MODELO PARA O MUNDO – Marconi determina que ações de implementação do programa 17 ODS em Alto Paraíso sejam prioridade em todos os setores do governo.
O governador Marconi Perillo recebeu na tarde de terça-feira, 15, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva e o líder humanitário Sri Prem Baba, fundador do movimento global Awaken Love, para, junto com todos os secretários do governo estadual, focar e agilizar ações no projeto que tem objetivo de transformar Alto Paraíso numa cidade referência global em sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Roberto Naborfazan**
Embora ainda buscando entender o que é a implementação de ações baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma nova agenda adotada por mais de 150 Países em 2015, na sede da ONU, em Nova York, para ser implementada em todo o mundo em 15 anos, até 2030, a população de Alto Paraíso de Goiás e seus milhares de visitantes já está recebendo benefícios e melhorias em razão do programa. A formação, no município, de 29 alunos soldados da Polícia Militar, que trabalharão em São João D’Aliança e Alto Paraíso e as 74 unidades habitacionais com energia renovável e coleta de esgoto, com tratamento anaeróbio, são algumas dessas ações.
O projeto de transformar Alto Paraíso em modelo de sustentabilidade nasceu de uma proposta do líder humanitário Sri Prem Baba ao governador Marconi Perillo, que encampou a ideia e, junto com o então prefeito do município, Álan Barbosa, deram inicio aos estudos de viabilização.
Ao assumir o governo, o atual prefeito, Martinho Mendes da Silva, colocou todo o secretariado municipal para buscar conhecimento sobre o assunto e ordenou que tudo fosse feito para a implementação de ações que fossem ao encontro do Plano de Governo pelo qual a sociedade Alto-Paraisense o elegera.
Todos os secretários municipais já estiveram em Goiânia, em várias oportunidades, buscando a interação com todos os segmentos do governo estadual envolvido no projeto, sempre sob a orientação da Superintendente Executiva para o Meio Ambiente e Recursos Hídricos da SECIMA e Coordenadora do programa de implementação dos 17 ODS, Jacqueline Vieira.
O líder humanitário e espiritualista, Sri Prem Baba, também já esteve reunido com o governador Marconi Perillo várias vezes, encaminhando as discussões e as propostas nesse sentido, seus conhecimentos e relacionamentos nacionais e internacionais têm sido muito importantes na conquista de novos parceiros.
“Esse projeto é importante para a cidade, para o Estado, para o Brasil e para o mundo, porque estamos criando uma referência em sustentabilidade. Estamos procurando encontrar o ponto de equilíbrio entre a vida em sociedade e a natureza. Isso foi perdido em algum momento. Agora, o momento é de reencontrarmos as soluções para vivermos em sociedade em harmonia com a natureza”, explicou Sri Prem Baba.
Para a reunião de terça-feira, o governador Marconi Perillo convocou os secretários Francisco Pontes (SED), Lêda Borges (Cidadã), José Carlos Siqueira (Casa Civil), Luiz Stival (Agehab), Leonardo Vilela (Saúde), João Furtado (Sefaz), Joaquim Mesquita (Segplan), Ricardo Balestreri (Segurança Pública), Bráulio Morais (Celg G&T), e também representantes da Saneago, Secima, Seduce e Agetop. A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo e o representante do deputado estadual Iso Moreira, Raimundo Saraiva, também participaram. A presença do primeiro escalão foi determinada pelo governador com intuito de despachar com cada secretário, de imediato, cada uma das demandas apontadas nas 17 Metas Globais. (Assista trecho da fala do governador durante a audiência)
Em reunião com presença do prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes, e do líder humanitário Sri Prem Baba, o governador Marconi Perillo determinou aos secretários de governo estadual prioridade e agilidade nas ações de implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no município.
Posted by Roberto Naborfazan on Thursday, August 17, 2017
Jacqueline Vieira da Silva, que é também membro da Comissão Nacional para os ODS, nomeada pela Presidência da República, apresentou as principais demandas apuradas para dar prosseguimento ao projeto. (Leia aqui quais são as demandas)
Na medida em que cada pendência foi apresentada, o governador já cobrou uma posição dos secretários sobre o prazo para atendimento.
A Coordenadora de Governo da Awaken Love, Patrícia Ellen da Silva, pediu ao governador que tomasse medidas para que o projeto de transformar Alto Paraíso em um município sustentável fosse perene e não fosse deixado por futuros governadores. “Nos daria uma chance maior de dar continuidade nesse trabalho”, alegou.
Ela ouviu do governador o compromisso de submeter à Assembleia Legislativa uma lei complementar sobre o assunto. Marconi determinou a Casa Civil que formulasse uma minuta de lei “perenizando o programa 17 ODS e essa aliança com a Awaken Love e com a prefeitura”.
“Saio desta audiência com o governador, com participação de todo o secretariado do estado, com a primeira-dama Valeria Perillo e a presença do mestre espiritual Prem Baba, convicto de que Alto Paraíso está definitivamente no caminho para se tornar referência global em sustentabilidade econômica, social e ambiental. Vários pontos dos 17 ODS convergem para ações planejadas em nosso Plano Governo, elaborado para a gestão 2017/2020, e isso nos motiva ainda mais para concentrarmos nossas forças na implementação dessas metas e objetivos em nosso município.” declarou o prefeito Martinho Mendes.
** Com Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás
Fantástico! Quem sabe um dia chega até São Paulo esse movimento!