Colinas do Sul: IX Rodeio Show marca entrega de obras e maquinários
Roberto Naborfazan
A comunidade de Colinas do Sul, um dos poucos municípios goianos sem acesso direto por asfalto, vive a expectativa de ter, em breve, todos os seus acessos pavimentados.
Segundo o prefeito Iran do Lago, estão adiantadas as obras de asfaltamento ligando Colinas do Sul a Niquelândia – Colinas/ Minaçu e Colinas/ Distrito de São Jorge/Alto Paraíso. “Desde a gestão passada, em nosso primeiro governo, sempre procuramos mostrar aos governantes do estado a importância de Colinas, Alto Paraíso, Cavalcante, Teresina, enfim, os municípios que compõem a Chapada dos Veadeiros para o turismo goiano. A Copa do mundo de 2014 está chegando e o turista prefere ir onde tem acesso por asfalto, onde tem estrutura, a conclusão do asfaltamento desses trechos interligará todos esses municípios ao Distrito Federal e Goiânia, gerando desenvolvimento, empregos e rendas” analisa o Iran do Lago.
Na visão do prefeito Colinas do Sul vive hoje o seu melhor momento administrativo de todos os tempos, segundo suas afirmativas, apesar de todos os percalços financeiros que enfrentam os municípios pela queda sucessiva do FPM, setores básicos com a educação, saúde, segurança estão sendo atendidos.
Na área da educação, Iran do Lago aponta que sua administração foi uma das primeiras em Goiás a cumprir com o piso salarial para os professores, permitindo melhoria do padrão de vida e possibilitando a aquisição de bens como carros, casas e eletrodomésticos novos. A troca de todos os equipamentos das escolas municipais (cadeiras, armários, mesas), a instalação de climatizadores em todas as salas de aulas, a inauguração da creche escola, prevista para o mês de outubro, a licitação da Escola Brasil Século 21, a reforma da Escola estadual e o suporte no transporte escolar, que receberá dois ônibus doados pelo FNDE, são vistos como fatores propulsores da educação no município pelo prefeito, que cita o fato de no distrito de Vila Borba está instalada uma das Escolas Modelos para todo o estado.
Iran analisa o setor da saúde em seu município como um grande obstáculo a ser vencido, a exemplo de todo o Brasil. O hospital Municipal foi interditado há mais de 11 anos pela Vigilância Sanitária e só agora caminhos estão sendo abertos para o seu pleno funcionamento. Emenda do senador Ciro Miranda (PSDB), no valor de R$ 400.000,00, será, segundo o prefeito, de fundamental importância na aquisição de equipamentos e reformas para terminar com a interdição. O atendimento médico no município é feito através dos PSF, com médicos contratados por bons salários, que realizam o atendimento básico junto a comunidade. No distrito de Vila Borba será construído um posto de saúde, há um aporte de R$ 400.000,00 para essa obra, além de nova ambulância, narra o prefeito.
Na questão da segurança pública, Iran vê como relativamente tranquila a situação em seu município em relação a outras localidades, mas com o asfaltamento de todos os acessos, o prefeito já solicita ao governo do estado a ampliação do contingente, tanto da Policia Civil, quanto da Policia Militar. Exatamente por ser região de alta potencialidade turística, a chegada de pessoas de todos os lugares do mundo poderá atrair, em maior número, delinquentes de outras regiões. “Hoje nós damos ajuda de custo aos policiais que trabalham em nosso município, ajudamos no abastecimento das viaturas e vamos reformar o prédio que abriga o Destacamento da Policia Militar. Estamos convictos de que, no próximo ano, o governo do estado, através da Secretaria de Segurança Pública, irá investir mais na segurança de nossa região” frisa o prefeito.
No aspecto geral de sua administração, Iran do Lago analisa como um divisor de águas, e cita o maquinário da prefeitura como exemplo “Ao assumirmos o primeiro mandato, encontramos a garagem vazia, sem nada. Graças a nossa luta junto aos governos do estado e federal, amparado por deputados e senadores, hoje temos uma motoniveladora, uma pá carregadeira, um caminhão, uma retroescavadeira, três tratores e vamos entregar na arena do Rodeio Show, do dia 10 a13 de outubro, mais uma motoniveladora e mais uma ambulância. Conquistamos também um caminhão para coleta de lixo, tipo compactador, que só não Será entregue à população no mesmo dia por causa da finalização da documentação, mas já é de nossa comunidade. Vale ressaltar que esse caminhão é oriundo de emenda do deputado federal Pedro Chaves, que também tem nos ajudado muito. Nossa realidade é outra e muito ainda vamos conquistar”.
Cercado por belezas naturais e bem próximo das margens do Lago da Serra da Mesa, o município de Colinas do Sul tem na Aquicultura e na piscicultura enormes potencialidades a serem exploradas. Questionado sobre a geração de empregos e rendas com essas atividades, o prefeito Iran do Lago afirma que em pequenas localidades, como é o caso de Colinas do Sul, o grande empregador é sempre a prefeitura. Segundo ele, a agricultura fica um tanto prejudicada por ser uma região, quase em sua totalidade, em Área de Preservação Ambiental, além da questão da Regularização Fundiária “Uma de nossas grandes expectativas, e temos certeza de sua concretização, é o forte interesse de empresários portugueses em investir aproximadamente quarenta e cinco milhões de dólares em um Resort as margens da Serra da Mesa, o que irá alavancar o turismo regional, gerando empregos e rendas. Iremos a Portugal ainda esse ano, acompanhando o deputado Francisco Júnior, para estabelecer negociações com os empresários interessados. Na área da pesca, implantamos, através da gerencia da pesca municipal, projeto recentemente aprovado pela Câmara Municipal, que está sendo encaminhado ao Ministério da Pesca, para a produção de peixes através do tanque escavado, quando aproveitaremos o modelo de parceria com pequenos agricultores, onde entramos com as máquinas e eles com pequenas colaborações para os combustíveis. O tanque escavado permitirá a criação de peixes que, futuramente atrairá o frigorifico para tratamento, embalagem e venda do peixe produzido em nosso município”. Anuncia o prefeito.
Historicamente a região nordeste do estado de Goiás é relegada ao segundo plano pelos governantes, por mais que se diga que há investimentos, se comparada a outras regiões, o atraso é visto com clareza. Visando dar mais robustez as suas reivindicações, os municípios de Colinas do Sul, Cavalcante, Teresina de Goiás, Alto Paraíso e São João D’Aliança estão se unindo em um importante consórcio intermunicipal, dependendo apenas da aprovação por parte das Câmaras de Vereadores, sobre esse tema, Iran do Lago tem a seguinte visão “O consórcio é uma grande ferramenta de conquistas e desenvolvimento para os municípios envolvidos e tenho certeza que os vereadores, legítimos representantes do povo, já compreenderam isso e irão aprovar, não tenho dúvidas quanto a isso, principalmente em Colinas do Sul. Por exemplo, o Saneamento Básico; Temos um projeto orçado em dez milhões de reais, a questão do aterro sanitário, o limite para solução da destinação do lixo é 2014, que já está ai, o valor é equivalente ao do saneamento básico, entre outras coisas, então o consórcio é a grande solução para nós, porque um município pequeno, sozinho, terá enormes dificuldades para conseguir esses objetivos, ao passo que, juntos, faremos isso e muito mais. As comunidades ganham em todos os sentidos com a criação desse consórcio”.
Colinas do Sul completou 24 anos de emancipação política no dia 1º de junho passado, a festa foi adiada, segundo o prefeito Iran do Lago, devido a uma série de fatores, mas principalmente, por já haver a preparação para a grande festa que acontece de 10 a 13 de outubro no município. “O IX Rodeio Show é uma festa feita com dedicação e muita força de vontade de nossa administração, e aqui aproveito para agradecer o esforço em bem fazer por nossa comunidade por parte do funcionalismo público municipal em geral, dos garis aos secretários, passando por todos os vereadores, o conjunto desse bom trabalho é que está gerando esse momento de grande progresso. Essa festa acaba sendo um presente de aniversário para nossa comunidade e para toda a região, pois terá, entre outras duplas, a presença de artistas do porte de Milionário e José Rico, que farão a abertura oficial no dia 10. Entregaremos na arena do Rodeio novos maquinários e no período da festa, que coincide com as homenagens a Nossa Senhora Aparecida, entregaremos muitas obras, como casas, asfalto, inicio do asfalto no distrito de Vila Borba, calçadas, enfim, nossa comunidade terá muito que festejar nesses próximos dias.
Apesar de minha família ser pequena em Colinas, o povo me deu a confiança do segundo mandato. Meu pai, Geraldo Paraiba é ex-prefeito e nele espelho meu trabalho, mas quero deixar minha marca de trabalho, promovendo, com todas as forças permitidas por Deus, o progresso e o desenvolvimento de nossa querida Colinas do Sul. Agradeço, mais uma vez, primeiro a Deus, e depois ao povo de Colinas do Sul essa grande oportunidade. Não posso esquecer de citar que nosso sucesso administrativo tem se dado, também, graças a grande sensibilidade municipalista do governador Marconi Perillo e o respaldo de gente trabalhadora e companheira como a deputada Federal Magda Moffato e o deputado estadual Francisco Júnior. São parceiros fundamentais nessa caminhada. Deixo aqui o meu abraço e o convite à todos para participar da grande festa do IX Rodeio Show de Colinas do Sul e conhecer, também, as belezas naturais de nossa região”. finaliza o prefeito Iran do Lago.
Vila Borba, distrito de Colinas do Sul-AGDR começa pavimentação asfáltica
A Agência Goiana de Desenvolvimento Regional iniciou na manhã de segunda-feira, dia 30, as obras de pavimentação asfáltica de Vila Borba, distrito de Colinas do Sul, no Nordeste Goiano. Os trabalhos serão executados pela CCL – Construtora Centro Leste S/A, para construção de 10.390 metros quadrados de asfalto com guias, sarjeta e sinalização viária vertical e horizontal.
Os recursos, no valor de R$ 258.404,21, são oriundos de rendimento de contrato de repasse firmado entre o Governo do Estado de Goiás (AGDR)/ Ministério das Cidades – Programa Pró-Municípios/Caixa Econômica Federal. Vila Borba se situa a 30 km de Colinas do Sul.