Goiânia – Saúde realiza 19 milhões de procedimentos em 2013

Por Mayara Kelly*

A rede de Saúde de Goiânia realizou, em 2013, cerca de 3,5 milhões de consultas médicas e atendimentos de urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, mais de 2,2 milhões foram realizados em unidades próprias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Somados esses atendimentos aos demais procedimentos ambulatoriais executados, foram aproximadamente 19 milhões, dentre exames, vacinas, ações de promoção e prevenção em saúde, procedimentos cirúrgicos e outros.
Com o objetivo de imunizar a população, no ano passado a SMS administrou 1.132.014 de doses de vacinas/soros. Somente pelo Programa de Vacinação em Maternidades (PVM) foram aplicadas 18.714 doses. O número de exames com finalidade diagnóstica passou de nove milhões.
Os procedimentos clínicos, incluindo consultas médicas, atendimentos feitos por outros profissionais de saúde como fisioterapeutas e enfermeiros, além do tratamento de diversas doenças chegaram a quase oito milhões. A secretaria também desenvolveu mais de 1,5 milhões de ações de promoção e prevenção em Saúde.

Dados hospitalares
Além dos 19 milhões de procedimentos ambulatoriais, a Saúde municipal cuida também de internações pelo SUS, as quais totalizaram mais de 145 mil no ano passado e geraram um gasto de R$ 227,3 milhões. Do total de internações, 87.216 foram de moradores de Goiânia e 58.035 de outros municípios.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, para o atendimento aos pacientes que não são de Goiânia, existe uma Programação Pactuada Integrada (PPI) com os outros municípios, que permite a realização de diversos tipos de atendimentos de saúde, com um determinado limite para cada cidade. “Porém, acabamos atendendo muito mais que o previsto pelo acordo, justamente por não negar atendimento a nenhum cidadão, seja ele de Goiânia, do interior, ou de outros Estados. E isso gera um prejuízo anual de mais de 40 milhões de reais para a capital”, acrescenta Fernando.
*Da editoria de Saúde – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *