Praça do artesão:Espaço de lazer e compras em Alto Paraíso

A prefeitura de Alto Paraíso, através da gerência municipal de cultura e da secretaria de administração e finanças, em parceria com a Associação dos Artesãos e Artistas de Alto Paraíso de Goiás (Arte Paraíso), iniciou processo de revitalização da Praça do Artesão (Praça do CAT), visando fortalecer e aglutinar todos os artesões do município. A meta é transformar o espaço em referência tanto cultural quanto em trabalhos artesanais.

Praça do Artesão, novo centro de lazer e compras na Chapada dos Veadeiros
Praça do Artesão, novo centro de lazer e compras na Chapada dos Veadeiros

Roberto Naborfazan

Quem conhece os primórdios da Feira artesanal na torre de televisão em Brasília sabe o quanto é trabalhoso aglutinar ideias no inicio de um processo. O temor de não encontrar clientes interessados em seus trabalhos naquele local, no primeiro momento, levou vários artesões a continuarem expondo seus produtos individualmente, por praças e ruas da cidade. Após intenso trabalho de conscientização e divulgação, a Torre de TV virou referência nacional e o metro quadrado passou a ser disputado pelos expositores.
Em Alto Paraíso, depois de alguns meses de experiência negativa na Praça do Artesão, apesar do espaço ter toda infraestrutura para expositores e visitantes, os artesões resolveram debandar para outros pontos da cidade, concentrando, principalmente, na Praça do Skate.
Visando dinamizar e fortalecer os trabalhadores desse setor, o prefeito Álan Barbosa estabeleceu ações proativas que permitam conforto e retorno financeiro aos artesões que se estabelecerem na Praça do Artesão.
O primeiro passo foi dado no dia 20 de julho, com a realização da 1ª edição do Projeto Feira com Música, que além da feira de artesanato, oferece ao público música ao vivo com artistas regionais, mas com experiência nacional, Teatro, Cine Clube e muita interatividade entre expositores e artistas.
No espaço do Artesão, o turista irá encontrar, além do trabalho do expositor, comidas típicas da região, lanchonete, espaço cultural e um lindo visual noturno.
O secretário de Administração e finanças, Martinho Mendes, que representou o prefeito Álan Barbosa no evento inicial, diz que a prefeitura está disposta a auxiliar na promoção do fortalecimento do setor, mas que para isso é necessário promover o dialogo entre todos os artesões do município e determinar prioridades, “Nossa intenção é trazer para a Praça do Artesão, como o próprio nome diz, todos os artesões cadastrados no município. Investimos em um espaço amplo, com instalações sanitárias, uma pequena praça de alimentação e estrutura para que os artesões possam expor seus trabalhos. Estamos promovendo, com apoio do prefeito Álan Barbosa, o Projeto Feira com Música, que acontecerá todos os sábados do mês de julho. A divulgação em grande escala também faz parte das ações para atrair para este espaço os turistas e moradores. Mas, o mais importante, junto com o Luis Antônio (Luisaço) presidente da Arte Paraíso –(Associação dos Artesões e Artistas de Alto Paraíso de Goiás), que conta hoje com aproximadamente 23 associados, queremos nos reunir e ouvir dos artesões o que a prefeitura pode fazer para auxilia-los para que possam bem atender, na praça do Artesão, os potenciais compradores de seus trabalhos. Temos certeza que, com o dialogo e a união de todos, essa feira de artesanatos será referência regional” frisa o secretário.
A terapeuta e artesã, Mara, Oriunda de Porto Alegre, RS, onde tinha loja de Artesanatos, trabalha com peças de tricô, artes em cabaças, materiais reciclados e reaproveitamento de lacres de latinhas e sacolas plásticas, por exemplo, acredita na revitalização da Praça do Artesão como ponto de exposição, mas pontua que “Para que isso aconteça é necessário que haja, em primeiro lugar, a união entre os artesões do município. Aqui tem toda uma estrutura, enquanto na praça de o Skate não tem, mas muitos querem ir onde está o turista. Com o investimento feito pela prefeitura nesse espaço, com o incentivo das ações culturais, com músicas ao vivo e filmes, o uso de banners e um trabalho forte de divulgação, principalmente nos fins de semana e feriados prolongados, temos que tornar o local conhecido e trazer o turista até nosso trabalho, a feira do produtor, que acontece aos sábados, fica em um local bem mais “escondido”, no entanto, com o trabalho em grupo, hoje ela é muito concorrida. Podemos fazer isso também com a Praça do Artesão, mas, repito, é preciso que estejamos unidos, trabalhando juntos para fortalecer e tornar a praça do artesão de Alto Paraíso conhecida nacional e internacionalmente. Nossos trabalhos são lindos, cada um com sua arte e sua beleza. Se nos unirmos teremos aquilo que muitos sonham em outros lugares, em outras cidades, ter um espaço só para os artesões”. Afirma Mara.
Entre outros artistas que se apresentaram na noite da 1ª edição do Projeto Feira com Música, o destaque ficou para a apresentação de Conrado Pera e Luana Castanho, que encantaram a grande plateia com suas vozes afinadas e excelente qualidade instrumental.
O espaço existe, o poder público quer ajudar e o público é favorável, resta aos artesões se unirem e mostrar capacidade e criatividade para aproveitar tudo isso.
Projeto Feira com Música é uma realização da Prefeitura de Alto Paraíso, através da Gerência de Cultura, gerente Ubirajara Santana Júnior (Júnior Tana), secretaria de administração e finanças, secretário Martinho Mendes, com produção da Alto Paraíso Criativo , Instituto Amada Terra e Paradise Promoções Artísticas. A Feira de Artesanato fica sob a coordenação da Arte Paraíso – Associação dos Artesãos e Artistas de Alto Paraíso de Goiás, presidente Luis Antônio (Luisaço)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *