PRÉ-OPERATÓRIO – HGG realiza endoscopias para pacientes em preparação para bariátrica

Com a iniciativa, a unidade de saúde prevê uma redução na fila de espera dos procedimentos, que possuem alta demanda, realizando um total de 124 exames.

DA REDAÇÃO

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) inicia neste sábado (17/05), uma ação concentrada para realização de exames endoscópicos, em pacientes em preparação para a cirurgia bariátrica por meio do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) da unidade.

A ação vai durar até o mês de junho. Com a iniciativa, a unidade de saúde prevê uma redução na fila de espera dos procedimentos, que possuem alta demanda, realizando um total de 124 exames. Os atendimentos ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serão realizados das 8 às 12 horas, no Setor de Apoio Diagnóstico da instituição.

Cirurgia bariátrica

No HGG, a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que possuem obesidade grau III, com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, e que por meio do tratamento clínico, não obtiveram sucesso no controle de peso e que atendam aos critérios exigidos pela unidade.

Outras comorbidades, como colesterol alto, esteatose hepática (gordura no fígado) e hipertensão, reforçam a sugestão da cirurgia.

Atendimentos ofertados aos usuários do SUS serão realizados das 8h às 12h, no Setor de Apoio Diagnóstico da instituição (Foto: HGG)

A inclusão no Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade no HGG é feita por meio de encaminhamento do paciente pela Atenção Básica do município onde reside (Cais, Ciams, PSF, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Saúde da Família ou postos de saúde). O encaminhamento é conduzido pela Secretaria de Saúde Municipal e depende da disponibilidade de vagas no SUS.

A chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do HGG, Daniela Milhomem explica que a ação concentrada é uma forma de reduzir o impacto da fila de espera para exames fundamentais antes de procedimentos cirúrgicos, agilizando o atendimento de pacientes do pré-operatório.

“Essa iniciativa contemplará pacientes onde o fator tempo implica diretamente no processo da cirurgia. É muito ruim que o paciente que está em preparação para cirurgia espere por muito tempo para realizar a endoscopia. Então, priorizamos esses exames, com intuito de mitigar a espera e tornar o pré-operatório mais ágil”, ressaltou.

Referência

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, é uma unidade de saúde pública do Governo de Goiás, com atendimentos realizados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HGG é a primeira unidade no estado referência no tratamento e na realização de cirurgias bariátricas.

As cirurgias bariátricas e metabólicas para controle de peso e diabetes da população são realizadas por meio do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO).

De 2020 até 2025, já foram contabilizadas mais de 60 mil consultas ambulatoriais.

Além disso, o programa possui atendimento especializado aos pacientes, com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, além dos médicos cirurgiões bariátricos, pneumologistas, cardiologistas, psiquiatras e de outras áreas.

Serviço

HGG realiza exames endoscópicos em ação concentrada para pacientes em preparação para a cirurgia bariátrica

Data: sábado (17/05/2025)

Horário: 8h às 12h

Local: Setor de Apoio Diagnóstico do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG)

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *