MINAÇU – IEL realiza torneio de planejamento para fornecedores.
Uma das etapas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), desenvolvido pelo IEL, consiste na capacitação das empresas fornecedoras da região.
Sérgio Lessa**
O IEL Goiás mobilizou 27 empresas localizadas em Minaçu, no Norte Goiano, a 503 quilômetros de Goiânia, para participar de competição destinada a incentivá-las a otimizarem sua atuação na região por meio do Programa Avançar, promovido em parceria com a Mineração Serra Verde, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).
O 1º Torneio Estratégico para Fornecedores terminou com premiação aos vencedores, realizada no dia 23 de novembro, na sede da Unidade Integrada Sesi Senai Minaçu.
“Promovemos a gameficação neste segundo ciclo do Programa Avançar (o primeiro de capacitações) para incentivar as empresas a cumprirem as tarefas estabelecidas durante os cursos de capacitação. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos pelos fornecedores, que se dedicaram muito e já podem colher os frutos dessa evolução. Todos foram vencedores nesse processo, que pretendemos continuar promovendo nos próximos anos”, comemorou a gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL Goiás, Sandra Márcia Silva.
“Neste ano em que a Serra Verde completa 15 anos, vejo como um passo fundamental essa parceria com o IEL para o desenvolvimento do Programa Avançar. Tem um potencial gigantesco de desenvolver e contribuir muito para a região. Essa é a primeira de várias etapas importantíssimas dessa transição energética pela qual o mundo passa e é muito bom ver a evolução dessas empresas, muitas das quais têm 15, 20 anos de vida”, avaliou Bruno Rovetta, gerente de suprimentos da Serra Verde.
O jogo
Uma das etapas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), desenvolvido pelo IEL, consiste na capacitação das empresas fornecedoras da região. Durante o segundo semestre deste ano, foram realizados os cursos de Planejamento Estratégico e Gestão Financeira, ministrados por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), além das palestras sobre Saúde e Segurança do Trabalho e Compliance. Ao todo, foram 44 horas de capacitação e 96 horas de consultorias prestadas pelo IEL neste ciclo.
Vários critérios foram adotados para a avaliação das empresas participantes, divididas em três grupos, com nove integrantes. Cada grupo teve metas a serem cumpridas, relacionadas à missão, à visão e aos valores das empresas, análises internas e externas (Swot), além da frequência nas capacitações. “Cada tarefa tinha uma nota e um peso diferentes. Os empresários e representantes das empresas compraram a ideia e tornaram esse ciclo ainda mais interessante”, ressaltou o analista de PDF do IEL Goiás, Blendo Gonçalves, responsável pelo desenvolvimento do projeto na Serra Verde.
Nove empresas formaram o Grupo 2, vencedor da competição com 3.770 pontos: Aparecido Autopeças, Castro Restaurante, Elite Gases, GNB, Hotel Cadore, L& A Eventos, LV Ambiental, Mercabox e Mundial Móveis.
“Eu agradeço ao IEL e à Serra Verde pelo projeto e por essa oportunidade. A gente passa a ver nossa empresa com outros olhos, entendendo que sabemos bem menos do que achamos que sabemos. Isso ajuda muito e faz com que a gente procure cada vez mais consultorias e capacitações”, disse Patrícia Borges de Castro, sócia-administradora do Castro Restaurante.
“A gente fica tão envolvido com as atividades e demandas diárias, que esquecemos de olhar nosso negócio de fora para dentro. Todas as ferramentas que foram apresentadas pelo IEL trouxeram muito conhecimento para nós. É uma grande oportunidade para as empresas da nossa região”, salientou Cristiane Miranda, diretora administrativa da GNB
Montagens e Serviços.
O segundo lugar, com 2.140 pontos, ficou com o Grupo 3, formado por: Vtec, Mira Sat, Serralheria Daniel, Comercial Minaçu, Boutique Gabriella Balões de Luxo, Vidrobox Minaçu, Aquibrava, Obratec e Alarmitel. Fechando o pódio, o Grupo 1, com 1.970 pontos, reuniu Granado Transportes, MWK, Cimus Comércio Indústria, SKEPI'S, JB, América Transporte, Eletromuk, Cerradão, Papelaria Shalon e Serralheria Wellington.
Para 2024, no terceiro ciclo do programa, já estão programados cursos de Técnicas de Negociação e Marketing e Vendas, além de rodada de negócios, oficina de atendimento ao cliente e uma palestra com o tema Planejamento de Sucesso.
Avançar
Batizado pela Mineradora Serra Verde de Avançar, o programa tem como meta capacitar e desenvolver as micro, pequenas e médias empresas da região para que estejam aptas a fornecer produtos e serviços necessários para a operação da Serra Verde.
A empresa extrai elementos de terras raras (ETR), como a argila iônica, um composto de 17 elementos químicos abundante na região. Os minérios podem ser utilizados, entre outros fins, na produção de imãs de alta potência, com aplicação na geração de energia limpa, como turbinas eólicas e carros elétricos, além de catalizadores na indústria de petróleo e equipamentos médicos.
***FONTE: Revista Pauta Extra.