Alerta do TRE-GO: Eleitores faltosos podem ter título cancelado

Já está disponível em todos os cartórios eleitorais de Goiás a relação de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições, lembrando que cada turno das eleições é considerado como uma eleição. Situação deve ser regularizada até 4 de maio. Eleitores que não compareceram às urnas nas últimas três eleições terão seus títulos cancelados, caso não resolvam as pendências. A determinação é do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, que disponibilizou a lista online.
Cada turno das eleições é considerado como uma eleição – ou seja, se o eleitor não votou nas últimas eleições para presidente, já possui duas faltas. Para regularizar sua situação, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral no período entre 2 de março a 4 de maio de 2015.
O não comparecimento para a comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou só pagamento de multa implicará no cancelamento automático da inscrição eleitoral.
Além do título eleitoral, o eleitor ainda deverá levar um documento pessoal com foto e, caso possua, o comprovante de votação, de justificativa eleitoral, de recolhimento de multa ou dispensa de recolhimento.
Sem o título de eleitor não é possível votar. Além disso, a falta de quitação com a Justiça Eleitoral implica na perda de direitos como o de retirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos e matricular-se em instituições de ensino.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *