Neta do ex-presidente Lula estréia no teatro
“Nunca estudei interpretação, mas vou dar o melhor de mim”, conta Maria Beatriz, de 16 anos
Paula Costa*
Bia, como é conhecida, sabe que a crítica não será leve, mas afirma que fará o melhor possível. “A parte mais difícil pra mim está sendo decorar o texto. Mas, sei que com a prática, vou tirar de letra”, admite Maria Beatriz, neta do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse será seu primeiro papel no teatro, com o espetáculo “A Megera Domada”. E a adolescente já estréia com um texto de William Shakespeare, direção de Renato Carrera, e adaptação de Walcyr Carrasco.
“Sempre fui ligada com a arte. Sempre fiz balé e agora vou interpretar”, comenta. Cheia de entusiasmo, a jovem adora desafios, e sempre procura experimentar várias atividades. “Ainda não sei o que vou ser. Médica, veterinária, bailarina, atriz, não faço idéia. É muito bom poder escolher, tentar pra ver se dá certo. Espero que as pessoas entendam que é minha primeira atuação”, diz.
A mãe, Lurian Cordeiro da Silva, sempre acompanha a filha, e tenta orientar suas escolhas. “Sempre conversamos em família. Ela tem uma veia artística. Mas, ainda não sabemos para qual lado vai enveredar. Então, apoio tudo, desde que as notas estejam boas”, garante Lurian.
O escritor Walcyr Carrasco, escolheu Beatriz pela aparência ingênua. “Precisava de uma carinha inocente, meiga. E achei que ela era perfeita para o papel. Tenho carta branca nesse projeto. É bem diferente de novela. É no teatro que podemos explorar o talento”, fala Walcyr, que ainda diz que tem um sonho de produzir um espetáculo sobre Romeu e Julieta.
“Também acho que a personagem parece comigo. Ela é namoradeira, mas isso dentro da época dela. Eu adoro sair para dançar, me divertir, e isso é a cara da Bianca”, diz Beatriz, sobre sua personagem.
Segundo Beatriz, o estudo também é prioridade do avô, Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele também apoia. Só fica preocupado com a crítica, com a exposição errada da mídia”, revela Lurian, filha de Lula. “Para a família, sua estreia não é novidade. Já sabíamos que ela ia querer atuar.
Ela é muito pé no chão. Sabe que essa é só uma experiência”, conclui. Para mãe e filha, o importante é ter o apoio da família. “Tenho certeza que meu pai vai se esforçar para assistir. Agora sua agenda está com mais espaço. E ele é muito apegado com a Bia. Será uma etapa especial para todos nós”.
No elenco da peça “A Megera Domada” está a atriz Giovanna Ewbank, que também faz sua estréia no teatro.