BRAVURA E HEROÍSMO – Vereadores de Alto Paraíso de Goiás concedem moção a PMs da 14ª CIPM.
Policiais Militares salvaram a vida de uma senhora que havia caído em um poço de 12 metros de profundidade no quintal de sua casa, em São João d’Aliança. Mesmo sem os equipamentos necessários, a equipe Militar fez o resgate que preservou a vida da vítima.
Roberto Naborfazan
A Câmara de Vereadores de Alto Paraíso de Goiás, em sessão realizada no dia 05 de abril deste ano, concedeu por unanimidade Moção de Louvor por Ato de Bravura e Heroísmo aos Policiais Militares 2º Sargento Geovanne Sidnei Gomes, Cabo Jones de Souza das Dores, Soldado Mateus Gomes da Rocha Lopes, Soldado Raimundo Rodrigues de Melo Júnior e Soldado Renato da Silva, que pertencem ao 2º Pelotão (São João d’Aliança) da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado de Goiás (Alto Paraíso de Goiás/São João d’Aliança) comandada pelo Major Júnior Ferreira.
Na justificativa o colegiado do legislativo Alto-Paraísense relata o fato de a equipe de Policiais Militares terem atuado com agilidade e presteza no salvamento da senhora Sílvia Ferreira, que no dia 06 de março deste ano caiu em um poço (cisterna) de 12 metros de profundidade no quintal de sua casa.
O trabalho dos Policiais Militares foi fundamental na preservação da vida de dona Silvia Ferreira.
Por causa da pandemia, a entrega oficial do certificado de Moção foi realizada via vídeo conferência, e posteriormente enviada aos homenageados.
Entenda o caso.
CLIQUE AQUI LEIA A REPORTAGEM COMPLETA
Policiais Militares da 14ª CIPM (Alto Paraíso de Goiás/São João d’Aliança) fizeram no sábado, 06/03, o resgate de uma idosa que caiu em um poço (cisterna) de 12 metros de profundidade.
O caso aconteceu em São João d’Aliança, município que fica a 330 Km de Goiânia, na região nordeste do estado.
Segundo a Polícia Militar, mesmo de folga, o soldado Júnior foi o primeiro a chegar e dar inicio aos procedimentos de atendimento a ocorrência, acionando em seguida ao COPOM, via telefone 190, solicitando o trabalho de apoio dos colegas para o atendimento a uma senhora que havia caído em uma cisterna nos fundos de uma residência.
Duas equipes, compostas pelo 2º Sargento Geovane/Soldado Silva, e pelo Cabo Jones/Soldado Gomes Rocha, se dirigiram ao local, onde se depararam com a filha da idosa emocionalmente abalada, chorando desesperada e não conseguindo relatar o que estava acontecendo.
Os Policiais Militares buscaram acalma-la, quando então a jovem informou que pela manhã teria escutado gritos de socorro, e que ao sair no quintal não visualizou nenhuma pessoa, mas quando estava voltando para interior de sua casa notou que os gritos estavam vindo da cisterna ao lado da casa. Foi quando notou que sua mãe estava dentro do poço.
Os militares chegaram então até o local e ouviram gritos de socorro da idosa, fizeram os procedimentos de iluminação e logo em seguida visualizaram a senhora no fundo da cisterna de aproximadamente 12 metros, segundo informações de familiares.
Idosa havia caído em poço com 12 metros de profundidade,
Usando a experiência da profissão, as equipes analisaram o local e realizaram o salvamento da vítima por meio de cordas, buscando não causar ferimentos ou traumas na mesma.
A idosa apresentava sintomas de uma possível hipotermia (sensação de frios nas extremidades, tremores, espasmos musculares e tonalidade cinzenta), por isso os Militares agiram de forma a preservar o estado clínico da vítima, buscaram elevar a temperatura corporal mantendo a vitima imobilizada, cobrindo-a com cobertores e monitorando seus sinais vitais até a chegada da equipe médica.
A equipe médica composta pela enfermeira Érica e o socorrista Clésio fizeram os procedimentos iniciais por meio de equipamentos próprios para o salvamento de vítimas desse tipo de acidente e, em seguida, a conduziram até o hospital municipal para os demais cuidados necessários.
Segundo informações posteriores, a idosa teve ferimentos leves e já recebeu alta, mas ainda está muito assustada com o ocorrido.
Policiais Militares da 14ª CIPM mostraram mais uma vez que atuam não só na captura de bandidos e infratores da Lei, mas também nas causas sociais e nas demandas de apoio e auxilio a população.
Para denúncias ou emergências junto a Polícia Militar em São João d’Aliança disque (62) 9 9969-5680.
**Com informações prestadas pelo Soldado Sidnei.