ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – COMTUR elege diretoria para o biênio 2022/2024.

Principal meta da nova diretoria é alavancar a retomada do turismo no município, buscando um trabalho harmônico entre o Trade Turístico e o Poder Público, com a participação mais interativa e firme dos membros do Conselho.

Roberto Naborfazan

Em reunião extraordinária realizada na terça-feira, 29 de março, o Conselho Municipal de Turismo de Alto Paraíso de Goiás (COMTUR), elegeu a diretoria que o administrará no biênio 2022/2024.

Com a presença de Nove, dos Treze representantes que ocupam cadeiras no conselho, foi eleito para a presidência o ex-secretário de turismo do município e conselheiro das agências de viagens e operadoras de turismo, Moisés Nunes Neto; para Vice-Presidente, foi eleito o conselheiro dos meios de hospedagem, Eduardo Nóbrega de Oliveira, e para a Diretoria Financeira, foi eleita a conselheira pelo poder legislativo, vereadora Helena Maria da Conceição Gomes, que compunham a única chapa que concorreu ao pleito.

Segundo Moisés Neto, “Nosso objetivo é alavancar a retomada do turismo no município, buscando um trabalho harmônico entre o Trade Turístico e o Poder Público, com a participação mais interativa e firme dos membros do Conselho”.

Ex-secretário de turismo do município e conselheiro das agências de viagens e operadoras de turismo, Moisés Nunes Neto, é o novo presidente do COMTUR de Alto Paraíso de Goiás

O novo presidente afirma também que as reuniões voltarão a ser presencias já a partir da próxima reunião ordinária, usando a estrutura da Casa dos Conselhos.

O Conselho Municipal de Turismo tem se destacado como um dos principais Conselhos em Alto Paraíso de Goiás, visto que o turismo é, sem dúvidas, um dos propulsores da economia do município.

Mas o que é um Comtur?

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é um colegiado formado por representantes da sociedade civil, iniciativa privada e setor público com objetivo de auxiliar na definição e implantação de políticas públicas em âmbito municipal.

O Comtur deve ser regulamentado por lei municipal que estabeleça a criação do Conselho e delibere sobre suas funções, composição e regimento.

Os conselhos podem ser constituídos como Consultivos, Deliberativos e Mistos. Os Consultivos tem a função de discutir assuntos apresentados ao Conselho; os Deliberativos tem a função de propor políticas e ações para o turismo no município; e os Mistos tem a função de discutir temas e também propor ações.

E quem pode participar do Comtur?

O recomendável é que a composição dos conselhos seja de 1/3 da iniciativa privada diretamente ligado ao turismo, 1/3 da sociedade civil e 1/3 do poder público.

É importante que os conselhos sejam formados por lideranças representativas dos setores da cadeia produtiva do turismo local e entidades da sociedade civil que contribuam firmemente para o seu funcionamento eficaz.

Casa dos Conselhos abrigará as reuniões presenciais do COMTUR já a partir da próxima reunião ordinária.

É ainda recomendável que as reuniões do Comtur estejam abertas a participação da comunidade sempre que temas de interesse amplo e coletivo estejam em discussão.

Quais as funções de um Comtur?

Como dito anteriormente, as funções do Comtur são definidas por Lei Municipal e serão particulares a cada município. No entanto, é possível citar funções de coordenação, integração, incentivo e promoção que são comuns aos Conselhos na maior parte dos destinos turísticos como:

– Identificar e propor à administração municipal projetos e ações para o desenvolvimento do turismo e preservação dos patrimônios natural e histórico locais.

– Participar da elaboração do Plano Municipal de Turismo;

– Promover campanhas de informação e mobilização sobre o turismo junto à sociedade civil, bem como incentivar a participação da comunidade nas reuniões do conselho.

– Promover debates junto à iniciativa privada e sociedade civil para a identificação de problemas, ameaças e/ou oportunidades ao desenvolvimento do turismo local.

– Determinar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Turismo de maneira transparente, colaborativa e eficaz ao desenvolvimento do turismo;

– Auxiliar a administração municipal no planejamento da atividade turística;

– Zelar pela continuidade das políticas e projetos implantados, independentemente de trocas de mandatos de gestores municipais.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *