VOO COMERCIAL – Aeroporto de Alto Paraíso de Goiás entra na mira para expansão regional.
Governador anuncia voo comercial entre Rio Verde e São Paulo e a representante da Gol, a executiva de relações e instituições da empresa, Vanisse Sales, coloca o Aeroporto de Alto Paraíso de Goiás entre os 20 aeroportos no Estado que têm condições de operar voos comerciais.
REDAÇÃO**
A partir do dia 1º de fevereiro, os goianos poderão contar com voos diários entre Rio Verde e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Uma reunião, nesta quarta-feira (15/01), entre o governador Ronaldo Caiado, representantes da empresa aérea Gol e a Infraero definiu os últimos detalhes da operação. A criação da nova rota é consequência da política do governo estadual que, em dezembro do ano passado, reduziu de 15% para 7% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene da aviação.
O governador Ronaldo Caiado destacou que a operação traz mais prestígio ao Estado, facilitando o transporte e o acesso à região de Rio Verde, no Sudoeste Goiano, que se destaca pelo agronegócio e pela presença de grandes indústrias. “Tenho certeza de que vai ser um sucesso, ainda mais agora com a instalação da plataforma da RUMO (Ferrovia Norte-Sul). Isso vai ampliar demais essa demanda”, projetou.
Caiado ressaltou também que o movimento da Gol é importante para fortalecer a aviação regional. “Espero que no futuro próximo tenhamos também (voos diários) para Caldas Novas e outras regiões do Estado”, sugeriu. O governador aproveitou a oportunidade para destacar que este é um dos primeiros resultados de uma política assertiva do governo. “Baixamos o ICMS do querosene da aviação e as pessoas estão vendo e sentindo os resultados que estão beneficiando Goiás”.
Representante da Gol, a executiva de relações e instituições da empresa, Vanisse Sales, elogiou a postura do governo goiano em reduzir o ICMS para a aviação, posição alinhada ao que já vem sendo praticado por outros Estados para aumentar a frequência de voos. “Queremos continuar, de fato, a expansão regional”, disse. Vanisse recebeu dos representantes da Infraero um relatório com outros 20 aeroportos no Estado que têm condições de operar voos comerciais, entre eles o de Alto Paraíso de Goiás. “Vou levar para a gente já estudar. Começamos com esse voo diário até Rio Verde, mas com os apontamentos, verificando interesse, o nosso planejamento é aumentar”, garantiu.
O Aeroporto de Alto Paraíso de Goiás, que teve o ínicio de sua construção no final dos anos 1970, no governo de Ary Ribeiro Valadão, está entre os melhores do estado de Goiás, com terminal de passageiros concluído e em fase de homologação pela Anac.
O prefeito do município, Martinho Mendes da Silva, tem intensificado ações para a liberação do Aeroporto para vôos comerciais, o que dará maior suporte ao forte potencial turístico e de negócios na região.
A executiva também afirmou que, desde que houve a redução do tributo em Goiás, a empresa aérea aumentou a aquisição de querosene de aviação de forma significativa no Estado. Em menos de um mês (a nova alíquota começou a vigorar em 21 dezembro), o consumo somente da Gol aumentou em 200 mil litros de querosene.
O secretário de indústria e Comércio, Wilder Morais, afirmou que a criação do voo é um grande presente para Rio Verde. “Com certeza, a pujança econômica do município irá alavancar cada vez mais o desenvolvimento da região”. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que a estratégia de Goiás demonstra para a sociedade que não há renúncia de recursos públicos. Pelo contrário, já que há uma curva significativa de aumento da aquisição de combustível simplesmente pelo decreto reduzindo a alíquota do ICMS. “A ideia é sentar também com outras companhias para pulverizar voos regionais e outros para as regiões Norte, Nordeste e Sul do País. Temos uma grande expectativa nesse sentido”, explicou.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, Rio Verde se tornou referência na região Sudoeste, economicamente, a mais forte no Estado de Goiás. “Tenho certeza que a Gol estará bem economicamente, comercialmente também naquela região”, ressaltou. Lissauer aproveitou para sugerir à empresa estudar rotas para Goiânia e Brasília. “Tenho certeza que tem demandas e condições comerciais para isso”, afirmou.
Internacionalização do Santa Genoveva
Representantes da Infraero também participaram da reunião para apresentar mais detalhes da internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, que deve ser concluída até 5 fevereiro. Segundo o superintendente do órgão, Antônio Erisvaldo Sales, a estatal já tem os pareceres de quatro órgãos federais e o terminal atende tudo que é previsto pelos órgãos de controle, como fisco, imigração, fauna e flora. “Tudo evoluiu bem e estamos na fase final de adequação da infraestrutura. Compramos equipamentos, câmeras, gravador de áudio e voz, raio-x, e tivemos que bloquear muitos acessos vulneráveis do aeroporto”, sublinhou.
** Com dados da Secretaria de Estado da Comunicação.
Parabéns Rio Verde. O formato e o destino de cada cidade sempre foram definidos pela sua capacidade em termos de transporte. Nos dias de hoje, isso diz respeito especificamente ao transporte aéreo. O Governo do Estado e o município devem investir na Infraestrutura Aeroportuária do Século 21 e olhar o modal além do transporte com aeronaves Turboélices de 09 ou até 70 passageiros nas cidades médias. O potencial está muito além de projeções otimistas governamentais.
O estado deve começar a atualizar as pistas de pouso para o aeroporto tornar-se realmente um regional! A pista de Alto Paraíso com apenas 1.200 x 30m e baixa resistência do piso são empecilhos a moderna aviação regional.
Atualmente, a pista BÁSICA e MÍNIMA para promover o contínuo desenvolvimento do modal aéreo deve ter 1.850m de comprimento por 45m de largura, resistência do piso para 65 toneladas ou superior, balizamento de LED via energia solar que é mais barato, fácil de instalar e manter quando comparado ao antigo equipamento de alta voltagem e, se possível já inaugurar o aeroporto com o voo por instrumento GPS.
Com essas características de construção e engenharia o aeroporto estará amplamente capacitado a receber os turboélices de 70 a 90 passageiros e os novos jatos regionais de 135 lugares já em operação na principal congênere regional.
Não podemos mais reformar ou construir aeroportos regionais para o hoje. O hoje, já é passado! Saudações e bons voos,
Aeroporto REGIONAL BÁSICO = 1.850 x 45m + 65t + Led solar + GPS