Câmara de Vereadores: Gestão eficiente é referência regional
Com ações democráticas, sempre buscando a coesão nos assuntos de interesse da população local, o presidente da Câmara de Alto Paraíso, João Ribeiro “Bolinha” Marinho, faz de suas gestões (2011/12 e 2013/14) um divisor de águas na forma de gerir o legislativo municipal.
Roberto Naborfazan
No encerramento de mais uma legislatura, a população faz análise do trabalho realizado pelos gestores das Câmaras de vereadores em seus municípios. Em Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros, a atuação agregadora do presidente do legislativo local nos períodos 2011/12 e 2013/14, João Ribeiro “Bolinha” Marinho, tornou-se referência para a região.
“Atuamos sempre buscando a união entre nossos pares nas ações em beneficio de nossa comunidade e do município como um todo, e isso se reflete agora, na eleição para o novo presidente da casa, em que houve consenso para chapa única, sem o desgaste das disputas entre grupos. Arestas sempre surgem, mas agimos para que fossem aparadas, visando a máxima harmonia possível. Na próxima legislatura, como relator da
Comissão de Finanças e Orçamento, continuarei atuando nesse propósito. Na relação com o poder executivo, sempre agimos com independência, tanto que não tenho cargos indicados na Prefeitura. Sempre tive liberdade para agir de acordo com minha consciência e compreensão política, e assim, a relação entre os dois poderes, executivo e legislativo, tem sido respeitosa e positiva para a comunidade” argumenta o presidente João Ribeiro “Bolinha”.
A relação respeitosa e harmônica de João Ribeiro “Bolinha” com seus colegas de exercício parlamentar e com o poder executivo, a imparcialidade na condução dos trabalhos, principalmente na votação de matérias polêmicas, e a formação de uma equipe de colaboradores eficiente, permitiram grandes avanços e importantes realizações, principalmente no que se refere a estrutura física e funcional da casa de Leis. Ressaltando o respaldo dado pelos companheiros vereadores, e pelos funcionários do legislativo municipal, o presidente faz referência as seguintes ações:
– No inicio de 2011 (abril) ampliou a equipe da Secretária (contratou mais 02 funcionários), agilizando os trabalhos, modernizando o controle de documentações ao informatizar o sistema.
– Realizou o 1º concurso público da história da Câmara no final de 2011, antecipando visão do Tribunal de contas dos Municípios (TCM), que determinou para todas as Câmaras a realização de concursos até o final deste ano.
– Concretizou um antigo desejo da Casa ao capacitar funcionária especificamente para o controle de despesas e contas a pagar, reduzindo custo com terceirizações e agilizando, inclusive, a folha de pagamentos.
– Revitalizou o sistema de informática, telefonia e internet, adquirindo mais computadores, impressoras e rede local com wi-fi, além de mandar trocar toda a fiação elétrica do prédio que abriga a Câmara, já que a mesma tinha mais de 30 anos e havia riscos de acidentes e incêndio.
– Reformou e ampliou a estrutura física da Câmara com nova pintura e troca do forro em todo o prédio, modernizando a sala da presidência e também a sala dos vereadores, criou espaço para a cantina, dando mais conforto aos vereadores, funcionários e visitantes, revitalizou a fachada do prédio e trocou as antigas janelas por vidros blindex, além de instalar nova caixa d’água e construir a lavenderia.
– Renovou convênio com a Interlegis, que gerou, entre outros benefícios, amplo debate sobre regimento interno e Lei orgânica do município.
– A democratização do uso do Regimento Interno foi um dos grandes passos dados pela gestão de João Ribeiro Bolinha. Seu uso, tanto no administrativo, quanto no Plenário, durante as sessões, passou a ser de suma importância nos momentos de polêmicas e ações decisivas em prol da comunidade de Alto Paraíso.
Vereadores que compõem a atual legislatura:
Eduardo Estellita Cavalcanti Pessoa (PV)
Fernando Silva Couto ( PSB)
João Luiz Rodrigues dos Santos (PSDB)
João Ribeiro Marinho (PMDB)
João Vitor Soares (PMDB)
Maria Neuzair Pereira Barbosa (PP)
Carlos Cesar Mariano (PMDB)
Antônio Romero Paulino (PMDB)
Paulo Sérgio da Silva Oliveira (PDT)