Dança de goiás: Festival Internacional chega à sua segunda edição

Grandes atrações artísticas e uma rica programação vão marcar a segunda edição do Festival Internacional de Dança de Goiás, que será realizada entre os dias 02 a 08 de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.O festival vai contar com professores renomados, apresentações de dança e uma mostra competitiva que vai receber grupos de várias partes do Brasil. Entre as estrelas do mundo da dança destaque para os professores americanos Jennifer Archibald e David Lim, e o jamaicano Global Bob, que vêm ao Brasil pela primeira vez.
Assim como os outros coreógrafos convidados, eles vão ministrar workshops e compor a banca de jurados da mostra competitiva — os vencedores da mostra ganham bolsas de estudos no exterior, além de premiação em dinheiro. O festival é uma realização do Governo de Goiás por meio de parceria entre a Goiás Turismo, o Centro Cultural Oscar Niemeyer e a Dançarte Companhia de Dança.
A abertura oficial do festival será realizada no dia 02, às 19:30. Em seguida, o Ballet du Senegal, que virá pela primeira vez ao Brasil, apresentará o espetáculo “Tigres da África”. Um lindo espetáculo cheio de cores com bailarinos, acrobatas, músicos e percursionistas. No segundo dia de evento, a apresentação cultural é da companhia goiana Quasar Cia de Dança com o espetáculo “No Singular”, antes da Mostra Competitiva. Fundada em 1988 por Vera Bicalho e Henrique Rodovalho, a Quasar se consolidou como companhia profissional, independente, e alcançou lugar de destaque no cenário da dança contemporânea nacional e internacional. A linguagem própria, desenvolvida pelo grupo é referência estética para pesquisadores em todo o País.
No dia 05 os convidados Amanda Gomes e Edson Barbosa, vencedores do Festival Internacional de Dança de Goiás 2012, e que atualmente dançam em companhias profissionais, vão dançar juntos o Grand Pas de Deux de Diana e Acteon. E no encerramento do festival, no dia 08, a Dançarte Cia de Dança apresenta “Água e Água”, com coreografia de Washington Cardoso e trilha sonora exclusiva de Oswaldo Montenegro. Neste dia serão entregues os prêmios em dinheiro e as bolsas de estudo no exterior.
A expectativa é de que aproximadamente 45 companhias e 500 bailarinos, vindos de norte a sul do Brasil, participem da mostra competitiva, e 400 bailarinos participem dos workshops ministrados durante o festival. Os professores internacionais que irão ministrar os workshops também serão jurados da mostra competitiva. Alexandre Magno, coreógrafo de grandes estrelas como Madonna, Britney Spears, Jennifer Lopes Justin Timberlake, Michael Jackson, entre outros, ministrará oficinas de jazz intermediário e avançado. Jennifer Archibald, diretora artística da Companhia de Dança Arch, dará aulas de dança contemporânea. David Lim, fundador da GRV, dará um workshop de dança de rua, e Global Bob, ganhador da competição Half Way Tree, ministrará uma oficina de Dancehall.
A diretora de Desenvolvimento Turístico da Goiás Turismo, Sandra Méndez, coordenadora do festival pela Goiás Turismo, destaca que o evento é uma oportunidade ímpar para os amantes da dança e tem como diferencial o fato de proporcionar espetáculos gratuitos para a população — os espetáculos e a mostra competitiva são gratuitos. “Além de movimentar a cultura, com um evento desse porte movimentamos também o turismo e, consequentemente, a economia”, afirma.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *