INCENTIVO AO ESPORTE – Projeto “Pedala Criança: Formando Novos Ciclistas na Chapada” terá sorteio de bicicletas e brindes em Alto Paraíso de Goiás.

O evento acontecerá no próximo domingo, dia 31 de outubro. As inscrições, que começaram no dia 06 e vão até sexta-feira, 29, podem ser feitas com os professores na própria sala de aula, ou poderão ser entregues no Restaurante Moinho. Para se inscrever o participante deve fazer um desenho criativo de um passeio de bicicleta em meio a uma paisagem.

Roberto Naborfazan**

Com o objetivo de desenvolver nas crianças e adolescentes do município de Alto Paraíso de Goiás, região da Chapada dos Veadeiros, o espírito esportivo, com habilidades para um futuro ciclista, o Restaurante Moinho idealizou e está promovendo o Projeto “Pedala Criança: Formando Novos Ciclistas na Chapada”, que tem como público alvo crianças de 05 (cinco) a 15 (quinze) anos de idade.

A empresária e vereadora Helena Maria, proprietária do Restaurante Moinho, afirma que há mais de oito anos vem patrocinando atletas e eventos relacionados ao ciclismo no município e em toda a região, e que agora, buscando estimular e contribuir para o desenvolvimento global das crianças (inteligência, afetividade, motricidade e sociabilidade), e também os auxiliar a desenvolver o espírito de iniciativa, autonomia e poder de decisão, idealizou e está promovendo o Projeto “Pedala Criança: Formando Novos Ciclistas na Chapada”.

Vereadora Helena, idealizadora do Projeto, com as crianças Antônio e Nathan, que participarão da Pedalada.

O primeiro evento dentro do Projeto acontecerá no próximo domingo, 31, com a 1ª Pedalada pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade (veja roteiro abaixo).

Para participar as crianças e adolescentes deverão ter idade entre 05 e 15 anos, e apresentar no ato da inscrição um desenho criativo de um passeio de bicicleta em meio a uma paisagem (Estrada, parque, praça etc). As inscrições, que começaram no dia 06 e vão até sexta-feira, 29, e podem ser feitas com os professores na própria sala de aula, ou poderão ser entregues no Restaurante Moinho. Após o passeio, acontecerá sorteio de bicicletas e acessórios de segurança, entre outros prêmios.

“As bicicletas e todos os prêmios que serão sorteados são doações de amigos que conhecem o trabalho e o apoio que tenho dado ao esporte, em especial ao ciclismo, em Alto Paraíso de Goiás ao longo dos anos. A bicicleta exerce um papel de destaque na infância e é um brinquedo que oferece muitos benefícios para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo nas fases do desenvolvimento infantil. Em Alto Paraíso, apesar do pouquíssimo apoio que recebem, tanto do empresariado, quanto das instituições governamentais, temos atletas vitoriosos, ganhadores de prêmios em vários lugares, entre eles podemos citar o Adelson, o Pingo, o Dhyan e o Ezequiel. E é com o exemplo desses atletas que buscamos incentivar o ciclismo para as crianças de nossa cidade.” Ressalta a vereadora Helena, idealizadora do Projeto.

Motivação

O Projeto “Pedala Criança: Formando Novos Ciclistas na Chapada” se dá devido a procura de crianças que têm o sonho de ter uma bicicleta para participar das corridas de ciclismo no município. No entanto, muito mais do que uma simples ação, incentiva o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos de forma divertida.

Aprender a pedalar e dominar gradativamente o uso da bicicleta, em diferentes cenários e terrenos, promove o aprendizado de três competências fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças: a habilidade de usar o corpo para impulsionar um meio autônomo de locomoção; a consciência sobre as próprias limitações e a capacidade de avaliar os riscos inerentes a esse exercício de domínio do corpo em conjunto com a bicicleta, no qual cair, levantar e começar de novo leva a uma profunda sensação de autoconfiança e liberdade.

Ao contrário do senso comum, uma criança segura não é uma criança totalmente protegida e sim uma criança competente, que acessa riscos e é capaz de conviver com incertezas e de reconhecer suas responsabilidades e habilidades físicas e emocionais.

A pedalada, que acontecerá no próximo domingo, será um ótimo estímulo para pais e filhos resgatarem uma brincadeira simples, mas muito completa para o desenvolvimento infantil, porque crianças aprendem e desenvolvem suas capacidades brincando. Pais e responsáveis que dedicam um pouco de tempo para desenhar e pintar com as crianças estimulam a criatividade, coordenação motora, fortalecimento emocional, e planta a semente da vontade de pedalar.

A bicicleta é uma invenção secular de transporte e instrumento de transformação pessoal que promove benefícios sem prazo de validade. Dos 4 a 6 anos de idade, quando as crianças já pedalam, elas desenvolvem as capacidades físicas (agilidade, velocidade, destreza), qualidades físicas (força e resistência), além da oportunidade de maior interação com o ambiente e seus desafios variados, mas sempre brincando.

Na fase dos movimentos especializados, quando as crianças são capazes de desempenhar atividades relacionadas ao esporte e recreação, a bicicleta também desenvolve valores sociais mais complexos como respeito, companheirismo, solidariedade, além do desenvolvimento de superação e confiança.

O caminho para construir essa memória afetiva positiva nas crianças passa sempre pelas brincadeiras e influência direta de familiares e amigos.

Assista abaixo o Vídeo em que o garoto Nathan e o atleta Pingo divulgam o Projeto.

Outros benefícios

O ciclismo oferece muitos benefícios educativos para as crianças, tanto em nível motor, como cognitivo e afetivo-social:

– Aumenta a resistência.

– Potencializa a velocidade e a agilidade.

– Estimula e melhora a coordenação e o equilíbrio.

– Favorece desenvolvimento intelectual.

– Estimula o desenvolvimento dos valores sociais, como companheirismo, respeito, tolerância, solidariedade, além do desenvolvimento de um espírito de superação, segurança e confiança.

– Cria uma consciência ecológica. As crianças aprendem a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

– Aumenta a autoestima.

– Cria hábitos saudáveis para o corpo: melhora as articulações, reforça o sistema imunológico, aumenta a capacidade respiratória, melhora o sistema circulatório, previne dores nas costas, fortalece os ossos, combate a obesidade infantil, reduz a quantidade de gordura corporal, favorece o fluxo de sangue, aumenta o cálcio dos ossos, etc.

– Promove o convívio social.

– Reduz a ansiedade, o estresse e eleva o estado de espírito.

ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES

– Para participar as crianças deverão fazer um desenho de um passeio de bicicleta em meio a uma paisagem.

– Os desenhos serão selecionados pelos organizadores do projeto junto ao grupo de ciclistas convidados.

– Os desenhos poderão ser recolhidos junto com a ficha de inscrição tanto nas unidades escolares que participam deste projeto nas aulas de educação física e educação ambiental, como também no restaurante Moinho.

– ao final da 1ª Pedalada Projeto “Pedala Criança: Formando Novos Ciclistas na Chapada”, serão apresentadas as crianças ganhadoras das bicicletas e/ou brindes arrecadados, lembrando sempre de respeitar os protocolos de biossegurança contra o COVID-19.

– O Participante dever ter entre 05 a 15 anos.

– Se identificar no desenho com nome completo e idade.

– Preencher a ficha de inscrição.

Cada criança poderá participar do projeto apenas uma vez com apenas um desenho.

Premiação:

As crianças participantes do Projeto “Pedaladas do Futuro: Formando Novos Ciclistas na Chapada” deverão comparecer no dia e local da 1ª Pedalada, onde acontecerá, ao final, o sorteio.

A 1ª Pedalada acontecerá no domingo, dia 31 de outubro de 2021.

A concentração e saída serão às 9:00 horas, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

O Trajeto acontecerá nas principais ruas e avenidas do centro da cidade (com apoio da Polícia Militar e vigilância dos organizadores).

A Chegada está prevista para às 10:00 horas, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde acontecerá o sorteio das bicicletas e outros brindes.

A 1ª Pedalada terá acompanhamento e monitoramento do projeto para que os organizadores possam que identificar se os objetivos foram alcançados, e para que sejam realizados aprimoramentos na realização dos próximos eventos.

*** Com dados dos organizadores.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *