.277,97, o que representa um aumento acima do dobro, ou seja, 132,85%.

Elegemos como prioridade as aplicações em saúde e educação procurando sempre aplicar acima do mínimo exigido por Lei, sendo 15% da receita para saúde e 25% para educação, nós portanto aplicamos em média 20% em saúde e 30% em educação.

Elegemos também como meta o pagamento dos servidores sempre dentro do mês de trabalho e assim cumprimos 84 meses com pagamento em dia, isto demonstra, respeito para com os nossos colaboradores além de termos implementado Planos de Cargos e Salários, nas áreas administrativa, saúde e educação.

Elegemos ainda o Fundo Próprio de Previdência como prioridade absoluta em respeito aos colaboradores aposentados, pensionistas ou em licença e, pasmem pois este Fundo foi criado no ano de 1991 e no período de 1991 a 2009 acumulou uma dívida mais R$600.000,00 e constava em conta apenas R$2.500,00 em 2009, hoje temos nesta mesma conta aproximadamente R$2.300,000,00 mais um motivo de orgulho e responsabilidade com os recursos públicos.

Recuperamos toda a malha Rodoviária Municipal, reformando e construindo pontes, bueiros, e destaco aqui o desvio da Serra da Laranjeira um grande desafio que foi superado com muita coragem, o corte da Serra do Silêncio ambos de grande impacto na malha Rodoviária Municipal, investimentos na iluminação pública, decorações natalinas, abertura de poços artesianos iniciando pela comunidade do Campo do Meio, Assentamento Silvio Rodrigues, comunidade do Sertão e da Secretaria de Transportes, criação da oficina e borracharia própria. Modernização/adequação do aparelhamento de informática em todos os setores da Administração Pública, ampliação do atendimento da creche municipal, recuperação do prédio da Secretaria de Educação, criação do Arquivo Municipal, construção do prédio das Secretarias de Assistência Social e de Obras e Serviços Urbanos.

Consolidação do Polo UAB, onde pessoas de vários municípios tem buscado sua formação ou cursos de pós-formação, e tantas outras melhorias foram implementadas. Compra de veículos para o departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Gabinete do prefeito, todos com recursos próprios.

Destaco também o pagamento de nossas despesas dentro do mês e consequentemente dentro do mesmo exercício exceto na área da saúde, isto Senhores é com certeza uma raridade nacional nas três esferas de governo.

Portanto deixo a Administração de cabeça erguida, dever cumprido, rotinas administrativas implantadas, dívidas pagas, processos administrativos despachados e recursos em conta, foi possível mostrar com muita competência que uma Administração honesta, imparcial, compromissada, responsável pode dar rumo a qualquer Município, rogo a Deus sabedoria e sucesso a todos na conclusão do Vosso pleito e que Deus os abençoe sobre modo muito especial.

Muito obrigado.

Adm. Martinho Mendes da Silva (Mar.2009/Fev.2016)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *