PROGRAMA MAIS PROFESSORES – MEC firma parceria para oferecer hospedagem com desconto a professores.
Ação faz parte do programa Mais Professores para o Brasil. Descontos serão válidos para todo o ano, inclusive em períodos de grandes eventos ou feriados. Reservas devem ser feitas até 31 de dezembro de 2025.
Roberto Naborfazan*
Os Ministérios da Educação (MEC) e do Turismo (MTur), juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), formalizaram uma parceria para oferecer descontos exclusivos a professores em hotéis. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, bem como de incentivo à docência no país.
De acordo com os termos do Protocolo de Intenções, professores terão desconto de 15% nas tarifas vendidas por meio de site eletrônico ou central de reservas da rede hoteleira associada à ABIH que aderir à ação. Ao fazer a reserva, o docente deve anexar um comprovante de profissão, como a carteira de identificação funcional ou o cabeçalho do contracheque.
“Cada vez mais, os jovens estão perdendo a vontade de ser professores e esse é um problema que afeta diretamente a qualidade da educação básica no país”, informou o ministro da Educação, Camilo Santana. “O nosso objetivo com o Mais Professores é justamente atrair bons alunos para a profissão docente, porque precisamos criar uma cultura no Brasil de reconhecer o papel tão fundamental realizado por esses profissionais. A parceria firmada aqui marca apenas o início das ações de valorização dos professores da rede pública.”
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, além de proporcionar mais oportunidades de lazer para os profissionais, a parceria trará grandes ganhos para a sala de aula. “Fazer o professor viajar pelo Brasil não é apenas um reconhecimento e um prêmio pela profissão que exerce, mas também um estímulo à potente máquina de influência que os docentes exercem sobre os alunos. Um professor que conhece a cultura no Maranhão, a religiosidade do Ceará ou a gastronomia do Pará será capaz de criar uma experiência para os alunos com muito mais cultura e riqueza de detalhes”, completou.
O presidente da ABIH, Manoel Linhares, apontou que esse é um compromisso com milhares de pessoas que, por meio da educação, apresentam para o povo o desejo e a possibilidade de construir um novo futuro para si mesmas e para o país. Segundo Linhares, “a parceria oferece não só o desconto, mas um grande reconhecimento para pessoas que são responsáveis por moldar a vida de tantas pessoas. Colocamos à disposição dos professores quase 40 mil hotéis para que esses profissionais possam ter novas experiências e oportunidades de lazer”.
Os descontos estarão disponíveis entre 1º de março de 2025 e 31 de março de 2026 e permanecerão válidos em períodos de grandes eventos ou feriados, sujeitos à disponibilidade de hospedagem. Durante a alta temporada, os descontos serão realizados em cima dos valores cobrados no período. As reservas deverão ser feitas até 31 de dezembro de 2025.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
Além das ações de valorização, o programa Mais Professores para o Brasil prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, Bolsa Mais Professores e Prova Nacional Docente. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
FOTO DE CAPA: Engin Akyurt por Pixabay
**FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do MTur
Na minha opinião,acho que isso ai não ajuda em nada.professores tem que ter autonomia, valorização visível no contra cheques para poder viajarem,passeios,com suas famílias.se querem chamar mais atenção para o problemas de desmotivação.faça algo concreto,visível para que dê mais segurança, estabilidade garantias visíveis autonomias ,mobilidade,salários atrativos, gratificações atrativas sem descontos , cursos ótimos capacitação com o término ter gratificação acréscidos em cada curso mais ou menos 10 há 15% em casa cursos concluídos,melhorias em confortos no locais de trabalhos ao professores e todos da área da educação,não cobrar dos professores impostos de renda,o que realmente vai chamar atenção para novas safras de professores são mais ou menos isso falo e falei ,eu admiro a profissão de educador e essencial aos ensinamentosas crianças e aos jovens,do futuro promissor.sem eles nada vai pra frente,nada desenvolver,bada se cria.nada menos,etc………………………………
O professor em geral tem que ser motivado por um ótimo salário, gratificações gordas,ampliar a melhora da auto estima do servidor da área da educação,mais compressão,pois a maioria trabalham cansativa mente sem muito tempo para lazer,para dedicar aos seus familiares.fazer um trabalho psicológico ,dando assim mais transparência e confiabilidade aos professores pois o extres e devido ao esseço de tempo trabalhado..muitos andam sem motivação mesmo .pois sua valorização e auto estima está muito baixo.so minha opinião pelo que observo …