ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – Governo estadual intensifica ações no munícipio.

Construção de pontes, recuperação e manutenção de estradas vicinais, sinalização de ruas e avenidas, e a construção de 30 moradias populares estão entre as realizações do governo do estado em andamento no município.

Roberto Naborfazan

O governo do estado de Goiás está atuando em várias frentes para levar benefícios e melhorias à população de Alto Paraíso de Goiás, município polo da Chapada dos Veadeiros, distante 400 km da capital, Goiânia.

Em convênio estabelecido entre o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), ligada ao o Ministério do Desenvolvimento Regional, estão sendo implantadas duas pontes na GO-239, rodovia que liga Alto Paraíso de Goiás ao trevo para Nova Roma. Uma sobre o Rio São Bartolomeu, logo na saída da cidade, rumo ao Sertão, e outra sobre o Córrego Arroio da Parida, ambas com 24 metros de extensão.

Equipes da Goinfra já iniciaram os trabalhos de estrutura sobre o Rio São Bartolomeu, com os serviços de limpeza, definição do ponto exato onde a estrutura será construída e escavação. FOTO: Arquivo Jornal O VETOR

O total de investimento previsto na construção das duas pontes é de R$ 1.129.400,00. Os trabalhos já começaram na primeira estrutura, com os serviços de limpeza, definição do ponto exato onde a estrutura será construída e escavação. A segunda ponte já está devidamente licitada e será executada em breve.

Esse é mais um passo para que se concretize um antigo sonho da população daquela região, que é ter pavimentação asfáltica interligando, através da GO 239, a região de Posse, na BR – 020, com a de Alto Paraíso de Goiás, na GO 118.

Patrulha Rural Mecanizada

Também através da Goinfra, o governo de Goiás deu inicio as operações da Patrulha Rural Mecanizada, que já está recuperando as estradas vicinais do Município.

Composta por operadores e 14 máquinas locadas pelo Estado, incluindo todo o serviço de manutenção dos equipamentos e combustível, a Patrulha Rural Mecanizada trabalhará na manutenção e recuperação das estradas vicinais indicadas pela prefeitura..

A Patrulha Rural Mecanizada é composta por operadores, 14 máquinas locadas pelo Estado, incluindo todo o serviço de manutenção dos equipamentos e combustível. São quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante toco, duas motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.

A partir dos convênios celebrados entre a Goinfra e o município, o Governo de Goiás executará os serviços nas vias vicinais indicadas pelas prefeituras.

Programa Sinaliza Goiás

O programa Sinaliza Goiás, desenvolvido pelo governo de Goiás, por meio do Detran-GO, para ajudar os municípios goianos a cumprirem o que estabelece a legislação federal referente à sinalização, também chegou à cidade de Alto Paraíso de Goiás.

Ruas e avenidas da cidade estão recebendo placas de sinalização vertical e pinturas de solo para sinalização horizontal.

Sensível às necessidades da população, o Governo de Goiás desenvolveu o programa Sinaliza Goiás,  que sinalizará o Estado de norte a sul, diminuindo o índice de acidentes de trânsito. Equipes estão trabalhando em rua e avenidas de Alto Paraíso de Goiás. FOTOS: Arquivo Jornal O VETOR

Segundo o governador Ronaldo Caiado, o Sinaliza Goiás promove condições para que as pessoas transitem com segurança e contribui para o processo educativo. “Ao colocar uma faixa na porta de uma escola, hospital, em um cruzamento, cria-se uma cultura para as pessoas entenderem o quanto é importante respeitar aqueles locais. Isso salva vidas”, ponderou Ronaldo Caiado.

A sinalização urbana, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é uma atribuição dos municípios, entretanto, diante da falta de estrutura de algumas cidades goianas e de técnicos especializados para o planejamento viário, o Governo de Goiás, sensível às necessidades da população, desenvolveu o programa que sinalizará o Estado de norte a sul, diminuindo o índice de acidentes de trânsito.

Habitação

Outro importante benefício que chega para a população de Alto Paraíso de Goiás por iniciativa do governo do estado, através da Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), é a construção de trinta casas populares.

Com a devida contrapartida da prefeitura do município, já foi iniciada preparação do canteiro de obras que receberá 30 casas populares na Quadra 13 do Setor Planalto, através do Programa “Pra ter onde Morar”.

As 30 moradias, serão à custo zero para as famílias contempladas por serem integralmente financiadas pelo PROTEGE GOIÁS, que é um fundo de Proteção Social do Estado.

Canteiro de obras na Quadra 13 do Setor Planalto, onde serão construídas  30 casas populares pelo governo de Goiás, por meio da AGEHAB, a custo zero para os beneficiários, através do Programa “Pra ter onde Morar”. FOTOS: Arquivo Jornal O VETOR

O Edital de inscrição será lançado em breve, e o beneficiário deverá estar, obrigatoriamente, atualizado no CADASTRO ÚNICO.

Criado para famílias de maior vulnerabilidade social do Estado, o modelo de casa a custo zero integra o rol de atendimentos do programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

No segundo semestre de 2021, quando recebeu a formatação final, a modalidade Construção passou a integrar também uma nova maneira de chamamento público para construtoras interessadas em trabalhar na habitação de interesse social do Estado, que também conta com a modalidade Pra Ter Onde Morar – Crédito Parceria.

Hoje, empresas interessadas em construir nos grandes centros urbanos do Estado, com recursos do Crédito Parceria, precisam também se comprometer contratualmente a edificar moradias a custo zero nas menores cidades com a modalidade Construção.

“Essa foi uma maneira de estimular as construtoras a atenderem também os chamamentos públicos para cidades menores”, explica o presidente da Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), Pedro Sales.

Ele lembra que é determinação do governador Ronaldo Caiado que os pequenos municípios também sejam atendidos. “Até mesmo para estimular que as famílias fiquem em suas cidades de origem e não cedam ao êxodo para os grandes centros”, completa.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *