ZONA RURAL SEGURA – Batalhão Rural da Polícia Militar intensifica reuniões com produtores rurais em Alto Paraíso de Goiás e região.
A ação foi provocada pelo Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás no sentido de incentivar o georreferenciamento de propriedades rurais no município. O Georreferenciamento é um método adotado pelo Batalhão Rural como uma forma de localizar e identificar Propriedades Rurais.
Roberto Naborfazan
Autoridades civis e militares de Alto Paraíso de Goiás, município que integra a Chapada dos Veadeiros, debateram, em reunião realizada na sede do Sindicato Rural do município, no dia 30 de maio, a intensificação do Programa Patrulha Rural Georreferenciada na região.
O foco é dar maior segurança aos agricultores e também aos moradores na zona rural, além de garantir fiscalização mais intensa nas estradas vicinais, buscando trabalhar com um policiamento de proximidade com essas pessoas, para estreitar o vínculo de confiança e assegurar a efetividade das ações de prevenção criminal primária.
Criado através da Lei nº 20.488/2019, que dispõe sobre a missão primordial da unidade, a execução do Policiamento Rural no estado de Goiás, o Programa Patrulha Rural Georreferenciada dá ao produtor rural a tranquilidade e serenidade de que, se houver algo na sua propriedade, a resposta será rápida.
A reunião contou com a presença do Sargento Daniel Martins, representando o Comandante da 5ª Companhia, Capitão Neto, e o Comandante do Batalhão Rural, Coronel Carvalho.
Segundo o Sargento Daniel Martins, essas reuniões são importantes para o estreitamento de laços para melhorar a segurança no meio rural, e a interação com os proprietários rurais melhora a eficiência da Polícia Rural, principalemte com o georreferenciamento das propriedades.
O Georreferenciamento é um método adotado pelo Batalhão Rural como uma forma de localizar e identificar Propriedades Rurais.
Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas, que são coletadas no momento do cadastro da propriedade rural, e interligam ao número de identificação descrito na placa de monitoramento.
Através do Cadastro Rural, o Batalhão Rural tem a localização exata da propriedade e, ao ser acionada pelo produtor/morador, a central enviará as coordenadas para a equipe mais próxima, sendo possível saber o tempo de deslocamento a partir da utilização de mapa digital.
O Comandante da 14ª CIPM, Capitão Alexander Jorge Júnior (Alto Paraíso de Goiás/São João d’Aliança) também ressaltou a importância de os produtores rurais cadastrarem suas propriedades no georreferenciamento “Como as bases das equipes do Patrulhamento rural geralmente ficam fora do município, nossas equipes frequentemente dão apoio nas demandas na zona rural, que é muita extensa e, não raro,de difícil acesso. Quando a propriedade é georreferenciada, fazemos contato com o Batalhão Rural, que nos passa as coordenadas, agilizando o atendimento das ocorrências e da proteção aos moradores. Os procedimentos de georreferenciado das propriedades rurais facilitam uma ação imediata, e de monitoramento.” Frisou o comandante da 14ª CIPM.
O Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás tem atuado na parceria com o Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás no sentido de incentivar e conscientizar os produtores rurais do município, sejam da agricultura familiar ou das grandes propriedades para que, com o patrulhamento especializado e auxílio da tecnologia, a Polícia Militar do Estado de Goiás tenha cada vez mais agilidade nos atendimentos às ocorrências, e o produtor/morador do campo possam ter tranquilidade e melhores condições de vida, sabendo que a resposta da PMGO será sempre rápida.
Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás
O Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás foi criado através da Lei nº 20.488/2019, que dispõe sobre a missão primordial da unidade é a execução do policiamento rural no estado de Goiás.
A unidade especializada foi inaugurada em 22/07/2019, e com isso potencializou as ações operacionais rurais no estado, n’um trabalho feito em parceria com a Faeg, Fundepec, sindicatos rurais e produtores.
Com o programa a Polícia Militar passou a fazer da tecnologia forte aliada no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, a exemplo de furtos e roubos, conferindo mais agilidade nos atendimentos às ocorrências e intensificando a eficiência na segurança rural.