Terapeuta holístico: Projeto regulamenta profissão

Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1297/11, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que regulamenta a profissão de terapeuta holístico. Pelo texto, sópoderão exercer a atividade profissionais e empresas devidamente registrados no órgão competente.A proposta prevê que o terapeuta holístico terá de cursar treinamento com carga horária mínima de 180 horas, ministrado por escola autorizada e reconhecida pelos órgãos competentes. Caso não haja curso reconhecido, poderá atuar na área profissional que comprovar experiência contínua de, no mínimo, dois anos.

Terapia hospitalarO projeto também institui programa de serviços de terapias holísticas em unidades de saúde e em hospitais mantidos pelo Poder Público ou a ele conveniado. O texto ainda define as terapias holísticas abrangidas pela nova lei.Cherini explica que essas práticas foram reconhecidas em programas oficiais do governo e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, algumas delas, pela Comissão Nacional de Classificação do Ministério do Trabalho. Ele acredita que a regulamentação, além de reconhecer o direito dos profissionais, também contribuirá para proteger a população de oportunistas.“As terapias são um mercado bastante atraente e vulnerável à entrada de aproveitadores, que podem colocar em risco a saúde e até a vida do usuário”, argumenta. Segundo o deputado, há a necessidade de se criarem instrumentos para impedir a atuação de pessoas despreparadas. Cherini lembra que outras áreas, como a Medicina, já dispõem de normas e órgãos fiscalizadores para proteger a população de erros e arbitrariedade.O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Proposta (PL 2783/97) com teor semelhante foi rejeitada pela Casa em 2001.

Share

Um comentário em “Terapeuta holístico: Projeto regulamenta profissão

  • 10 de dezembro de 2011 em 13:43
    Permalink

    ESTAMOS POR OPORTUNIZAR AO USUÁRIO DO SUS MAIS PROFISSIONAIS,PRATICAS OU MÉTODOS Á DISPOSIÇÃO P/ PREVENIR,PROMOVER AÇÕES E SERVIÇOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE,E SÓ É MÉRITO DOS PRÓPRIOS USUÁRIOS DO MELHOR SISTEMA QUE TEMOS,TRATANDO-SE DE SAÚDE .

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *